terça-feira, 6 de junho de 2017

Operação Greenfield

Ministério Público Federal denuncia procurador e advogado da JBS por corrupção

Rodrigo Janot afirmou que a prisão do procurador da República e do advogado, em 18 de maio, foi embasada em robusta documentação

Prisões foram autorizadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot - (Foto: Divulgação)


Ministério Público Federal (MPF) denunciou o procurador da República Ângelo Goulart Villela, que trabalha na Procuradoria Geral Eleitoral, e o advogado Willer Tomaz de Souza. Ambos foram presos pela Polícia Federal (PF) em 18 de maio por suposto envolvimento com a operação Greenfield – que apura fraudes em fundos públicos de pensão e favorecimento a uma empresa de celulose controlada pelo conglomerado J&F, que também abarca o frigorífico JBS.
As prisões foram autorizadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Villela foi preso em Brasília e alguns de seus equipamentos de trabalho, como documentos e celular, foram apreendidos na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já Souza foi detido em um hotel em São Luís, no Maranhão.
A denúncia foi feita ao Tribunal Regional Federal (TRF3), que irá decidir se os dois viram réus ou não. Villela foi denunciado por corrupção passiva, violação de sigilo funcional qualificada e obstrução à investigação de organização criminosa; já o advogado Souza foi acusado pelos crimes de corrupção ativa, violação de sigilo e obstrução.
As defesas dos dois denunciados não foram localizadas.
Na mensagem aos integrantes da Procuradoria Geral da República (PGR), Rodrigo Janot afirmou que a prisão do procurador da República e do advogado foi embasada em robusta documentação.
"Foi deflagrada nesta quinta-feira, 18 de maio, mais uma fase do caso Lava Jato, especificamente a partir de investigações que correm perante o Supremo Tribunal Federal. O sucesso desta etapa, contudo, tem um gosto amargo para a nossa Instituição", declarou.
Ainda segundo o procurador-geral, Goulart Villela e Willer Tomaz são investigados "por tentativa de interferir nas investigações da Operação Greenfield" e de atrapalhar o processo de negociação do acordo de colaboração premiada do empresário Joesley Batista, um dos do sócios da holding J&F, dona do frigorífico JBS.
Janot destacou na nota que as prisões preventivas do procurador e do advogado foram solicitadas por ele com o objetivo de "interromper suas atividades ilícitas".
Diligências no TSE
Agentes da polícia federal cumpriram mandados na sede do TSE, em Brasília, no dia das prisões. Em nota, a assessoria do tribunal eleitoral informou que a busca na Corte se limitou à estação de trabalho do procurador Ângelo Goulart Villela.
Ainda de acordo com o tribunal, as diligências da PF não tiveram qualquer relação com a Justiça eleitoral ou com processos em trâmite na Corte.
Conforme a assessoria do TSE, foram apreendidos um HD externo, um celular, documentos e mídias, material pertencente ao Ministério Público Federal. A Polícia Federal chegou à sala da PGE por volta das 6h e deixou o local às 8h, informou a assessoria.
Associação do Ministério Público
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) afirmou, por meio de nota, que Ângelo Goulart Villela integra a diretoria da entidade, que é a mais importante organização de membros do Ministério Público.
No comunicado, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, disse que a prisão do procuradora da República demonstra que a investigação do MPF “é impessoal e respeitadora do estado de direito”.
“As apurações têm de prosseguir sempre, independentemente dos envolvidos”, escreveu o dirigente da ANPR.
Segundo a página do tribunal na internet, Villela é "membro auxiliar" na Procuradoria-Geral Eleitoral.
Pelo regimento, o procurador auxiliar é "aquele que, em razão da necessidade de serviço, poderá ser designado pelo procurador-geral Eleitoral, dentre os membros do Ministério Público Federal, para oficiar perante os tribunais regionais eleitorais". Apesar disso, Villela tem lotação na Procuradoria da República em Osasco (SP).
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário