segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Artefatos Explosivos Improvisados

Conheça a IND: a arma contemporânea mais aterrorizante incorpora elementos característicos das armas nucleares

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Os conflitos bélicos atuais envolvem novas estratégias e também novos armamentos de grande perigo. Entre eles chama a atenção Artefatos Explosivos Improvisados, conhecidos como IED na sigla em inglês.
Parecem objetos inofensivos que se camuflam na paisagem, embora sejam, na verdade, bombas artesanais, que só podem ser detectadas pelo inimigo quando estão perto de estourar o que pode ser tarde demais.
E não para por aí, um perigo ainda maior são os Artefatos Nucleares Improvisados (ou IND, na sigla em inglês). Similares aos IED, esses explosivos incorporam elementos característicos das armas nucleares, aumentando significativamente seu poder de destruição.
Os materiais para elaborar essas armas podem ser adquiridos por grupos terroristas no mercado negro. Desse modo, a principal medida preventiva consiste em evitar que esses materiais cheguem a mãos clandestinas.
Outra ameaça terrorista está na possível utilização de artefatos conhecidos como Dispositivos de Dispersão Radiológica (RDD, na sigla em inglês), explosivos que soltam material radioativo de um isótopo, podendo provocar tanto ou mais danos que uma explosão nuclear.
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário