quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Desmonte do Banco do Brasil

Bancários denunciam que Itaú prepara privatização do Banco do Brasil e Caixa Federal


O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro denuncia que o Itaú prepara a privatização do Banco do Brasil: “Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, faz parte do conselho administrativo da empresa Falconi Consultores e Resultados, contratada, sem licitação, para preparar o desmonte do Banco do Brasil. O maior banco privado do país está de olho na privatização dos bancos públicos”. Os bancários ainda não reclamaram, mas dentro do BB também se fala de uma “fusão” com a Caixa. Os sistemas dos dois bancos “já se falam”.
Um detalhe importante que os bancários talvez desconheçam ou tenham esquecido de divulgar. O mercado financeiro sabe que Falconi está dentro da Petrobras e da Eletrobras, também. As duas “estatais” pretendem se desfazer de ativos ou embarcarem na onda da privataria. Não é à toa que Falconi é consultor do bilionário Jorge Paulo Lehman. Parceiro dos banqueiros do Itaú, Falconi conhece, por dentro, os melhores negócios do Brasil Capimunista Rentista.
O boletim dos bancários ironiza: “Colocaram a raposa no galinheiro dos ovos de ouro”. Os sindicalistas reclamam que o ditado popular explica com exatidão o que vem acontecendo dentro do Banco do Brasil, para atender interesses privados, mais precisamente, do Itaú. Em 2016 foi contratada, sem licitação, por “notório saber”, a Falconi Consultores de Resultados, para preparar o desmonte do BB, chamado oficialmente de “reestruturação”.
Os bancários denunciam: “O trabalho desta empresa é enxugar a estrutura do banco público, preparando-o para a privatização, política do governo Fernando Henrique Cardoso, retomada pelo seu aliado, Michel Temer. Entre os membros do Conselho de Administração da Consultoria Falconi está Pedro Moreira Salles, à época da contratação Presidente do Conselho de Administração da holding Itaú Unibanco, atualmente Presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)”.
Os sindicalistas prosseguem no ataque: “O absurdo é um banco privado estar conduzindo as políticas de um banco público, que tem um papel estratégico, o de fomentar o desenvolvimento econômico e social do país. No mínimo a situação configura um conflito de interesses, já que o desmonte da rede de agências, com extinção de milhares de postos de trabalho, abriu espaço para os bancos privados, entre eles o próprio Itaú. A primeira fase da reestruturação resultou no fechamento de 402 agências, extinção de 9.400 postos de trabalho e redução salarial drástica que atingiu quase 4 mil funcionários”.
A denúncia bate forte: “O concorrente continua dentro do BB. A mesma consultoria está fazendo o mapeamento dentro da Diretoria de Tecnologia do banco, um setor altamente estratégico a cujas informações o setor privado está tendo acesso. Seguindo a linha de “mãos de tesoura” da Falconi, de corte dos custos, há o temor de extinção de funções, abrindo espaço para a substituição de funcionários concursados por trabalhadores precarizados de empresas terceirizadas”.
A reclamação dos bancários é bem previsível diante da disposição privatizante da equipe do real Presidente, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Michel Temer seria apenas um fantoche comandado por grandes interesses econômicos. Nada anormal no desgoverno em profundo déficit moral. Agora, os deuses do mercado, que curtiram uma semana de estudos no luxuoso frio de Campos do Jordão, ficam apavorados com o alto risco de não ser retomada a “reforma” da Previdência. Por isso, a tropa de choque temerária já recomenda que o foco seja na agenda de privatizações e concessões, deixando as aposentadorias para mais adiante…
O pragmatismo cínico da politicagem – com interesses negociais imediatos – tende a falar mais alto que muitas reformas de araque que não sairão do papel. Enquanto isso, aparelhadas ou não por movimentos profissionais, a população começa a sair à rua para amplificar os protestos que já fazem nas redes sociais… É a preparação para o Fla-Flu eleitoral de 2018… 

Fonte: http://www.alertatotal.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário