terça-feira, 15 de maio de 2018

Combate aos famosos 'gatos'

Operação na cidade de Coremas, na Paraíba, prende cinco pessoas por ‘gatos’ de Energia


As ações para combater os famosos ‘gatos’ são contínuas em toda Paraíba. Nesta terça-feira, 15, a Energisa iniciou uma operação na cidade de Coremas com reforço de 16 equipes, além do apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC). O mutirão de fiscalização na região deve durar cerca de 15 dias.
Segundo o gerente do departamento de Combate a Perdas, Felipe Costa, já foram efetuadas cinco prisões na região e o volume desviado representa 39% da energia distribuída na cidade, o que seria suficiente para atender 5.800 unidades consumidoras durante o ano.
O furto de energia causa grandes prejuízos, não só para a distribuidora, que chega a ter um déficit de, aproximadamente, R$ 71 milhões no seu faturamento anual, mas também para o estado, que deixa de arrecadar R$ 19 milhões em ICMS. Esses recursos poderiam ser destinados a áreas como saúde, segurança e educação. Importante também ressaltar que furto de energia é crime de acordo com o Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até 8 anos de cadeia.
O cliente regular acaba pagando a conta resultante da prática de furto, já que parte do valor desviado é acrescido ao valor da tarifa, além de impactar a qualidade do fornecimento de energia em sua residência e de trazer riscos à sua segurança. O cliente pode e deve denunciar pelos nossos canais de atendimento.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário