sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Dos gramados de futebol para presidência do país

George Weah, ex-melhor jogador de futebol do mundo, é eleito presidente da Libéria

Estrela do Milan nos anos 1990 é senador em seu país desde 2015 e disputava cargo com atual vice-presidente, Joseph Boakai


Créditos: Claudio Villa/Grazia Neri/Getty Images
O ex-jogador de futebol George Weah será o novo presidente da Libéria, anunciou a comissão eleitoral do país nesta quinta-feira (28). O político substituirá a vencedora do Prêmio Nobel da Paz Ellen Johnson Sirleaf como líder do país africano.
Segundo a comissão eleitoral, com 98,1% das urnas já apuradas, Weah possui 61,5% dos votos. Ele disputava o segundo turno do pleito com o candidato da situação e vice de Sirleaf, Joseph Boakai.
Como jogador, Weah foi o único africano a vencer o prêmio da Fifa de melhor do mundo e a Bola de Ouro, em 1995, tendo atuado por clubes como o Monaco, o Paris Saint Germain e o Milan - no qual viveu o auge de sua carreira, entre 1995 e 2000.
Weah, de 51 anos, atua como senador para o opositor Congresso por Mudança Democrática desde 2015, após voltar ao país depois de uma carreira internacional no futebol e adentrar na política. Como novato político em 2005, Weah perdeu para Johnson Sirleaf na eleição presidencial.
“Rei George”, como os apoiadores de Weah lhe chamam, é amplamente popular entre os jovens, especialmente nas áreas mais pobres às margens da capital, Monróvia. Muitos deles sentem que não foram beneficiados da recuperação pós-guerra da Libéria, um sentimento que tem contado contra Boakai.
Precedente
Após empossado, Weah não será o primeiro presidente do continente com experiência nos campos de futebol. O argelino Ahmed Ben Bella (1916-2012), primeiro presidente de seu país após a independência da França, havia sido meia do Olympique de Marselha entre 1939 e 1940. Atuou em um único jogo do clube, contra o FC Antibes, no qual marcou um gol.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário