quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Articulações para 2026

Deputado federal Aguinaldo Ribeiro e Adriano galdino se encontram para ‘diálogo franco’ sobre as próximas eleições na Paraíba

Aguinaldo Ribeiro e Adriano Galdino - Foto: Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), se encontraram para discutir e articular os “caminhos para as próximas eleições” na Paraíba nessa terça-feira (27).

Um registro da reunião foi compartilhado pelos políticos no Instagram. Adriano Galdino escreveu que o encontro foi “produtivo” e de “diálogo, parceria e compromisso com a Paraíba”. “Reforçando que é com conversa, respeito e trabalho que avançamos rumo a uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

Já Aguinaldo Ribeiro destacou que a conversa com Adriano Galdino foi para “troca de ideias, diálogo franco e muito planejamento, sempre com o olhar voltado para o futuro”. “Seguimos confiantes, com esperança e responsabilidade, construindo caminhos para as próximas eleições e para uma Paraíba cada vez melhor”, completou o deputado.

Aguinaldo – liderança do partido de Lucas Ribeiro, pré-candidato ao Governo do Estado – e Adriano fazem parte da base do governo, que apoia a pré-candidatura do vice-governador.

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

Cícero segue na frente em nova pesquisa para governador

Pesquisa do Instituto Anova aponta Cícero Lucena com 33,5%, seguido pelo vice-governador Lucas Ribeiro, com 18,3%; VEJA OS NÚMEROS

Pesquisa Anova: Cícero aparece em primeiro, seguido por Lucas; veja os números
Fotos: Clilson Jr

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira (28), aponta a manutenção da liderança do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo cargo de governador da Paraíba.

No cenário principal estimulado, Cícero Lucena aparece com 33,5% das intenções de voto, seguido pelo vice-governador Lucas Ribeiro (PP), com 18,3%, e pelo senador Efraim Filho (União Brasil), que soma 14,1%. O pré-candidato Lúcio Flávio surge com 1,4%. Os indecisos representam 20,7%, enquanto brancos e nulos totalizam 12,0%.

Em um cenário sem a presença de Lucas Ribeiro, Cícero amplia a vantagem e alcança 37,9%, enquanto Efraim Filho registra 17,1%. Nesse recorte, 27,4% dos entrevistados se disseram indecisos e 17,6% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Já em uma simulação sem o senador Efraim Filho, o prefeito da capital paraibana mantém a liderança com 37,0% das intenções de voto. Lucas Ribeiro aparece com 19,9%, os indecisos somam 25,2% e 17,9% optariam por branco ou nulo.

Quando o cenário considera apenas Cícero Lucena e Lúcio Flávio, o gestor pessoense alcança 40,8%, contra 4,4% do adversário. Nesse caso, 32,6% dos eleitores estão indecisos e 22,2% afirmam que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, 25,9% disseram que votariam em Cícero Lucena para o Governo da Paraíba. Lucas Ribeiro aparece com 13,6%, Efraim Filho com 9,1% e o atual governador pontua 2,1%.

Também foram citados Lúcio Flávio (0,9%), Romero Rodrigues (0,2%), Veneziano Vital do Rêgo (0,1%) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (0,1%). Os indecisos somam 37,2%, enquanto 10,8% declararam voto em branco ou nulo.

Dados da pesquisa

A pesquisa Anova/PB Agora ouviu 2.000 eleitores, a partir de 16 anos, em 70 municípios da Paraíba, entre os dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2026. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O estudo está registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob os protocolos PB-04583/2026 e BR-04054/2026.

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

A bola vai rolar, a partir de hoje, pelo Brasileirão

Campeonato Brasileiro 2026 começa nesta quarta-feira (28): confira os confrontos e horários da 1ª rodada da competição

A bola vai rolar. Pouco mais de 50 dias depois da última rodada de 2025, o Campeonato Brasileiro está de volta. Com oito jogos nesta quarta-feira (28), válidos pela 1ª rodada da competição e mais dois nesta quinta-feira, a edição de 2026 da competição tem o Flamengo, atual campeão, estreando contra o São Paulo, no Morumbis.

Nesta temporada, a disputa do Campeonato Brasileiro será concomitante com os Estaduais.

A antecipação do início do Brasileirão aconteceu por causa da Copa do Mundo, que vai parar as competições entre junho e julho. A rodada final está marcada para o dia 2 de dezembro.

Confrontos e horários da 1ª rodada do Brasileirão 2026

Quarta-feira (28)

9h – Atlético-MG x Palmeiras

Arena MRV

19h – Vitória x Remo

Barradão

19h – Coritiba x Red Bull Bragantino

Couto Pereira

19h – Internacional x Athletico-PR

Beira-Rio

19h30 – Fluminense x Grêmio

Maracanã

20h – Chapecoense x Santos

Arena Condá

20h – Corinthians x Bahia

Vila Belmiro

21h30 – São Paulo x Flamengo

MorumBIS

Quinta-feira (29)

20h – Mirassol x Vasco

José Maria de Campos Maia

21h30 – Botafogo x Cruzeiro

Nilton Santos

Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora

Ídolo da Jovem Guarda morre aos 86 anos

Morre o cantor e compositor Nilton Cesar, ícone da música romântica brasileira, aos 86 anos de idade, em São Paulo

Morre Nilton Cesar, ícone da música romântica brasileira, aos 86 anos

O cantor e compositor Nilton Cesar morreu nesta quarta-feira (28), aos 86 anos, em São Paulo.

Nilton Cesar estava internado na capital paulista, e a causa da morte ainda não foi divulgada pela família.

Dono de uma das vozes mais reconhecidas do romantismo brasileiro, Nilton Cesar iniciou sua carreira sob influência da Jovem Guarda, mas alcançou o auge no fim da década de 1960.

Em 1969, gravou “Férias na Índia”, música que se tornaria o maior sucesso de sua carreira. A música transformou-se em um fenômeno de vendas, ultrapassando a marca de 500 mil cópias comercializadas.

O sucesso rendeu ao cantor diversos discos de ouro e presença constante em premiações e trófeus da imprensa especializada da época.

Com estilo elegante e voz marcante, Nilton Cesar tornou-se presença frequente nos principais programas de televisão e rádio do país. Foi convidado assíduo de grandes auditórios, como o Programa Silvio Santos, além de participações em edições comemorativas ligadas à Jovem Guarda.

Sua carreira, no entanto, não se resumiu a um único hit. Ao longo dos anos, emplacou diversas canções que embalaram histórias de amor, entre elas

  • Amigo Não
  • Amor… Amor… Amor…
  • A Namorada que Sonhei
  • Espere um Pouquinho Mais
  • Felicidade

Nilton Cesar deixa como legado dezenas de álbuns e uma obra que dialogou diretamente com o romantismo popular brasileiro.

Suas músicas ainda permanecem vivas tocando em serestas, rádios e karaokês, consolidando seu nome como um dos grandes representantes do gênero no país.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba

Brasil: uma nação de 'gordinhos e gordinhas'

Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso; entre 2006 e 2024, obesidade dobrou, atingindo 25,7% dos brasileiros

Rio de Janeiro (RJ), 27/01/2026 - Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa de cerimônia da estratégia Viva Mais Brasil. Foto: Walterson Rosa/MS
© Walterson Rosa/MS
Versão em áudio

Em 18 anos, o excesso de peso da população brasileira aumentou em 20 pontos percentuais. Em 2024, 62,6% dos brasileiros tinham excesso de peso, contra 42,6% em 2006. A obesidade (IMC igual ou maior que 30 kg/m²) dobrou, passando de 11,8% para 25,7% da população.

Os dados são do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (28). O levantamento é realizado em todas as capitais e no Distrito Federal.

O diagnóstico médico de diabetes em adultos apresentou aumento de 5,5%, em 2006, para 12,9% em 2024. A hipertensão em adultos passou de 22,6% para 29,7%.

A atividade física no deslocamento pelas cidades diminuiu de 17% em 2009 para 11,3% em 2024 devido ao maior uso de carros por aplicativos e transporte público. Já a atividade moderada no tempo livre com pelo menos 150 minutos semanais cresceu de 30,3% em 2009 para 42,3% em 2024.

O consumo regular de frutas e hortaliças (5 dias por semana ou mais) manteve-se relativamente estável, variando de 33% (2008) para 31,4% (2024). 

O consumo de refrigerantes e sucos artificiais (5 dias por semana ou mais) teve redução de 30,9% (2007) para 16,2% (2024).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que dados positivos como diminuição do consumo de refrigerante e aumento da atividade física não têm sido suficientes para reduzir a incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. 

“À medida que o Brasil vai envelhecendo cada vez mais, surgem mais pessoas com doenças crônicas. Por isso, precisamos ter mais políticas de cuidado e prevenção”, defendeu.

Confira as informações no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Insônia

Pela primeira vez, o Vigitel analisou o sono da população brasileira: 20,2% dos adultos nas capitais disseram dormir menos de 6 horas por noite e 31,7% dos adultos têm pelo menos um dos sintomas de insônia, com maior prevalência entre mulheres (36,2%) que homens (26,2%).

Segundo Padilha, esse dado mostra que o sono tem sido insuficiente e interrompido ao longo da noite. 

“Isso preocupa porque um sono sem qualidade tem relação direta com ganho de peso, obesidade, com piora das doenças crônicas e com o tema da saúde mental. Chama a atenção esse dado nacional e vamos reforçar com as equipes de atenção primária para perguntar sobre o sono”, disse.

Viva Mais Brasil

Em cerimônia no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, Padilha lançou a estratégia Viva Mais Brasil, mobilização nacional voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

De acordo com o ministério, serão investidos R$ 340 milhões em políticas de promoção da atividade física, com destaque para a retomada da Academia da Saúde, que receberá R$ 40 milhões ainda em 2026.

A nova estratégia articula e fortalece políticas já existentes do Sistema Único de Saúde (SUS), com ações voltadas à alimentação adequada e saudável, à prática de atividade física, ao cuidado integral e ao acesso à informação de qualidade. 

A iniciativa busca incentivar e apoiar a população brasileira na adoção de modos de vida saudáveis, com ações nas unidades do SUS e no setor privado, ampliando o alcance das políticas de promoção da saúde.

O Viva Mais Brasil conta com dez compromissos para viver mais e melhor:

  • mais movimento e vida ativa;
  • mais alimentação saudável;
  • menos tabaco e álcool;
  • mais saúde nas escolas;
  • menos doenças crônicas;
  • mais vacinação em todo o Brasil;
  • mais protagonismo e autonomia;
  • mais saúde digital;
  • mais cultura da paz e menos violências; e 
  • mais práticas integrativas e complementares.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Ministro do STF decide em favor de Cássio

Alexandre de Moraes decide que o ex-governador Cássio Cunha Lima não precisa devolver valores recebidos acima do teto

Moraes decide que Cássio Cunha Lima não precisa devolver valores recebidos acima do teto
Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento, nesta terça-feira (27), aos recursos extraordinários que buscavam a restituição de valores pagos ao ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

De acordo com a ação, o somatório das verbas de pensão especial na qualidade de ex-governador da Paraíba e subsídio mensal pelo exercício do cargo de Senador da República teria excedido o limite máximo permitido pela Constituição Federal, gerando a obrigação de devolver o excedente aos cofres públicos.

Ao analisar o caso, o ministro Alexandre de Moraes entendeu que o acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) deve ser mantido. O fundamento central da decisão reside na boa-fé. Segundo o ministro, na época em que os valores foram recebidos, não havia uma diretriz jurídica consolidada sobre essa acumulação específica.

Além disso, o caráter alimentar das verbas, ou seja, o fato de serem destinadas à subsistência, reforça a impossibilidade de devolução, conforme a jurisprudência atual do STF.

Atualmente as pensões especiais para ex-governadores da Paraíba estão suspensas por determinações anteriores do próprio STF.

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Prefeitura orienta agricultores juruenses a retirarem boletos do Garantia-Safra

Boletos do Programa Garantia-Safra 2024/2025 já podem ser retirados pelos produtores rurais na Secretaria Municipal de Agricultura, em Juru (PB)

A Prefeitura de Juru, no Sertão da Paraíba, está orientando agricultores familiares a retirarem os boletos do Programa Garantia-Safra até o dia 06 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Maria da Roça Grande (por trás da Igreja Matriz de Santa Terezinha, no mesmo local da Csa da Cidadania), no horário das 07h às 13h.

A retirada e o pagamento do boleto são essenciais para confirmar a adesão ao programa, que protege produtores contra perdas de produção por seca ou excesso de chuvas, com prazos frequentemente concentrados entre janeiro e fevereiro de 2026. 

Para a retirada dos boletos, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto r CPF do titular do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

O pagamento do boleto é a contrapartida necessária para que o agricultor garanta o benefício em caso de quebra de safra.

O valor do benefício Garantia-Safra é R$ 1.200,00 pagos a agricultores familiares que sofreram perdas superiores a 50% da produção.

De acordo com o secretário Daniel Alves, é recomendável que os agricultores busquem a Secretaria de Agricultura para confirmar a data exata limite e o local de distribuição, evitando a perda do benefício.

"Por isso pedimos que todos que ainda não retiraram o boleto compareçam à Secretaria de Agricultura dentro do prazo", orientou.

Prefeito do Sertão da Paraíba terá que exonerar esposa e nora

Ministério Público pede exoneração ‘imediata’ de esposa e nora do prefeito do município de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

Cidade de Santa Luzia, no Vale do Sabugi

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que o prefeito de Santa Luzia, no Sertão, exonere a esposa e a nora dos cargos de secretárias executivas da Saúde e do Desenvolvimento Social (SEDES) do município.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Vanessa Bernucci nessa segunda-feira (26), cita que “os cargos de Secretário Adjunto, ou Secretário Executivo, não possuem natureza política porque são auxiliares diretos do Secretário Municipal, possuindo natureza administrativa, devendo, assim, ser considerados agentes administrativos e não agente políticos”.

No documento, o Ministério Público aponta que as nomeações de Patrícia Nóbrega, esposa do prefeito Henry Maldiney, no cargo de secretária executiva da SEDES, e de Ianka Duda Tomás, nora do prefeito, como secretária executiva de Atenção à Saúde, configuram a prática de nepotismo.

Além disso, a promotora recomentou que o prefeito “abstenha-se de nomear cônjuge, companheiro ou qualquer parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, para cargos comissionados ou funções gratificadas, à exceção daqueles que tenham caráter eminentemente político (Secretário Municipal), podendo, caso assim o faça, incidir na prática de ato de improbidade administrativa”.

Agora, o prefeito tem dez dias para informar sobre o acatamento da recomendação ministerial. O MP alertou que “a inércia será interpretada como não acatamento”, que resultará em ajuizamento de ação civil por improbidade administrativa.

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

Escolha do vice na chapa de Cícero caberá ao grupo Cunha Lima

Cícero Lucena confirma que decisão sobre vice cabe aos Cunha Lima, mas manda recado: “Não quero vice para ter retrato em chapa”

Foto: Reprodução

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), afirmou nessa segunda-feira (26), em entrevista à TV Arapuan, que a escolha do vice em sua chapa caberá ao grupo político de Campina Grande, dos Cunha Lima.

Segundo Cícero, não há obrigação de que o nome seja anunciado até sexta-feira (30), quando Pedro deve oficializar o seu apoio ao seu projeto, mas destacou que o processo precisa respeitar o debate democrático e que a decisão deve ser fruto de diálogo interno entre as lideranças campinenses.

O gestor deixou claro, no entanto, que não aceita um vice apenas para compor chapa.

“Não quero vice para ter retrato em chapa”, afirmou, ressaltando que busca alguém que contribua tanto na campanha quanto na possível gestão estadual. Para ele, o vice deve ter autonomia para participar ativamente do governo.

Cícero reforçou que pediu às lideranças de Campina Grande que discutam internamente e apresentem um nome consensual.

“Debatam, discutam e não deixem ninguém de fora”, orientou.

Segundo ele, há bons nomes disponíveis, mas até o momento não há definição sobre quem será indicado.

Blog JURU EM DESTAQUE com PB Agora

“Bar” em Recife é improvisado dentro de um canal de esgoto

RATOS BAR: Canal de esgoto em Recife vira “bar” com shows de brega funk e jovens dançando com ratos

RATOS BAR: Canal de esgoto em Recife vira “bar” com shows de brega funk e jovens dançando com ratos

Um grupo de amigos chamou atenção nas redes sociais após “fundar” um bar improvisado dentro de um canal de esgoto no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Batizado de “Ratos Bar”, o espaço inusitado recebe festas com shows de brega funk, DJs, cadeiras de plástico, bebidas e até ratos que circulam entre os participantes, que dançam dentro da água suja do córrego.

As festas acontecem no canal da comunidade Lemos Torres, conhecida como Ilha das Cobras, e atraem pessoas de diferentes bairros e até de outras cidades da Região Metropolitana do Recife.

As imagens mostram jovens com água na altura da panturrilha, bebendo e dançando, enquanto a música toca a partir de equipamentos instalados fora do canal.

Em uma das gravações que mais repercutiram, a trilha sonora é a música “Gera Bactéria”, sucesso da dupla Shevchenko e Elloco.

Como surgiu o Ratos Bar?

Idealizador da iniciativa, o criador de conteúdo Danilo Silva contou que a escolha do local não foi aleatória. Segundo ele, o grupo de amigos frequenta o canal desde a infância.

“A gente já era acostumado a entrar naquela água desde criança. Só que, com o brega funk em alta, do nada a gente teve essa ideia para se destacar. O primeiro vídeo que a gente fez e publicou cantando uma música romântica foi estouro”, relatou.

Com a repercussão, o “bar” passou a despertar curiosidade de seguidores nas redes sociais. De acordo com Danilo, muitas pessoas começaram a pedir para participar das gravações.

“Depois que comecei, muita gente ficou querendo ir, pedindo oportunidade para entrar do canal. A turma falava comigo ‘me dá a oportunidade de entrar no canal’. Aí eu comecei a chamar gente de todos os lugares, de Jaboatão [dos Guararapes], Olinda, Maria Farinha [em Paulista]… é todo mundo querendo entrar no canal”, afirmou.

O nome do espaço, segundo ele, faz referência ao estilo dos frequentadores.

“A gente, no Recife, é chamado de rato devido ao estilo, das roupas. (…) Eu comecei a alugar as cadeiras de plástico em um bar próximo do local. Era tudo investimento, alugava cadeira e pegava bebida”, contou.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Pedro Nery

Saiba o que é o Relógio do Juízo Final e o que diz sobre o fim do mundo

“Doomsday Clock”, com0 é conhecido o  Relógio do Fim do Mundo, funciona há quase 80 anos e tenta calcular quão perto a humanidade está do apocalipse

Relógio do Juízo final marca 89 segundos para meia-noite em 2025
Relógio do Juízo final marca 89 segundos para meia-noite em 2025  • Bulletin of Atomic Scientists

O Boletim dos Cientistas Atômicos, com sede nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (27) o ajuste no Relógio do Juízo Final, indicando o quanto que acontecimentos mundiais aumentam a probabilidade de uma catástrofe.

O Relógio do Juízo Final, também conhecido como "Doomsday Clock", funciona há quase 80 anos. Mas esse não é um relógio qualquer: ele tenta avaliar o quão perto a humanidade está de destruir o mundo.

Em 2026, o relógio foi ajustado para 85 segundos antes da meia-noite -- o ponto teórico da aniquilação --, o mais perto que ele já esteve do limite.

O relógio não foi projetado para medir categoricamente as ameaças existenciais, mas para iniciar conversas sobre temas científicos difíceis, como as mudanças climáticas, segundo o Boletim, que criou o relógio em 1947.

O que é o Relógio do Juízo Final?

O Boletim dos Cientistas Atômicos é um grupo de cientistas atômicos que incluiu especialistas que trabalharam no Projeto Manhattan, o codinome para o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Originalmente, o relógio pretendia medir ameaças nucleares, mas, em 2007, o Boletim decidiu incluir as mudanças climáticas em seus cálculos.

Em quase 80 anos, o tempo no relógio mudou, dependendo de quão perto os cientistas acreditam que a raça humana está da destruição total. Em alguns anos o tempo muda, e outros, não.

O Relógio do Juízo Final é definido a cada ano por especialistas do Conselho de Ciência e Segurança do Boletim em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui 11 ganhadores do Prêmio Nobel.

Relógio do Juízo Final segue marcando 90 segundos para a meia-noite em 2024. • Bulletin of Atomic Scientists / Facebook
Relógio do Juízo Final segue marcando 90 segundos para a meia-noite em 2024. • Bulletin of Atomic Scientists / Facebook

O que acontece se o relógio chegar à meia-noite?

O relógio nunca chegou a bater meia-noite, e Rachel Bronson, especialista em segurança internacional e ex-presidente do Boletim, espera que isso nunca aconteça.

"Quando o relógio bate meia-noite, significa que ocorreu algum tipo de troca nuclear ou mudança climática catastrófica que acabou com a humanidade. Portanto, não queremos chegar lá e não saberemos quando chegaremos", destacou.

Quão preciso é o relógio?

O horário do relógio não pretende medir ameaças, mas sim estimular conversas e promover o engajamento público em questões científicas, como mudança climática e desarmamento nuclear. Se o relógio for capaz de fazer isso, Bronson já o considera um sucesso.

Quando um novo horário é definido no relógio, as pessoas ouvem, disse ele. Em 2021, durante as negociações climáticas da COP26, em Glasgow, o então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, citou o Relógio do Juízo Final ao discutir a crise climática que o mundo enfrenta, observou Bronson.

A ex-presidente do Boletim pontuou que espera que as pessoas discutam se concordam com sua decisão e tenham conversas frutíferas sobre quais são as forças motrizes da mudança.

O que é possível fazer para voltar o tempo no relógio?

Ainda é possível fazer retroceder o relógio com ações ousadas e concretas. Na verdade, os ponteiros se afastaram antes da meia-noite, chegando a 17 minutos antes da meia-noite em 1991, quando o governo do presidente George H.W. Bush assinou o Tratado de Redução de Armas Estratégicas com a União Soviética.

Em 2016, o relógio marcava três minutos para a meia-noite como resultado do acordo nuclear com o Irã e do acordo climático de Paris.

Assim, Bronson ressaltou que não podemos subestimar o poder de discutir as questões importantes. "Você pode não sentir porque não está fazendo nada, mas sabemos que o engajamento público move [um] líder a fazer coisas", ressaltou.

Especialista questiona Relógio do Juízo Final

Embora o relógio tenha sido um alerta eficaz para lembrar as pessoas das crises que o planeta enfrenta, alguns questionaram sua utilidade.

Lawrence Krauss, um ex-integrante do Conselho de Patrocinadores do Boletim, afirmou que tem sido difícil levar os resultados a sério, já que nas últimas décadas ele chegou perigosamente perto do fim da civilização.

Como físico teórico, Krauss tem se preocupado com a forma como o relógio é avaliado e determinado hoje. Todos os anos, segundo ponderou, quando o relógio se aproxima da meia-noite de forma alarmante, os cientistas precisam medir quanto "espaço" disponível resta antes de decidir quanto mais o relógio deve se mover.

"Agora o relógio se move em segundos, antes eram minutos", argumentou Krauss à CNN.

"É claro que não é uma avaliação científica quantitativa, mas qualitativa. O que sempre foi importante é o movimento do relógio, não seu valor absoluto", concluiu.

Blog JURU EM DESTAQUE com CNN Brasil - Megan Marples e Rachel Ramirez, da CNN

Cientistas ajustam "Relógio do Juízo Final" e fim do mundo fica mais próximo

O grupo citou comportamento agressivo das potências nucleares e preocupações com a inteligência artificial como justificativa de novo alerta

Relógio do Juízo Final marca 85 segundos para meia-noite
Relógio do Juízo Final marca 85 segundos para meia-noite  • Divulgação Bulletin of the Atomic Scientists*

Cientistas atômicos ajustaram o "Relógio do Juízo Final" nesta terça-feira (27) para mais perto do que nunca da meia-noite -- o ponto teórico da aniquilação. Agora, ele está marcando 85 segundos para meia-noite.

Isso representa uma redução de quatro segundos em relação ao ano passado.

O Boletim dos Cientistas Atômicos, uma organização sem fins lucrativos sediada em Chicago, citou o comportamento agressivo das potências nucleares Rússia, China e Estados Unidos e o enfraquecimento do controle de armas nucleares como fatores que aumentam os riscos de um desastre global.

Também chamaram atenção para os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio e as preocupações com a inteligência artificial.

O relógio foi criado em 1947, durante as tensões da Guerra Fria após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era alertar o público sobre a proximidade da destruição do planeta.

Esta foi a terceira vez nos últimos quatro anos que os cientistas aproximaram o relógio da meia-noite.

Maria Ressa, ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2021 por seu trabalho jornalístico expondo abusos de poder nas Filipinas, incluindo o uso de plataformas de mídia social para disseminar desinformação, participou do anúncio deste ano.

"Estamos vivendo um apocalipse da informação — a crise por trás de todas as crises — impulsionado por uma tecnologia extrativista e predatória que espalha mentiras mais rápido do que fatos e lucra com a nossa divisão", disse Ressa em um comunicado.

O Boletim dos Cientistas Atômicos foi fundado em 1945 por cientistas, incluindo Albert Einstein e J. Robert Oppenheimer.

Riscos nucleares

À Reuters, a especialista em política nuclear Alexandra Bell, presidente e CEO do Boletim, pontuou que "é claro que o Relógio do Juízo Final se refere a riscos globais, e o que temos visto é uma falha global de liderança".

"Independentemente do governo, uma guinada em direção ao neoimperialismo e a uma abordagem orwelliana de governança só servirá para empurrar o relógio para a meia-noite", adicionou.

Rússia havia suspendido sua participação no Start, mas voltou a negociar com os EUA • Getty Images
Rússia havia suspendido sua participação no Start, mas voltou a negociar com os EUA • Getty Images

Bell ainda pontuou que, em termos de riscos nucleares, nada em 2025 apontava para uma direção positiva. Assim, destacou que o risco de uso de armas nucleares é "insustentavelmente e inaceitavelmente alto".    

"Estruturas diplomáticas de longa data estão sob pressão ou entrando em colapso, a ameaça de testes nucleares explosivos retornou, as preocupações com a proliferação estão crescendo e três operações militares estavam ocorrendo sob a sombra de armas nucleares e a consequente ameaça de escalada", alertou.

O último pacto de armas nucleares remanescente entre os Estados Unidos e a Rússia, o Novo Tratado Start, expira em 5 de fevereiro.

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs em setembro que os dois países concordassem em postergar por mais um ano os limites estabelecidos pelo pacto, que restringe o número de ogivas nucleares implantadas por cada lado a 1.550. Porém, Trump não respondeu formalmente.

Além disso, em outubro, Trump ordenou que as Forças Armadas dos EUA reiniciassem o processo de testes de armas nucleares após uma paralisação de mais de três décadas.

Nenhuma potência nuclear, com exceção da Coreia do Norte, que realizou testes nucleares explosivos mais recentemente em 2017, fez isso em mais de um quarto de século.

Conflitos pelo mundo também gera alerta

Alexandra Bell também chamou atenção para a guerra contínua da Rússia na Ucrânia, os bombardeios dos EUA e de Israel contra o Irã e os confrontos na fronteira entre a Índia e o Paquistão.

Ainda citou as tensões contínuas na Ásia, incluindo na Península Coreana e as ameaças da China contra Taiwan, bem como o aumento das tensões no Hemisfério Ocidental desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retornou ao cargo há 12 meses.

"A Rússia, a China, os Estados Unidos e outros grandes países tornaram-se cada vez mais agressivos e nacionalistas", disse.

Blog JURU EM DESTAQUE com CNN Brasil

Alta de diagnósticos de câncer de pele no Brasil

Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos; Regiões Sul e Sudeste concentram as taxas mais elevadas da doença

Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
© Shutterstock

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que o número de diagnósticos de câncer de pele no Brasil saltou de 4.237 em 2014 para 72.728 em 2024. A incidência da doença, segundo a entidade, apresenta um padrão regional claro, com os estados do Sul e do Sudeste concentrando taxas mais elevadas. 

A projeção nacional, em 2024, foi de 34,27 casos por 100 mil habitantes, ligeiramente abaixo do pico registrado em 2023 (36,28). Em 2024, Espírito Santo (139,37) e Santa Catarina (95,65) lideraram o ranking, seguidos por Rondônia (85,11), que se destacou fora do eixo regional.

Para a SBD, os índices refletem uma combinação de fatores, incluindo maior exposição solar, predominância de pessoas de pele clara e envelhecimento populacional. 

Nas regiões Norte e Nordeste, as taxas permanecem mais baixas, embora estados como Rondônia (85,11) e Ceará (68,64) tenham apresentado elevação em 2024.“Em unidades historicamente marcadas por baixa notificação, como Roraima, Acre e Amapá, o aumento pode indicar avanço na vigilância epidemiológica, ainda que a subnotificação persista, sobretudo em áreas rurais ou de difícil acesso”, avaliou a entidade.

Diagnóstico precoce

A alta de diagnósticos de câncer de pele no país, segundo a SBD, foi mais expressiva a partir de 2018, quando se passou a exigir o preenchimento do Cartão Nacional de Saúde e da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) em exames para análise laboratorial de células e tecidos coletados para biópsia.

Dados da entidade mostram que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm 2,6 vezes mais dificuldade para agendar uma avaliação com dermatologista quando comparados a usuários da saúde privada.

Para a SBD, ampliar o diagnóstico precoce do câncer de pele depende do aumento da oferta de consultas na rede pública, uma vez que identificar a doença em estágios iniciais eleva as chances de cura e reduz a necessidade de tratamentos mais complexos.

Consultas

Os números mostram que, no SUS, o volume de consultas dermatológicas retornou ao nível pré-pandemia, após queda acentuada em 2020, passando de 4,04 milhões para 2,36 milh0ões. Nos anos seguintes, houve recuperação gradual, chegando a 3,97 milhões em 2024, próximo da marca de 2019.

Na saúde suplementar, o número de consultas dermatológicas se manteve duas a três vezes acima do SUS, ultrapassando 10 milhões em 2019 e em 2024.

Ainda de acordo com a SBD, entre 2019 e 2024 o número de consultas com especialistas por mil beneficiários variou de 37,96 (2020) a 51,01 (2019), confirmando maior disponibilidade de profissionais no setor privado, onde os usuários tiveram de duas a quase cinco vezes mais acesso a dermatologista.

“Em 2020, essa diferença chegou a 3,4 vezes; em 2024, ainda foi 2,6 vezes maior. Embora nem todas as consultas tenham como objetivo o rastreamento do câncer de pele, o maior volume de atendimentos aumenta a chance de identificar lesões suspeitas precocemente”, destacou a entidade.

“Como o exame clínico visual é a principal porta de entrada para o diagnóstico, essa diferença de acesso pode influenciar diretamente a evolução da doença, especialmente nos casos de melanoma”, completou.

Alta complexidade

Para a SBD, a desigualdade de acesso reflete diretamente na complexidade do tratamento, já que, quando o diagnóstico do câncer de pele não é precoce, os pacientes comumente precisam de procedimentos mais invasivos e prolongados.

O levantamento mostra que municípios do interior do país enfrentam vazios assistenciais e longos deslocamentos para acessar os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Estados como São Paulo (57 unidades, sendo 15 Cacons e 42 Unacons), Minas Gerais (31 unidades, 3 Cacons e 28 Unacons) e Rio Grande do Sul (28 unidades, 9 Cacons e 19 Unacons) concentram a maior parte dos ambulatórios especializados, centros de diagnóstico e hospitais habilitados em oncologia dermatológica.

Já unidades federativas como Acre, Amazonas e Amapá contam com apenas um Unacon cada, sem a presença de Cacons. “Essa desigualdade contribui para que pacientes nessas regiões recebam o diagnóstico em estágios mais avançados”, lamenta a SBD.

Tempo entre diagnóstico e tratamento

Os números mostram ainda que, entre 2014 e 2025, o total de casos de câncer de pele tratados no Brasil cresceu, sendo que Sul e Sudeste conseguem iniciar a terapêutica em até 30 dias na maioria dos casos, enquanto no Norte e no Nordeste a espera frequentemente ultrapassa 60 dias, elevando o risco de agravamento do quadro.

“Onde a rede é mais densa, como no Sudeste, os fluxos são mais ágeis e os registros mais completos. Diante desses números, a SBD defende a adoção de medidas urgentes”, ressaltou a entidade, citando garantir o acesso ao protetor solar, ampliar a prevenção e melhorar o diagnóstico precoce.

Protetor solar

Em nota, a entidade informou que pretende sensibilizar parlamentares brasileiros a incluírem o filtro solar na lista de itens considerados essenciais dentro da Reforma Tributária. “Com a redução de impostos, estima-se uma queda de custos, o que ampliaria o acesso da população ao produto”.

Os dados que traçam um panorama do câncer de pele no Brasil, segundo a SBD, foram encaminhados a deputados e senadores. “Os textos pretendem contribuir e estimular a regulamentação da Lei nº 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer”.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

João informa calendário de pagamento dos servidores estaduais

Governo do Estado da Paraíba divulga calendário de pagamento dos servidores públicos de janeiro; VEJA DATAS

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Nessa segunda-feira (26), o Governo do Estado anunciou o calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais.

Durante o programa Conversa com o Governador, João Azevêdo informou que os aposentados, pensionistas e reformados recebem os salários na próxima quinta-feira (29). Já os servidores da ativa e comissionados terão o pagamento creditado na sexta-feira (30).

Calendário de pagamento

29 de janeiro: aposentados, pensionistas e reformados
30 de janeiro: servidores ativos e comissionados

PB Agora com Secom-PB