quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Alces completamente brancos

A internet está apaixonada por este alce completamente branco, uma criatura indescritível


Você já imaginou um alce completamente branco? Sim, até mesmo seus chifres são confusamente brancos.
Hans Nilsson, da Suécia, finalmente vislumbrou tal criatura indescritível, capturando-a em vídeo, depois de passar três anos tentando.
Hans Nilsson, da Suécia, finalmente vislumbrou tal criatura indescritível, capturando-a em vídeo, depois de passar três anos tentando.
Raros
A Escandinávia está cheia de alces, mas a faixa nativa deste animal se estende por todas as partes do norte do Hemisfério Norte.
Então, quão raras são exatamente essas belas criaturas banhadas em leite? A maioria dos alces possui uma coloração marrom escura, é claro, mas os alces brancos formam uma pequena parte da população.
Apenas alguns meses atrás, dois filhotes foram avistados na Noruega – os alces pareciam ter cerca de um mês de idade.
As observações de alces brancos parecem surgir todos os anos, não apenas da Europa. No ano passado, uma dessas criaturas descobertas no Alasca fez manchetes em outubro, e outro animal foi filmado no Canadá no ano anterior.
Värmland: a casa dos alces brancos?
Nilsson é vereador do município de Eda, no condado de Värmland, na fronteira com a Noruega. Ele diz que há cerca de 50 alces brancos em sua região, o que parece bastante, considerando que a BBC afirma que existem apenas cerca de 100 desses animais em toda a Suécia, de um total de cerca de 400 mil.
Na verdade, não existem bancos de dados oficiais ou registros de alces brancos suecos, então não sabemos quais são os números reais.
Mas parece que, se você quiser ver um alce branco, o condado de Värmland é o lugar ideal. Em 2012, um grupo de turistas também teve a sorte em encontrar um nesta região:
Outro alce branco – desta vez uma fêmea, sem chifres – também foi visto em Värmland em 2009, cerca de 400 metros para dentro de uma floresta:

Não são albinos

Um fato interessante é que esses alces brancos geralmente não são considerados albinos. Em vez disso, pensa-se que sua aparência branca decorre de um gene recessivo. O pelo branco é intercalado com manchas marrons.
O biólogo sueco Göran Ericsson afirmou à National Geographic que a população de alce branco parece crescer quase todos os anos.
Existem poucos predadores de alces na Suécia, embora estes animais sejam um alvo popular durante a temporada de caça. Aparentemente, os caçadores estão escolhendo não atirar em alces brancos, o que poderia estar causando um tipo de efeito seletivo.
“É como uma criação de cães”, disse Ericsson. “Eles [os caçadores] optam por selecionar traços que, de outra forma, não teriam ocorrido”. 
[ScienceAlert] - Por: Natasha Romanzoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário