terça-feira, 29 de agosto de 2017

PGR envia delação de doleiro para homologação

Procuradoria Geral da República envia ao Supremo delação de Lúcio Funaro; conteúdo está sob sigilo

Nomes com foro privilegiado foram citados na delação



A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a delação premiada do doleiro Lúcio Funaro para homologação. O conteúdo da colaboração está sob sigilo.
Funaro assinou o acordo com a PGR no último dia 22 e o caso foi remetido ao STF porque o doleiro citou nos depoimentos nomes de pessoas com foro privilegiado, entre as quais o presidente Michel Temer.
A homologação da delação premiada caberá, a partir de agora, ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo.
Antes disso, juízes auxiliares do ministro ouvirão o delator para confirmar se ele fechou o acordo de livre e espontânea vontade ou se foi pressionado - como é a praxe.
Trâmite
Se homologada, a delação de Funaro voltará para análise da Procuradoria Geral da República, que poderá usar as informações em investigações já em andamento ou pedir a abertura de novos inquéritos.
É possível, também, que os dados fornecidos pelo doleiro sejam usados em uma eventual nova denúncia da PGR contra Michel Temer.
A delação de Funaro, assim como a utilização dos depoimentos em procedimentos investigatórios, deverá ser um dos últimos atos de Rodrigo Janot à frente da PGR. O mandato dele termina no próximo dia 17 de setembro. No lugar dele assumirá a subprocuradora Raquel Dodge.
Funaro também fechou acordo de delação em 2013 em um desdobramento do processo do mensalão do PT. O acordo foi assinado em troca de perdão judicial.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário