segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Os segredos de Frei Damião, 'o santo do Nordeste'

Documentário “Frei Damião — O santo do Nordeste” mostra como o andarilho franciscano virou padrinho da fé popular e candidato à canonização



Crédito: Divulgação
CARINHO Frei Damião cercado por jovens no sertão da Paraíba em meados da década de 1960: proximidade com os pobres - (Crédito: Divulgação)
FILME Carlos Eduardo Ferraz encena a ordenação sacerdotal em Roma, em 5/8/1923 - (Crédito:Divulgação)
Esses episódios integram o documentário “Frei Damião — O santo do Nordeste”, com estreia em novembro. “Sua vida foi dedicada à evangelização”, diz à ISTOÉ a diretora do filme, a pernambucana Deby Brennand, que contou com mais de 100 fitas de VHS e outros documentos conservados no convento da Penha, em Recife. “A gente cita inúmeros aspectos da mitologia em torno dele. Como não falava de si próprio, usamos atores em algumas cenas.”
Os episódios exemplares das peregrinações do italiano Pio Gianotti ocorreram no meio da turba. Nasceu em Bozzano, Toscana, e foi ordenado “fra” Damiano da Bozzano em Roma. Emigrou para o Brasil em 1931. Aqui, encontrou seu público, mesmo que o “capuchinho gorducho, feio e sem jeito, humilde e calado”, como escreveu em 1953 o biógrafo Luiz Francisco dos Santos, não ostentasse carisma. Iniciava os sermões aos sussurros pouco audíveis, mas proferidos em tom ameaçador: “Homens sem Deus, mergulhados na lama do pecado. Amancebados! Mentirosos! Adúlteros! Arrependei-vos dos vossos pecados!” Os gritos de espanto e contrição de seu rebanho eram abafados pela chuva, que o seguia aonde fosse. Reza a lenda de que calava até mesmo os sapos. No ápice da glória, mandou o povo evitar os fogos de artifício, pois lhe lembravam as bombas da Primeira Guerra Mundial, na qual lutou como cadete.
“Frei Damião ensinou que é possível lutar por um ideal, apesar de tudo”: Frei Jociel Gomes, capuchinho - (Crédito:Divulgação)
Aversão à santidade
Apesar de retraído, foi adotado como padrinho pelos seguidores, que insistiam em tocá-lo para obter graças. Como seu antecessor, padre Cícero, atribuem-se a ele milagres. Três relatos milagrosos foram submetidos à Santa Sé no processo de beatificação, coordenado no Brasil por frei Jociel Gomes. Em abril, o Vaticano declarou-o venerável por ter vivido as virtudes cristãs em grau heroico. “Para virar beato, é preciso comprovar pelo menos um milagre; para santificação, dois”, diz Gomes. “O processo leva meses.”
Por tudo o que fez pelos sertanejos, é cultuado por romeiros que acorrem ao convento de São Félix, em Recife, onde está sepultado. Sempre manifestou aversão a honrarias e ao uso político de sua imagem. “Não sou santo, mas apenas um frade”, dizia. “O povo inventa milagres. É o sentimento religioso popular. O milagre só vem com merecimento e fé.” Aos devotos, porém, sua modéstia parece irrelevante, assim como as ideias conservadoras que preconizou. Além de anticomunista, combateu as inovações. “Minissaia não presta”, bradava baixinho. “Muitos homens já perderam a cabeça por causa desse exagero das mulheres.” Ainda assim, antecipou o contato com os necessitados, defendido hoje pelo papa Francisco. “Frei Damião ensinou que é possível lutar por um ideal, apesar de todos os problemas”, diz frei Jociel.
Missões do andarilho
Nascido  na Toscana Pio Giannotti, o futuro frade, aos 18 anos, com os pais, Felix e Maria, sobrinho e irmãos, padre Guilherme, irmã Pio e Elisa(último à direita)
Nascido na Toscana, Pio Giannotti, o futuro frade, aos 18 anos, com os pais, Félix e Maria, sobrinho e irmãos, padre Guilherme, irmã Pio e Elisa (último à direita)
Santinho  da caatinga Nos anos 1950, a imagem de Frei Damião, ao lado de Padre Cícero, era distribuída nos lares no interior do Nordeste
Santinho da caatinga: Nos anos 1950, a imagem de Frei Damião, ao lado de Padre Cícero, era distribuída nos lares do interior do Nordeste
Pregador temível Em 1953, lançou o livro “Em defesa da fé”, com os sermões que causavam medo entre os pecadores e hereges
Pregador temível: Em 1953, lançou o livro "Em defesa da Fé", com os sermões que causavam medo entre os pecadores e hereges
ISTOÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário