quarta-feira, 9 de agosto de 2017

EUA x Coreia do Norte

Donald Trump promete “fogo e fúria nunca vistos” contra Coreia do Norte

Presidente americano deu ultimato após revelação de que Pyongyang já possui tecnologia para lançar míssil nuclear


O presidente americano Donald Trump prometeu nesta terça-feira responder com “fogo e fúria” à Coreia do Norte caso o país prossiga com suas ameaças a Washington. “É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos ou enfrentarão fogo e fúria como nunca vistos antes pelo mundo”, declarou Trump de seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey, onde passa férias.
Os comentários foram feitos após o jornal Washington Post revelar que agências de inteligência americanas avaliam que Pyongyang já conseguiu produzir ogivas nucleares compactas, que podem se transportadas pelos mísseis intercontinentais (ICBM) da Coreia do Norte.
O movimento do presidente acontece enquanto o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, está em solo asiático para discutir com líderes mundiais a escalada de tensões entre Washington e Pyongyang. No fim de semana, por unanimidade, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a implementação de novas sanções contra a Coreia do Norte devido aos programas nucleares e de mísseis balísticos do regime de Kim Jong-un.
No domingo, no entanto, o ditador norte-coreano acusou os Estados Unidos e seus aliados de manter sua política “hostil” contra o país e ameaçou se vingar com “um mar de fogo”  contra eles. Estima-se que o prejuízo ao país asiático com as restrições impostas pela ONU pode chegar a 2 bilhões de dólares.
Potência nuclear
As informações reveladas nesta terça-feira pelo jornal Washington Post são parte de uma avaliação confidencial da Agência de Inteligência e Defesa Inteligência (DIA) dos Estados Unidos. De acordo com a publicação, cerca de 60 armas nucleares estão sob o controle de Kim Jong-un, mas não se sabe se a Coreia do Norte já realizou testes com ogiva compacta.
Vizinhos
O crescimento do programa nuclear norte-coreano intimidou seus vizinhos asiáticos. O Japão e Coreia do Sul pressionam pela implantação de armas poderosas, o que pode levar a região a uma corrida armamentista.
“O desenvolvimento da Coreia do Norte de mísseis balísticos e seu programa nuclear estão se tornando cada vez mais problemas reais e iminentes para a região da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão, bem como o resto do mundo”, disse o governo em Tóquio em seu relatório anual de defesa. 
Veja com agências internacionais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário