quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Cidade mais limpa do Nordeste

João Pessoa é a cidade mais limpa do Nordeste, de acordo com Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 

Praça da Independência em João Pessoa - (Foto: Juliana Santos)
A cidade de João Pessoa se destacou como a melhor da região Nordeste no quesito limpeza urbana, de acordo com o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu) 2017, relatório organizado pela PwC Brasil e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur).
Foram avaliados 98 municípios de todo o Brasil e João Pessoa ficou à frente de capitais como Fortaleza, Salvador, Recife, além de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
“Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo. A limpeza urbana é uma via de mão dupla e se não contarmos como o apoio da população não tem como atingirmos bons resultados como esse apontado na pesquisa”, ressalta Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
A análise do Islu é feita com base na adesão dos municípios aos conceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e toma como princípio quatro critérios: engajamento do município (população atendida pelo serviço), recuperação dos recursos coletados (reciclagem do lixo), sustentabilidade financeira (dinheiro para operar o custo do serviço) e impacto ambiental (disposição inadequada dos resíduos).
“João Pessoa é pioneira nas ações voltadas para a política de resíduos sólidos e pesquisas como essas confirmam a importância da adoção de mecanismos específicos. Podemos citar a criação do Aterro Metropolitano, que atende não só a Capital, mas também cidades da Grande João Pessoa, além de projetos voltados para o gerenciamento da coleta seletiva e de políticas para os catadores de material reciclado”, conclui Fabiani.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário