sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Luta contra AIDS

Mais de 830 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, segundo relatório do Ministério da Saúde

No dia mundial da luta contra a AIDS, é importante saber sobre a doença. No Brasil, um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que em 2016, cerca de 830 mil pessoas vivam com HIV no país.
Em entrevista ao Rádio Verdade, programa da Arapuan FM, a infectologista Adriana Cavalcanti contou que a cura ainda não foi alcançada, mas se tomados regularmente, os medicamentos garantem ao soropositivo uma vida quase normal.
Isso porque, a combinação de remédios, também pode causar efeitos colaterais. “A pessoa pode ter diarreia, vontade de vomitar, tontura, pesadelos, reações no corpo, vista embaçada”, relata a médica.
O preconceito também pode tornar a doença ainda mais difícil. A portadora do vírus, Mailde de Fátima conta que desde o princípio teve o apoio de sua família.  “Eu recebi total apoio da minha família. O meu filho sempre dizia: ‘Mainha, a senhora não vai ser a primeira, nem a última[a ser infectada]”, conta ela.
Porém, ela conta ter vivido momentos difíceis. Mailde conta ter passado por momentos de constrangimento pela falta de conhecimento das pessoas.
Durante todo mês de dezembro A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará a campanha do Dezembro Vermelho com o tema ‘O que os olhos não veem, a saúde sente: HIV não tem cara, não tem cura, tem tratamento e prevenção’. O mês marca a mobilização contra o HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis.
Em 2017, até o momento, foram registrados 276 novos casos de Aids. Em 2016, foram registrados 378 casos de Aids e em 2015 foram 460 casos. Com relação aos óbitos, quatro pessoas morreram com Aids este ano. Já em 2016, foram três mortes de pessoas com Aids e em 2015 foram 14 óbitos de pessoas com Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário