terça-feira, 5 de junho de 2018

Liderança folgada de Bolsonaro em pesquisa para presidente

Jair Bolsonaro lidera com folga, João Doria decepciona e Fernando Haddad surpreende em pesquisa

Pesquisa feita pelo DataPoder360, pertencente ao site Poder360, coloca Jair Bolsonaro (PSL) com uma liderança folgada nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições à Presidência.

Em pesquisa do DataPoder360, Bolsonaro também lidera as quatro simulações de segundo turno

Pesquisa feita pelo DataPoder360, pertencente ao site Poder360, coloca Jair Bolsonaro (PSL) com uma liderança folgada nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições à Presidência. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar. Quem surge bem posicionado, brigando pelo segundo turno, é Fernando Haddad, indicado na pesquisa como postulante pelo PT – o nome do ex-presidente Lula não foi apresentado aos entrevistados.
O tucano João Doria, incluído em um dos três cenários criados pelo DataPoder360, não foi melhor que Geraldo Alckmin. O ex-prefeito de São Paulo, que no momento é pré-candidato ao governo paulista, é visto por parte do PSDB como alternativa a Alckmin, que há meses estacionou nas pesquisas.
Bolsonaro vence as quatro simulações para o segundo turno – 31% contra 20% de Alckmin, 34% contra 21% de Ciro Gomes, 35% contra 25% de Marina Silva (Rede) e 35% contra 20% de Haddad. Os cenários para segundo turno têm elevada proporção de intenções de voto nulo ou em branco (variando de 36% a 39%, conforme o caso), com 5% a 9% dos entrevistados dizendo que não sabem em quem vão votar ou não respondendo.
Em dois cenários, foram incluídos apenas pré-candidatos vistos como mais competitivos, que pontuaram acima de 5% nos levantamentos anteriores do instituto. O terceiro cenário inclui candidatos com intenção de voto mais baixa.
Metodologia
O levantamento fez 10,5 mil entrevistas por telefone, com pessoas de 349 cidades de todas as regiões do país, entre 25 e 31 de maio. A margem de erro é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09186/2018.
O estudo é aplicado por meio de um sistema no qual os entrevistados recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário