segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Xô, mosquitos!

Biólogo americano explica como fazer os mosquitos não quererem te picar


A pele humana possui diversas fragrâncias. Não importa se estarmos recém-banhados ou suados após um dia intenso de trabalho, existem bactérias que vivem em nossa pele e emitem mais de 200 produtos químicos com odor.
Muitas dessas moléculas são bastante agradáveis. Alguns aromas humanos são os mesmos encontrados nas flores, por exemplo. Outros já não são tão gostosos, como você já deve ter sentido.
Os mosquitos adoram cheiros humanos, no entanto. E é a mistura única de odores de uma pessoa que determina quantas picadas ela costuma levar desses insetos. O perfume de algumas pessoas é irresistível para eles, embora os cientistas não saibam exatamente qual combinação é a mais atraente.
“Algumas pessoas são superatraentes para mosquitos, enquanto outras são na verdade evitadas por eles”, explica o biólogo Jeff Riffell, da Universidade de Washington, nos EUA.
O truque
Se a sua mistura particular de cheiros é uma que constantemente te faz estar cercado de mosquitos, como se tivesse sem ver um chuveiro há dias, Riffell explica que há uma maneira simples de ensinar os insetos a te deixarem em paz.
Não é nenhum segredo milenar guardado a sete chaves: você só precisa abaná-los para longe.
Sei o que você está pensando: não é como se você nunca tivesse tentado fazer isso antes. Talvez você só precise ser um pouco mais enfático. De acordo com o biólogo, mosquitos odeiam vibrações do ar, porque elas lhes deixam desconfortáveis.
Assim, se você agitar bastante suas mãos e braços ao redor dos insetos, essas vibrações se combinaram com o seu odor único, fazendo os mosquitos associarem essa sensação desconfortável com o cheiro. Logo, os bichinhos vão passar a evitar o seu odor.
Não custa tentar
Riffel afirma que os mosquitos só vão evitá-lo por um tempo, mas pode ser o suficiente para escapar das picadas, uma vez que os insetos tendem a partir para a próxima refeição.
Não é uma piada que essa é uma tática real testada por pesquisadores – Riffell e seus colegas publicaram um artigo sobre isso na revista científica Current Biology.
Os resultados são tão convincentes que outros pesquisadores disseram que irão começar a abanar mais os mosquitos ao seu redor. “Eu certamente vou”, disse o biólogo Marten Edwards da Faculdade Muhlenberg, nos EUA. “Se eu errar, sei que pelo menos ensinei ao mosquito algo importante” – ou seja, a ficar longe dele.
HypeScience - [NPR]

Nenhum comentário:

Postar um comentário