sábado, 19 de abril de 2025

Sábado de Aleluia

O Sábado Santo, também conhecido como  Sábado de Aleluia e véspera da Páscoa, é uma festa religiosa que recorda o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua cruciificação no Calvário

Representação de Cristo resgatando as almas dos justos, capela de Millstatt am SeeÁustria

O Sábado Santo (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado de Aleluia e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que recorda o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da festa da Páscoa. Nele se celebra o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo.

Na tradição cristã, especialmente na católica, este é também o dia marcado pela solidão de Virgem Maria, que, permanecendo firme na fé mesmo em meio à dor, é invocada sob o título de Nossa Senhora da Solidão. Essa devoção expressa não apenas o luto materno, mas também a esperança silenciosa e confiante na promessa da ressurreição. Segundo a tradição da Igreja, acredita-se que neste dia Jesus, em sua alma gloriosa, desceu à Mansão dos Mortos" (o "sheol" ou "hades"), resgatando os justos do Antigo Testamento que aguardavam a salvação prometida. Esse mistério, conhecido como a "descida de Cristo aos infernos", é professado no Credo dos Apóstolos: "desceu à mansão dos mortos, ao terceiro dia ressuscitou dos mortos..."

Somente à noite, com o cair da escuridão, inicia-se a solene Vigília Pascal, que já pertence ao Domingo da Ressurreição. Essa celebração marca o ponto central do Ano Litúrgico, com a proclamação da vitória de Cristo sobre a morte e o início de um novo tempo: o Tempo Pascal.

Blog JURU EM DESTAQUE com Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário