terça-feira, 5 de setembro de 2017

Paraibano figura na lista de deputados em ascensão

Pedro Cubha Lima integra lista dos parlamentares ‘Cabeças’ do Congresso Nacional 

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) figura na lista dos parlamentares em ascensão da publicação ‘Cabeças’ do Congresso Nacional, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O tucano está em seu primeiro mandato e já figura na pesquisa que aponta os parlamentares que isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
Entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo, destacam-se, no conceito do Diap, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Pedro é vice-líder do PSDB, integra comissões importantes da Casa e tem como principais bandeiras de luta do seu mandato a educação e a reforma da máquina pública.
O tucano é autor de projetos importantes que garantem melhorias na educação, acesso à creche e redução de gastos do poder público. O deputado também propõe corte das despesas dos parlamentares e está entre os que menos usa os recursos do Cotão.
Ascensão – Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “Cabeças” mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução.
Objetivo da publicação – O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.
Esta é a 24ª edição da publicação, que começou em 1994, e que se tornou uma referência para compreender o processo legislativo e o próprio funcionamento do Parlamento brasileiro.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário