quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Alerta

Sites de celebridades do mundo artístico e cultural podem trazer vírus; saiba como

Criminosos cibernéticos enganam os usuários por meio de um aviso falso de atualização de segurança Java exibido em sites de famosos

Sites de celebridade podem trazer vírus; saiba como
A falsa chamada propagada nas páginas de celebridade do mundo artístico e cultural informa que foi detectada uma versão antiga do Java e que por isso não seria possível acessar o conteúdo desejado.
Conforme destaca a Nodes, o alerta oferece um link para iniciar a atualização do Java. Assim que o usuário clica o executável "jre.8u151-windows-x64", que contém o trojan win32:Malware-gen, o malware é incorporado e armazenado no serviço do Google Docs.
O cavalo de troia costuma se espalhar através de e-mails não solicitados, de sites maliciosos ou infectados, além de redes de compartilhamento de arquivos. A função do programa é realizar alterações nas configurações do sistema e do registro, fazendo com que o desempenho do sistema seja comprometido e abrindo brechas para a entrada de novos tipos de vírus. As atividades do usuário também podem ser monitoradas, como as teclas digitadas, além das informações financeiras, de contas bancárias ou de cartões de crédito.
A empresa detectou o trojan ao tentar acessar uma página de um conhecido jogador de futebol da Seleção Brasileira, quando a solução antivírus deu o alerta. “Sem este tipo de alerta, qualquer internauta seria capaz de acreditar na veracidade da comunicação e prosseguir – sem saber - os passos oferecidos pelos criminosos e realizar a falsa atualização. Por isso, é altamente recomendável ter uma solução antivírus no computador e dispositivos móveis e que ela seja capaz de bloquear toda e qualquer ação maliciosa praticada pelos cybercrime”, comenta Eduardo Lopes, diretor da empresa, distribuidora das soluções antivírus da Avira no Brasil.
Ele orienta o usuário de computador e dispositivos móveis a manter sempre seus sistemas e equipamentos atualizados, com as mais recentes versões fornecidas pelos fabricantes de software. Além disso, deve adotar uma solução antivírus abrangente e com capacidade de antecipar às ações dos criminosos online.
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário