quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Fotógrafo tem pedido negado pela Justiça

Justiça de São Paulo nega pedido de indenização a fotógrafo cego com tiro em manifestação 

Justiça de São Paulo negou mais uma vez os pedidos de indenização do fótografo Sérgio Silva, que ficou cego de um olho em uma manifestação em junho de 2013. O recurso do fotógrafo foi julgado em segunda instância nesta quarta-feira (29) no Palácio da Justiça, na região central de São Paulo.
Em agosto de 2016, em primeira instância, o pedido já havia sido negado. O juiz Olavo Zampol Junior alegou que o fotógrafo assumiu os riscos de seu ofício “ao se colocar entre os manifestantes e a polícia”. Na época, Sérgio disse ao G1 o juiz “transformou a vítima em culpado”.
O fótografo pede R$ 1,2 milhão de indenização por danos morais, estéticos e materiais, além de uma pensão vitalícia de R$ 2,3 mil porque alega que não consegue mais exercer a profissão da mesma maneira.
Silva trabalhava na cobertura de um protesto quando foi atingido no olho esquerdo por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar.
Histórico
No dia 14 de junho de 2013, Sérgio Andrade da Silva cobria um ato contra o aumento na tarifa dos transportes. O protesto começou por volta das 17h em frente ao Theatro Municipal, no Centro de São Paulo.
Além de Sérgio, sete repórteres do jornal “Folha de S.Paulo” foram atingidos no protesto, entre eles Giuliana Vallone e Fábio Braga, que levaram tiros de bala de borracha no rosto. Um cinegrafista foi atingido com spray de pimenta também no rosto por um policial.
Os manifestantes, cerca de 5 mil segundo estimou a PM à época, usavam máscaras e narizes de palhaço. “Não aguentamos mais sermos explorados”, dizia uma das faixas. A Cavalaria da PM uniu-se ao Choque na Rua Maria Antônia, onde começaram os confrontos. A Universidade Mackenzie, que fica na esquina, fechou as portas.
Segundo o major da PM Lídio, o acordo era para que os manifestantes não subissem em direção à avenida Paulista, o que não foi cumprido. “Se não é para cumprir acordo, aguentem os resultados”, disse à impresa na ocasião.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário