terça-feira, 19 de maio de 2020

Exames de juruense morto em Patos deram positivo para Covid-19

CONFIRMADO: Exames do relojoeiro Jeová, falecido na cidade de Patos em 10 de maio, deram positivo para Covid-19


Na noite desta segunda-feira, 18, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu novo boletim com os números do coronavírus, na Paraíba, que agora está com 4.786 casos confirmados, com 207 óbitos. Na 'Morado do Sol', como é conhecida a cidade de Patos, agora está com 298 casos confirmados.
Um óbito que repercutiu recentemente em Patos e que ainda aguardava a confirmação se foi por Covid-19 ou não foi o do relojoeiro Jeová Ferreira Nunes, de 50 anos, residente na Rua Elpídio Portella, no bairro Monte Castelo, em Patos. Filho natural de Juru, no Sertão da Paraíba, Jeová morreu no início da noite de 10 de maio.
Jeová, que não apresentava comorbidade, vinha apresentando um quadro de tosse, febre e cansaço e foi internado como suspeito para Covid-19 na quinta-feira, 07 de maio, no Complexo Hospitalar Regional Patoense, onde faleceu por volta das 17h50min do domingo, 10 de maio. Foi sepultado no cemitério Santo Antônio, no bairro Monte Castelo, na mesma noite que faleceu.
Um fato que chamou a atenção e revoltou os familiares da vítima, foi a troca de cadáveres que resultou com o corpo de uma mulher tendo sido enterrado como se fosse o de Jeová. O caso somente foi descoberto quando a família da mulher, que não havia morrido de coronavírus, abriu o caixão durante o velório e percebeu que o corpo não era o dela. 
A Folha Patoense entrou em contato com a família de Jeová nesta segunda-feira, 18, indagando a respeito da confirmação ou não para Covid-19 e recebeu a informação de que o exame dele deu positivo. Um irmão dele também testou positivo, mas está bem, já na fase final da doença.
Boletim estadual
O portal Folha Patoense questionou o fato da confirmação por Covid-19 não ter sido publicada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, emitido diariamente e publicado nos portais de todo o estado, mas analisando detalhadamente percebeu que no boletim do sábado passado, 16, constava a informação de um óbito nos seguintes termos: Óbito. Homem, 50 anos, sem comorbidade, residente em Patos. Início dos sintomas 03 de maio, interno em hospital público, veio a óbito no dia 12 de maio.
Ou seja, se trata do relojoeiro, que tinha 50 anos, não tinha comorbidade e estava internado em hospital público. Só o que não coincidiu e que gerou a dúvida foi a data do falecimento. Jeová faleceu no dia 10 e não no dia 12 de maio, mas, com a confirmação da família de que os exames dele deram positivo para Covid-19, fica entendido que seu óbito por Covid-19 já havia sido oficialmente confirmado sim, mas com a data errada.
Alguns familiares têm questionado o fato de não serem informados dos resultados dos exames antes da publicação do boletim. Às vezes só tomam conhecimento do resultado depois que são divulgados na imprensa.
Blog JURU EM DESTAQUE com Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário