sábado, 25 de fevereiro de 2017

Novo fenômeno natural

Eclipse parcial do Sol poderá se visto na Estação Cabo Branco, em João Pessoa

A estação abre às 10h e o início do fenômeno está previsto para acontecer aproximadamente às 11h23

Fenômeno natural poderá ser visto no céu de João Pessoa neste domingo (26) de Carnaval - (Foto: Walla Santos)


Um novo fenômeno natural poderá ser visto no céu de João Pessoa neste domingo (26) de Carnaval. Trata-se do eclipse parcial do Sol que pode ser visto pelas lunetas do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
A observação do eclipse parcial do Sol acontecerá nos jardins da Estação Cabo Branco, com entrada aberta ao público de todas as idades. A estação abre às 10h e o início do fenômeno está previsto para acontecer aproximadamente às 11h23, atingindo seu apogeu de visibilidade às 12h32.
A observação será coordenada pelo professor de Astronomia, Marcos Jerônimo, com a presença de integrantes da Associação Paraibana de astronomia (APA) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia (NEPA/IFPB), com seus instrumentos. As instituições são parceiras da Estação Cabo Branco na observação destes fenômenos, atividades e estudos ligados Astronomia.
O professor, Marcos Jerônimo, que realiza o acompanhamento das observações astronômicas na Estação, pede para ao informar ao público que a visibilidade do fenômeno só será possível se o clima estiver favorável.
Essa observação do Sol está sendo chamada de “Carneclipse” por acontecer exatamente no período das folias de Carnaval. Um eclipse solar ocorre quando a lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e, consequentemente, projetando uma sombra na Terra.
“Este eclipse solar será visto como anular em uma faixa estreita no extremo sul da América do Sul e na parte Oeste da África. Será visível como parcial na América do Sul, exceto partes dos Estados do Norte e Noroeste do Brasil”, informou Marcos Jerônimo. “Em João Pessoa o Sol será coberto em 23% de sua área visível”, acrescentou o professor.
Cuidados – Para evitar danos à visão é aconselhável a utilização de filtros especiais com proteção UV, sem jamais ter de recorrer a filtros improvisados ou recursos como chapas de raio X.
ClickPB com assEssoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário