segunda-feira, 18 de maio de 2020

Collor pede perdão 30 anos depois

Ex-presidente Fernando Collor de Mello pede desculpas pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança


xcollor1.jpg.pagespeed.ic .elHTGjuyGK 1 - 30 ANOS DEPOIS: Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança
O ex-presidente Fernando Collor de Mello pediu desculpas, nesta segunda-feira (18), pelo confisco de parte do saldo de cadernetas de poupança e contas-correntes em março de 1990.
Em uma sequência de publicações na rede social Twitter, Collor afirmou que a decisão – que classificou como dificílima – foi tomada na tentativa de conter a hiperinflação de 80% ao mês.
“Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome”, disse o ex-presidente, hoje senador por Alagoas.
Pessoal, entendo que é chegado o momento de falar aqui, com ainda mais clareza, de um assunto delicado e importante: o bloqueio dos ativos no começo do meu governo. Quando assumi o governo, o país enfrentava imensa desorganização econômica, por causa da hiperinflação: 80% ao mês!
Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome. O Brasil estava no limite! Durante a preparação das medidas iniciais do meu governo, tomei conhecimento de um plano economicamente viável, mas
“Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo”, escreveu.
O Plano Collor limitou os saques a 50 mil cruzeiros, moeda que substituiu o cruzado novo. A promessa do governo à época era controlar a inflação e desbloquear o dinheiro um ano e meio depois.
O controle da inflação só veio em 1994, com o Plano Real. As perdas dos poupadores com o Plano Collor até hoje são discutidas na Justiça.
Nas publicações feitas nesta segunda-feira, Collor disse ter acreditado que “medidas radicais eram o caminho certo.”
O ex-presidente reforçou sua presença digital recentemente no Twitter. Tem interagido com seguidores e dado resposta bem-humoradas; já fez comentários sobre o reality show Big Brother Brasil e agradeceu a elogios a sua aparência na época em que ocupou o Planalto.
Collor pede perdão pelo confisco do saldo de cadernetas de poupança
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário