terça-feira, 23 de maio de 2017

Comparação

Moro liga Operação Lava Jato a ‘Os Intocáveis’ em entrevista a TV dos Estados Unidos

No ’60 Minutes’, da CBS, juiz lembra cena em que Eliot Ness e colegas avançam sobre Al Capone; já Dallagnol diz que operação é ‘muito maior’ que Watergate

O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, comparou, em entrevista à emissora de TV americana CBS, o andamento da operação a um dos momentos retratados no filme Os Intocáveis, dirigido por Brian de Palma em 1987 e que retrata a caçada de agentes do estado para colocar na cadeia o célebre mafioso Al Capone, vivido por Robert de Niro. O líder do grupo é o agente do FBI (a polícia federal americana) Eliot Ness, vivido por Kevin Costner. Seus companheiros são interpretados por Sean Connery e Andy Garcia.
Em resposta a pergunta do jornalista Anderson Cooper, âncora do programa 60 Minutes, sobre qual era o momento vivido pela operação quando o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa resolveu colaborar – um dos momentos-chave da Lava Jato -, Moro respondeu: “O momento em que talvez não tivesse mais volta (“oh that was the point of no return maybe”). “O ponto sem volta?’, insistiu Cooper. “Sim, era como naquele filme ‘Os Intocáveis’”.
Moro se referia ao momento em que o grupo de agentes se prepara para invadir um local onde havia atividades criminosas de Al Capone e o personagem de Connery diz: “Se você atravessar esta porta agora, estará entrando em um mundo de problemas e não haverá volta. Você entende?”. O agente vivido por Costner responde, armando a espingarda. “Sim, eu entendo”. E aí eles arrombam a porta e invadem o local.
Watergate
Outra curiosidade da entrevista é quando o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa no Ministério Público Federal, diz que a Lava Jato é “muito maior” que o Watergate, o escândalo que derrubou o presidente dos EUA, Richard Nixon, em 1972 e que se tornou uma referência histórica em investigações sobre corrupção política.
Questionado por Cooper sobre por que a Lava Jato era maior que o Watergate, Dallagnol respondeu: “Já cobramos mais de 200 pessoas por centenas de crimes. A quantidade de subornos pagos chega a dois bilhões de dólares”.
Veja abaixo, a partir dos 4 minutos e 30 segundos, o momento a que Moro se referiu na entrevista: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário