sábado, 26 de maio de 2018

12º Aniversário do Terço dos Homens de Juru

TERÇO DOS HOMENS DA CIDADE DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA, COMEMORA 12 ANOS DE ORAÇÃO

Neste dia 26 de maio, os integrantes do Terço dos Homens da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, prepararam uma programação especial para celebrar o 12º aniversário de criação. 
Instituído em 2006, estes valorosos juruenses rezam semanalmente, sempre as terça-feiras, e contam com dezenas de participantes, contemplando a vida de Jesus Cristo através do sagrado mistério desta poderosa oração. Destaque-se, portanto, a importância do homem na caminhada da igreja por ser sempre perseverante na fé e oração.
A imagem pode conter: 2 pessoas, flor
Após a calorosa acolhida dos grupos visitantes das comunidades rurais da Paróquia local e demais cidades da região, o evento foi celebrado pelo padre Jorge Luiz com louvor, recitação do Terço Mariano e adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de uma confraternização com participação aberta a todos os homens e seus familiares, cuja programação coordenada pelo senhor Veronildo Estevam foi a seguinte:
17h30: Acolhida das caravanas visitantes na Igreja São Sebastião; 
18h00: Procissão com recitação do Santo Terço;
19h00: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, celebrada pelo padre Jorge Luiz Gomes; 
20h00: Jantar de Confraternização oferecido para os visitantes participantes do Terço dos Homens.  
Breve histórico do Terço dos Homens
O movimento Terço dos Homens surgiu por iniciativa divina e não por ato dos humanos, sendo estes usados como instrumento precioso de Deus. O homem sempre rezou o terço. Lembramos São Domingos (1170-121), que foi o 1º a promover a reza popular do rosário. No Brasil, na era colonial, os negros africanos rezavam o Santo Terço, orientado pelos padres jesuítas.
Em 1942, em Lion, na França, o padre José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.
Em Maceió, capital de Alagoas, no ano de 1996, um grupo de homens se reunia para rezar o Terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e, no ano seguinte, em Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco, foi implantado o 1º Terço dos Homens. Em 1998, por iniciativa do padre José Pontes, foi fundado em Olinda, onde fica a secretaria nacional deste movimento, e o santuário da Mãe Rainha.
Na Diocese da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, o movimento teve inicio no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, com 15 homens, tendo sido o primeiro Terço masculino a ser implantado no Estado.
O movimento existe atualmente em 34 Paróquias da Diocese de Patos - PB, e em inúmeras comunidades. Como fruto desta oração preciosa, surgiu também o “Terço das Mulheres”, que existe em várias comunidades.
Em Juru, muitos homens voltaram à igreja por meio deste valioso instrumento de evangelização, rezando principalmente pela saúde dos enfermos com tanta devoção que faz o inferno tremer.  
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
Participantes do Terço dos Homens da cidade de Juru - PB, em frente a Igreja de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário