segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Novos vírus poderão provocar pandemias mais letais

Criadora de vacina Oxford/Astrazeneca, Sarah Gilbert, diz que próxima pandemia pode ser mais letal do que o novo coronavírus

variante omicron sintomas 910x455 1 - Criadora de vacina contra Covid, diz que próxima pandemia pode ser mais letal
Crédito: BlackJack3D/istock - Sintomas clássicos da Covid-19, como perda de olfato e tosse, não foram observados na variante Ômicron  

Novos vírus poderão provocar pandemias mais letais do que a da Covid-19, caso os avanços feitos no combate ao novo coronavírus sejam desperdiçados, afirmou a criadora da vacina Oxford/AstraZeneca, Sarah Gilbert, nesta segunda-feira (06/12).

“Esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e nosso sustento. A verdade é que o próximo poderia ser pior. Poderia ser mais contagioso, ou mais letal, ou ambos”, disse Gilbert durante a Conferência Richard Dimbleby, na Inglaterra. O evento anual conta com a participação de cientistas, artistas e empresários.

Saiba mais sobre a variante Ômicron do coronavírus:

A professor de vacinologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ressaltou a necessidade de mais financiamento para a prevenção de doenças.

“Não podemos permitir uma situação em que passamos por tudo isso e depois descobrimos que ainda não há financiamento para a preparação para uma nova pandemia. Os avanços que fizemos e o conhecimento que adquirimos não devem ser perdidos” disse.

Variante Ômicron

A pesquisadora também falou sobre as descobertas feitas até aqui sobre a recém-descoberta variante Ômicron.

Segundo Sarah, é preciso ter cautela e tomar medidas para desacelerar a disseminação da variante, uma vez que ela contém mutações conhecidas por aumentarem a transmissibilidade do vírus.

“Existem mudanças adicionais que podem significar que os anticorpos induzidos pelas vacinas, ou pela infecção com outras variantes, podem ser menos eficazes na prevenção da infecção com Ômicron”, disse. 

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: Metrópoles com informações da Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário