segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"Show" durante procedimento cirúrgico

Músico canta e toca violão durante cirurgia cerebral em Barretos - SP.

Publicado por: Carlos Rocha
Reprodução/EPTV
O músico Reginaldo Oliveira Santos Junior, conhecido artisticamente como Felipe Reis, cantou e tocou violão durante uma cirurgia para retirar tumor do cérebro. Diagnosticado há 18 meses, o paciente foi submetido ao procedimento em Barretos (SP) na manhã de sexta (13/1). O pequeno “show” dado por Reis, de 31 anos, ajudou os médicos a evitarem sequelas futuras.
Segundo explicou o neurocirurgião Carlos Afonso Clara ao “G1”, o curioso procedimento de operar com o paciente acordado é mais comum do que parece. “Ela permite que o cirurgião, junto com a equipe, faça a estimulação do cérebro identificando as áreas que chamamos de eloquente, as áreas com a função para motricidade e fala”.
No entanto, foi a primeira vez que um paciente teve que cantar e tocar violão para ajudar durante a cirurgia. Assim, quem conduz a operação pode evitar áreas ativas do cérebro e, por consequência, sequelas futuras. Por ora, Reis (ou Junior) está em recuperação e deve complementar o tratamento em breve.
O tumor não foi extraído por inteiro para preservar o cérebro do músico. Sessões de quimioterapia e radioterapia podem completar o processo de retirada do material.
Antes da cirurgia, Reis revelou quais músicas tinha selecionado para o repertório do show. “Uma que fiz pra minha esposa e ‘Nossa Senhora’ do Roberto Carlos. O doutor mesmo falou, ‘a gente quer que seja um espetáculo porque a gente ainda não teve essa oportunidade’”.

Créditos: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário