sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Deputado é suspenso de suas funções partidárias

PMDB suspende Veneziano 60 dias por voto contra Temer; deputado vê autoritarismo

Com decisão,deputado será retirado de comissões em que representam o PMDB


A assessoria do presidente do PMDB, senador Romero Jucá, informou nesta quinta-feira (10) que a legenda suspendeu por 60 dias as funções partidárias dos seis deputados peemedebistas que votaram a favor da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer.
Entre os punidos está o paraibano Veneziano Vital do Rego. Em contato com a reportagem do Portal WSCOM, o deputado criticou a mudança de postura do partido e classificou a decisão como autoritária. "De um partido democrático a um partido com claras características autoritárias", declarou.  
Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva. Mas o STF só poderia analisar a peça da PGR se a Câmara autorizasse. A maioria dos deputados, contudo, votou contra o prosseguimento do processo.
O PMDB fechou questão para barrar a denúncia, ou seja, havia decidido que poderia punir os parlamentares que votassem contra o presidente. Com a decisão desta quinta, os deputados que se posicionaram a favor da denúncia serão retirados de comissões em que representam o PMDB e de funções que exercem internamente na legenda.
De acordo com a assessoria do partido, a suspensão é o primeiro passo do processo disciplinar ao qual os deputados serão submetidos. Nos próximos dias, o Conselho de Ética do PMDB analisará o caso dos seis parlamentares e poderá puni-los com penas que vão de advertência até a expulsão do partido.
Além de Veneziano, votaram pelo prosseguimento da denúncia: Celso Pansera (RJ) - titular em 11 comissões, suplente em quatro; Jarbas Vasconcelos (PE) - titular em duas comissões; Laura Carneiro (RJ) - titular em 11 comissões, suplente em cinco; Sergio Zveiter (RJ) - titular em quatro comissões, suplente em uma; Vitor Valim (CE) - titular em 18 comissões, suplente em seis.
Além das funções exercidas nas comissões da Câmara, os deputados Jarbas Vasconcelos, Veneziano Vital do Rêgo e Vitor Valim ocupam cargos nas executivas estaduais do PMDB em Pernambuco, Paraíba e Ceará, respectivamente.
WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário