segunda-feira, 22 de maio de 2017

Atentado no Reino Unido deixa mortos e feridos

Polícia de Manchester confirma 19 mortos em show; relatos aponta explosões e polícia trata caso como incidente terrorista


Créditos: Pter Byrne/AP
Um estouro descrito como uma explosão foi ouvido nesta segunda-feira (22) perto da Manchester Arena, no Reino Unido, e há 19 mortos e cerca de 50 feridos, de acordo com a polícia local, que trata o caso como um "incidente terrorista até que apareça evidência em contrário".
O estrondo foi ouvido ao final do show da cantora americana Ariana Grande, que tem um público majoritariamente formado por crianças e adolescentes.
Um representante da gravadora de Ariana disse à revista "Variety" que ela está "ok". Segundo relatos e vídeos publicados em redes sociais, houve correria na saída do show. A Manchester Arena é um ginásio usado para shows e eventos esportivos com capacidade para 21 mil pessoas. A conta oficial do local afirma que o incidente ocorreu do lado de fora, numa área pública.
Não está claro o que causou o estrondo. Algumas testemunhas disseram a veículos da imprensa local que ouviram dois estouros. Os serviços de emergência estão no local. O serviço britânico de trens bloqueou as linhas que saem da estação Victoria, que fica em frente à arena.
Paramédicos ouvidos por um repórter da BBC no local disseram que as vítimas estão sendo tratadas como feridos por "estilhaços". 
Fontes da BBC dizem que a Unidade de Contraterrorismo do Noroeste da Inglaterra trata o caso como um possível incidente terrorista.
Um usuário do Twitter postou o vídeo gravado dentro de um carro que diz ser do momento em que houve a explosão. "Se olhar para a esquerda você vê a explosão e ouve o estouro", afirmou.
A polícia da cidade pediu pelo Twitter que as pessoas ficassem longe da região. Uma fã da cantora que estava dentro da arena postou um vídeo que mostra a confusão. 
'Explosão'
Uma pessoa identificada como Hannah, que estava no show, disse ao jornal "The Guardian" que houve "uma explosão muito forte, ouvida de dentro da Arena de Manchester, e ela tremeu, então todos gritaram e tentaram sair". "Quando chegamos lá fora, muitos policiais vieram correndo em direção à área e a estação ferroviária Victoria foi cercada." Hannah disse que havia pessoas gritando e chorando, e dizendo que haveria uma bomba e um atirador.
Michael Worrall, repórter do canal ITV News foi ao local e disse que viu pessoas saindo da arena com a roupa suja de sangue. Testemunhas disseram a ele que ouviram duas explosões.
Catherine Macfarlane, que estava dentro da arena, disse à agência Reuters que as pessoas tentavam sair do local gritando. "Estávamos saindo e, quando estávamos bem na porta, houve uma grande explosão e todos começaram a gritar", afirmou. "Foi uma explosão enorme - você podia semtir no peito. Foi caótico".
Suzy Mitchell, de 26 anos, cujo apartamento está em frente ao local, relatou um enorme estrondo que fez tremer o bairro. Ela disse à agência PA: "Ouvi um enorme estouro da minha cama, e fui para a frente do meu apartamento. Vi todo mundo fugindo em grandes grupos. O estouro foi tão grande que ouvi do meu quarto que está na parte de trás dos blocos de apartamentos". "Agora, muitos veículos de emergência vão e vêm. Mas não consigo ver nada de substancial, exceto pessoas fugindo e muitos carros", acrescentou.
Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário