quarta-feira, 28 de junho de 2017

De novo!

Países da Europa são alvos de novo ciberataque nesta terça-feira

Sites do governo e de várias empresas ucranianas foram alvo nesta terça-feira (27) de um ataque cibernético, que um conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia classificou como o pior na história do país e já atingiu aeroportos, bancos escritórios do governo.
Além disso, companhias da Europa, como a agência de publicidade WPP, também informaram terem sido afetadas. “Nós estamos respondendo em caráter de urgência a relator de outro grande ataque de ransonware a negócios na Europa”, afirmou Rob Wainwright, diretor da Europol.
O conselheiro ucraniano Anton Gerashchenko disse que uma variante do “WannaCry” causou as interrupções. Os sistemas de tecnologia da informação da Ucrânia foram alvo do “Cryptolocker”, uma versão do WannaCry, o vírus que bloqueou mais de 200 mil computadores em mais de 150 países em maio.
O malware aplica o golpe chamado de ransomware, que “sequestra” os arquivos e só os libera mediante pagamento em moedas virtuais. Os conteúdos do sistema não necessariamente são retirados dos dispositivos, mas são codificados para impedir o acesso a eles.
“O objetivo final do ataque cibernético é tentar desestabilizar”, escreveu Gerashchenko. Afirmou ainda que os ataques provavelmente se originaram da Rússia.
Rússia e Ucrânia
Já a Group-IB , empresa de segurança digital sediada em Moscou, informou que parece se tratar de um ataque coordenado que mirou vítimas na Rússia e na Ucrânia simultaneamente.
O banco central da Ucrânia informou que bancos comerciais e públicos do país e empresas privadas foram alvo de ataques. “Como resultado desses ataques virtuais, esses bancos estão tendo dificuldades com serviços aos clientes e operações bancárias”, informou o BC ucraniano, sem identificar as instituições afetadas.
“O banco central está confiante de que a infraestrutura de defesa bancária contra fraude virtual está adequadamente estabelecida e tentativas de ataques contra os sistemas de TI dos bancos serão neutralizadas”, informou o banco central. Clientes de bancos que consultassem agências bancárias podiam ver mensagens de resgate nas telas de caixas eletrônicos.
A distribuidora de energia que alimenta o aeroporto de Kiev foi uma das atingidas. Yevhen Dykhne, diretor do Aeroporto de Boryspyl, disse que o terminal foi afetado. “Devido à conexão irregular, alguns atrasos nos voos são possíveis”, afirmou. Passageiros do metrô do país ainda relatam que não o sistema deixou de aceitar pagamentos.
A petroleira russa Rosneft também informou ter sido atingida por um ataque de larga escala a seus servidores. “Os servidores da companhia sofreram um ataque cibernético poderoso”, informou a empresa pelo Twitter.
“O ataque cibernético poderia provocar sérias consequências, mas a companhia recorreu a um sistema reserva de processamento de produção e nem a produção de petróleo nem a de refinamento foi interrompida”.
Reino Unido, Rússia, Dinamarca, França, Espanha
A britânica WPP também confirmou ter sido alvo de um ataque cibernético, mas não informou se o WannaCry era o causador da instabilidade. O site da empresa ficou fora do ar durante toda a manhã.
A AP Moller-Maersk, companhia dinamarquesa de logística, relatou também ser uma dos alvos. “Estamos falando de um ciberataque”, afirmou o porta-voz Anders Rosendahl. “Afetou todos os braços do nosso negócio, tanto em casa como em outras localidades.”
A francesa Saint Gobain e a espanhola Mondelez também estão na mira dos cibercriminosos.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário