sexta-feira, 30 de maio de 2025

Reprimenda do Governo Trump a Alexandre de Moraes

Governo Trump enviou carta ao ministro Alexandre de Moraes com reprimenda sobre bloqueio da rede social Rumble

Segundo o jornal The New York Times, a carta foi enviada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e nela diz que Alexandre de Moraes não pode obrigar empresas com sede nos Estados Unidos a tomarem ações específicas



Reprimenda foi enviada em resposta à decisão de Moraes que bloqueou a plataforma Rumble, de Donald Trump, no Brasil em fevereiro deste ano -  (crédito: Jane de Araújo/Agência Senado Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)
Reprimenda foi enviada em resposta à decisão de Alexandre de Moraes que bloqueou a plataforma Rumble, de Donald Trump, no Brasil em fevereiro deste ano - (crédito: Jane de Araújo/Agência Senado Foto: Jane de Araújo/Agência Senado) - X

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos teria enviado uma carta em maio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com críticas à decisão do magistrado que bloqueou contas de um usuário na rede social Rumble, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A informação foi publicada pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo o veículo, o Departamento afirmou que Alexandre de Moraes pode impor leis no Brasil, mas não pode ordenar que empresas adotem ações específicas nos Estados Unidos. Ainda de acordo com a reportagem, o gabinete de Alexandre de Moraes não quis comentar o caso.

A manifestação do governo dos EUA ocorre após embate entre Moraes e o Rumble no início do ano. A plataforma é baseada na publicação de vídeos, e é bastante utilizada por influenciadores de direita.

Em fevereiro, Alexandre de Moraes determinou a suspensão do Rumble no Brasil até que a empresa indicasse um representante legal no país, como ocorreu com o X, que ficou fora do ar por 38 dias.

A decisão foi tomada após o magistrado ordenar que a plataforma bloqueasse contas do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira. A empresa, por sua vez, não tinha representantes legais no Brasil e argumentou que, por não ter operação no país, não teria porque indicar um representante. O Rumble segue bloqueado.

Alexandre de Moraes foi alvo de uma disputa judicial nos EUA em processo iniciado pelo Rumble e pela Trump Media & Technology Group, no Tribunal Federal da Flórida.

Alexandre de Moraes pode ser barrado do visto norte-americano

Além disso, Alexandre de Moraes pode ser alvo de uma série de restrições ao visto norte-americano anunciadas pelo governo Trump nesta semana, que promete impedir o acesso aos Estados Unidos a pessoas que, segundo Washington, “censurem cidadãos norte-americanos” ou mesmo que defendam a regulamentação das redes sociais.

Blog JURU EM DESTAQUE xom Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário