domingo, 3 de junho de 2018

Análise da conjuntura política no Estado da Paraíba

Blog do Walter Santos analisa cenário político e afirma que Lira e Veneziano não oferecem perigo a releição de Cássio

"Lira e Veneziano Vital não parecem oferecer perigo ao atual vice – presidente do Senado", analisa Walter

Foto: autor desconhecido
A disputa para o Senado na Paraíba está acirrada. Neste domingo (3), no blog do Walter Santos tem uma análise sobre a conjuntura política no Estado. Para o jornalista e analista político, o cenário favorece a reeleição do senador tucano, Cássio Cunha Lima.
“É evidente a existência de duas outras candidaturas postas ao Senado, ou seja Raimundo Lira e Veneziano Vital, entretanto, os dois não parecem oferecer perigo ao atual vice – presidente do Senado. Vené um pouco.”, afirmou Walter.
Leia na íntegra: 
A rigor, e a bem da verdade, não é recomendável projetar a disputa para as duas Vagas no Senado como caso já resolvido na Paraíba, pois está em aberto, mesmo assim a dados de agora não há como deixar de reconhecer que, da forma do cenário atual, o quadro permite a projeção de reeleição de Cássio Cunha Lima.
É evidente a existência de duas outras candidaturas postas ao Senado, ou seja Raimundo Lira e Veneziano Vital, entretanto, os dois não parecem oferecer perigo ao atual vice – presidente do Senado. Vené um pouco.
Lira, segundo senador de Lucélio Cartaxo, ainda vai precisar trabalhar muito para entrar no páreo eleitoral, apesar de dispor de uma mega estrutura com prefeitos mas lhe falta apelo popular e, na sequência, densidade eleitoral para se sentir reeleito desde agora.
O CASO VENEZIANO
É o contexto de Campina Grande e contra-ponto do deputado federal Veneziano ao senador do PSDB que lhe fez o nome escolhido pelo governador Ricardo Coutinho para, exatamente, gerar clima de disputa na perspectiva de derrotar o parlamentar tucano.
Vené tem densidade eleitoral em Campina maior do que Lira até por ter sido prefeito da cidade, razão pela qual esta disputa especifica tenha capítulos emocionantes.
OUTROS NOMES
Ainda faltam os outros nomes de José Maranhão e o segundo de João Azevedo, condição essa que precisa ser examinada porque isto influenciará.
No jogo, o PT sonha com Luiz Couto mas este não tem convicção de vitória dai vacila, ainda tem os nomes de Rodrigo Soares e Giucélia Figueiredo, ambos sem densidade. O mesmo se aplica ao nome do PC do B, Gregoria Benário, apesar se sua boa performance discursiva e ótima imagem de visibilidade.
No entorno de Ricardo ainda há Efraim Morais – personagem que irrita o PT e a Esquerda mas é peça a não desconsiderar – e até alguém dos Ribeiro, provavelmente Daniela, também com restrições dos progressistas.
E OS DE ZÉ
José Maranhão anda animado e foca seus engenhos para atrair dois nomes competitivos. Queria e quer Dalton Gadelha mas este parece decidido a não sê-lo, dai a possibilidade de Daniela Ribeiro ser um dos nomes.
A segunda opção ainda está aberta por isso fala-se em Wellinton Roberto, algo difícil de acontecer porque ele imbica com Aguinaldo.
FATORES IDEOLÓGICOS
Levemos em conta por fim o que serão os efeitos da postura de Cássio, Lira, Veneziano, Aguinaldo, etc nas fases recentes de deposição de Dilma e do PT.
Isto e fato importante e relevante.
Voltaremos ao assunto.
MaisPB - Por Walter Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário