segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Risco para a saúde

Pesquisa feita em roupas íntimas encontra 10 mil bactérias mesmo depois de lavadas

(Foto: Patrícia Teixeira/G1)
Uma pesquisa feita em Campinas (SP) com roupas íntimas – calcinhas, cuecas e sutiãs – encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.
O estudo, feito na Faculdade Devry Metrocamp, analisou 52 peças, sendo 27 novas – com contaminação em 85% por bactérias resistentes -, e 25 usadas – com risco de doenças em 92% delas. Mulheres e homens entre 20 e 55 anos participaram do estudo. Para idosos e crianças, os itens novos integraram as amostras e também geraram preocupação.
“A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. […] Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave”, afirma a doutora em ciência de alimentos, bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira.
Peças usadas
A falta de higienização correta foi a grande vilã da pesquisa. Nas calcinhas e cuecas usadas foi encontrado o maior número de micro-organismos – até 10 mil – responsáveis por causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.
Representam risco ainda maior para quem possui hemorróidas e fístulas anais, em mulheres e homens.”Mais de mil [micro-organismos] já é preocupante”, diz Rosana.
Peças novas
Nas peças novas vale o alerta para quem tem “preguiça” de lavá-las antes de usar, e também para quem as experimenta antes de comprar. A pesquisadora encontrou nas amostras de calcinhas, sutiãs e cuecas – compradas em lojas de shoppings e também em comércio de rua – até 250 bactérias resistentes.
“[Encontramos] Staphylococcus aureus, Staphylococcus saprophyticus e Candida albicans, que são micro-organismo que fazem parte da microbiota da maioria da população. Ou são provenientes do material utilizado, dos manipuladores, ou das pessoas que estavam ali para comprar. O novo não é sinônimo de segurança”, diz Rosana.
O cuidado com os sutiãs é preciso principalmente nos casos em que a mulher amamenta – possui nos mamilos uma “porta aberta” com pequenas fissuras – ou passou por cirurgia de mama e está em fase de recuperação.
Os fungos e bactérias encontrados – entre elas a Escherichia coli – podem causar desde irritação na pele até furúnculo, inflamações nos mamilos, micoses e manchas.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário