terça-feira, 27 de junho de 2017

Recurso contra Aécio

Cinco senadores assinam recurso para desarquivar pedido de cassação de Aécio Neves

Pedido deve ser anunciado pelo plenário do colegiado


Cinco senadores que integram o Conselho de Ética assinaram um recurso, que será protocolado na tarde desta terça-feira (27), solicitando o desarquivamento do pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) protocolado no colegiado pela Rede e pelo PSOL. São necessárias pelo menos cinco assinaturas de senadores do conselho para que o recurso tenha validade.
O documento é assinado pelos senadores Lasier Martins (PSD-RS), José Pimentel (PT-CE), João Capiberibe (PSB-AP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Pedro Chaves (PSC-MS).
O recurso também tem o apoio das senadoras Regina Sousa (PT-PI), Ângela Portela (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), que são suplentes no Conselho de Ética.
Na última sexta (23), o presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB-MA), arquivou monocraticamente o pedido de cassação do parlamentar tucano.
Ao arquivar o pedido de cassação, o senador do PMDB alegou que a representação do PSOL e da Rede contra Aécio era "improcedente".
Elaborado pelo gabinete do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o recurso que tenta forçar a instauração do processo disciplinar ressalta que a alegação do presidente do Conselho de Ética é “descabida”.
Próximos passos
Depois que o recurso for protocolado, caberá a João Alberto convocar uma reunião para que os 15 titulares do colegiado analisem a possibilidade de desarquivar o pedido de cassação.
Se a maioria dos integrantes do Conselho de Ética votar a favor do pedido, a representação contra Aécio começará a ser debatida pelo colegiado.
Ao arquivar a representação na última sexta, o presidente do conselho afirmou que o documento não possuía elementos convincentes para se processar Aécio. Na opinião de João Alberto, o tucano foi vítima de uma “grande armação”.
Após as delações da JBS se tornarem públicas no mês passado, os partidos Rede e PSOL pediram a cassação do mandato de Aécio por quebra de decoro parlamentar.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário