quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Voto em trânsito

ELEIÇÕES 2022: Mais de 5,6 mil eleitores pedem para votar em trânsito na Paraíba nas eleições deste ano

TSE – Tribunal Superior Eleitoral - Urna eletrônica / Foto: reprodução

Mais de 5,6 mil pessoas já pediram para votar em trânsito nas eleições deste ano, informou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A solicitação ainda pode ser feita até esta quinta-feira (18) para o primeiro e segundo turnos das eleições.

Eleitores em trânsito no território nacional têm assegurado o direito de votar para escolher presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. (Res. TSE nº 23.669/2021).

Segundo o TRE-PB, dos 5.688 pedidos de registros de candidaturas, 4.588 são para votação em João Pessoa e 1.100 pedidos para Campina. As eleições acontecem no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno.

Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, ele deverá justificar a ausência, inclusive se estiver no seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa de ausência nos dias de votação não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto.

Em que cargos o eleitor pode votar

Se estiver em outro município, mas no mesmo estado onde vota: você pode votar para a Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa. Se estiver em outro estado da federação: você pode votar apenas para a Presidência da República.

Como fazer

Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial, mediante documento oficial com foto. Não há a opção de solicitação pela internet. Os locais de votação preparados para receber o voto em trânsito podem ser consultados AQUI

Agenda Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário