quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Rotina macabra

Mistério: Barcos fantasmas vindos da Coreia do Norte aparecem em praias do Japão

Foto: Reprodução/ TV Globo
O Japão está recebendo uma onda de barcos vindos da Coreia do Norte e essa história tem um mistério. Muitos navios chegam vazios às praias japonesas.
Eles são chamados pelos jornais japoneses de barcos fantasmas. Em péssimo estado de conservação, vêm sendo encontrados à deriva, às vezes vazios, outras com cadáveres de seus ocupantes: uma rotina macabra para as cidades da costa oeste japonesa.
O mar é revolto, o tempo é frio e, mesmo com difíceis condições de navegação, cada vez mais barcos norte-coreanos têm chegado ao Japão.
De um ponto, em linha reta, se está a cerca de mil quilômetros de distância da Coreia do Norte e a explicação para toda essa viagem seria o desespero. Autoridades norte-coreanas estariam impondo cotas de pesca impossíveis de serem cumpridas para alimentar um povo que passa fome.
Por causa de seus projetos militares, a Coreia do Norte vive sob o peso de sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O país tem dificuldade para comprar insumos agrícolas, maquinário, alimentos, e resta apelar para o que pode vir da pesca.
Os barcos precisam ir cada vez mais longe da península coreana em busca de cardumes. Com quase nenhuma tecnologia a bordo, não estão conseguindo voltar.
Em 2017, eles apareceram em número recorde no litoral japonês: 99 barcos. Há dois anos, houve registro de apenas 15.
Quem resiste à jornada quase não fala, pede apenas para ser enviado de volta ao país de origem. Em abrigos, os ocupantes esperam a hora de serem deportados.
O Japão investiga a possibilidade de serem espiões se passando por pescadores, mas o pouco que se sabe sobre a rotina no interior da Coreia do Norte pode confirmar a versão mais sombria: desviando os poucos recursos do país para fins militares, o líder Kim Jong-un está selando o destino de sua população em terra e no mar.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário