quinta-feira, 30 de junho de 2016

Comercialização de produtos estragados

Procon apreende 2,5 toneladas de alimentos estragados e pipoca vencida há 16 anos

Devido a gravidade do problema, a multa pode chegar a mais de R$ 7 mil, informou o secretário do órgão, Maurício Alves

Alimentos vencidos (Foto: Divulgação)

O Procon Municipal de Patos, no Sertão paraibano, autuou um mercadinho no distrito de Santa Gertrudes, localizado na zona rural do município, pela exposição e comercialização de seis embalagens de pipoca Reizinho com o prazo de validade vencido há 16 anos. Devido a gravidade do problema, a multa pode chegar a mais de R$ 7 mil, informou o secretário do órgão, Maurício Alves.
“A validade das pipocas apreendidas era do dia 30 de abril de 2000. Como em todos os casos de apreensão, o dono do estabelecimento alegou desconhecer a existência do problema ao receber a notificação”, disse Maurício Alves, que em quase dois meses de fiscalização já apreendeu mais de 2,5 toneladas de produtos fora da validade na região, a grande maioria laticínios e bebidas, que estavam sendo ofertados em estabelecimentos comerciais, oferecem riscos à saúde dos consumidores.

De acordo com o secretário do Procon de Patos, o trabalho de fiscalização do órgão foi intensificado desde o dia 6 de maio deste ano, com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores patoenses. Segundo ele, cerca de 130 estabelecimentos já foram fiscalizados entre supermercados, mercadinhos, panificadoras e distribuidoras até essa quarta-feira (29).
Outras apreensões - Mais de 50 quilos de carne estragada foram apreendidos em um supermercado da cidade de Patos e uma fábrica que de falsificava água mineral também foi fechada pelo Procon de Patos. Na oportunidade, os fiscais identificaram garrafões de 20 litros, abastecidos com água retirada de poços artesianos, que passavam por um processo de limpeza para ficar com aparência cristalina, mas era imprópria para consumo. 
ClickPB

Benefício para condenados pela Justiça

STF: Condenado poderá cumprir pena em casa se não tiver vaga em presídio

Publicado por: Carlos Rocha
stf
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira uma súmula vinculante determinando que, se não houver vaga suficiente no presídio, o condenado poderá cumprir pena em casa, desde que seja feito monitoramento eletrônico do preso. A corte já havia estabelecido essa tese em um julgamento no mês passado. O caso tem repercussão geral – ou seja, precisa ser aplicado por todos os juízes do país na análise de casos desse tipo. Agora, com a súmula vinculante, não só o Judiciário fica obrigado a cumprir a regra, mas toda a administração pública brasileira.
A norma também estabelece que, se alguém for condenado no regime semiaberto e não houver vaga, a pessoa pode ser transferida para o regime domiciliar. Quando a superlotação for no regime fechado, os presos mais antigos poderão ser transferidos antes para o semiaberto ou o domiciliar, abrindo a vaga aos condenados mais recentes. Essas transferências deverão ser analisadas caso a caso pelos juízes de execução, levando em consideração a periculosidade do detento.
No julgamento de maio, o relator, ministro Gilmar Mendes, declarou no voto que existem hoje 32 mil presos no regime fechado que já poderiam ter sido transferido para o semiaberto, porque já cumpriram o mínimo da pena e também por bom comportamento. No entanto, eles continuam no regime mais severo por falta de vagas no regime semiaberto. Pela decisão do STF, o correto seria mandar essas pessoas para o regime domiciliar – desde que o juiz responsável avalie se a medida não trará prejuízo para a sociedade.
O Globo

Exploração dos jogos de azar

Regulamentação de jogos de azar deve ser votada antes do recesso, diz Renan

Publicado por: Amara Alcântara

cassino
A regulamentação da exploração dos jogos de azar deverá ser votada na próxima quarta-feira (6) pelo Senado.
A proposta foi elencada como uma das propostas prioritárias até o recesso de meio de ano pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que concedeu entrevista à imprensa na tarde desta quinta-feira (30). O último dia de sessões do Senado será 13 de julho.
O recesso oficial do Congresso Nacional (Câmara e Senado) é previsto na Constituição Federal entre os dias 18 e 31 de julho. Mas, caso o Congresso não aprove a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano seguinte, não há recesso — ao menos formalmente.
O presidente do Senado, no entanto, afirmou que caso não haja recesso oficial, as sessões deliberativas (para a votação de projetos) ocorrerão até o dia 13 de julho e serão retomadas apenas em 2 de agosto. Nesse intervalo, podem ocorrer sessões de debates e reuniões de comissões.
Após o recesso, Renan afirmou que o Senado deve analisar pautas consideradas polêmicas, como a independência do Banco Central e a regulamentação da terceirização nas relações de trabalho.
Sobre a terceirização, Renan disse defender uma proposta diferente da aprovada na Câmara. “A terceirização ampla, geral e irrestrita precariza as relações de trabalho. Vamos fazer a regulamentação”, disse Renan.
Até o dia 13, o Senado também deve votar projeto que estabelece limites para a dívida pública da União.
Abuso de autoridade
Renan anunciou ainda a retomada da comissão que vai analisar projeto de lei sobre o abuso de autoridade. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) será presidente da comissão.
Questionado se a análise do projeto tem relação com o avanço da Operação Lava Jato, Renan negou qualquer tentativa de interferir nas investigações.
O senador disse ainda que não tomará nenhuma iniciativa para alterar a lei que regulamenta as delações premiadas, já criticada publicamente por Renan.
“Não adianta. Ninguém vai interferir no curso da Lava Jato. Isso é um discurso político”, disse. “Não vou tomar a iniciativa de mudar [a lei de delação]. Mas o Brasil para avançar precisa da experiência de outros países”, afirmou Renan. O senador disse defender o instituto da delação desde quando ocupou o Ministério da Justiça no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Só através da delação se vai combater esse crime terrível que é o desvio de dinheiro público”, disse.
Fonte: uol

Qual vai ser o próximo vilão das compras?

Depois do feijão, quais produtos podem ser os próximos vilões da inflação?

Publicado por: Amara Alcântara
Assentamento Privado Brasil Ecodiesel Producao de Mamona consorciada com feijao Canto do Buriti - Piaui
Assentamento Privado Brasil Ecodiesel - 
Produção de Mamona consorciada com feijao
Canto do Buriti – Piaui
O feijão tomou o lugar do tomate como alimento que anda pesando no bolso dos brasileiros. O preço do carioca, variedade popular no Sudeste, subiu 54,09% até junho, segundo o IPCA-15, índice do IBGE considerado como a prévia da inflação.
No ano passado, uma caixa de tomates chegou a custar o dobro do que em 2014. Com a inflação ainda alta, muita gente se pergunta: qual vai ser o próximo vilão das compras?
Para tentar responder, a BBC Brasil conversou com economistas e especialistas no mercado de agronegócio. Segundo eles, os itens que podem causar mais preocupação nas próximas semanas são o leite, o milho e o arroz.
O clima é o fator comum em todas as altas, explicam os entrevistados. A distribuição irregular de chuvas neste ano prejudicou a produção dessas culturas.
Arroz
No caso do arroz, as tempestades no Rio Grande do Sul – maior produtor – em abril atrasaram a colheita e causaram uma quebra de 15% na safra. Com menor oferta, os preços cresceram 5,21% até junho, segundo dados do IPCA-15. E devem continuar aumentando até as próximas colheitas, no começo de 2017.
“De acordo com o nosso levantamento, no município de São Paulo variou 6,28% neste ano. E vai subir significativamente nos próximos dois meses”, diz o pesquisador Vagner Martins, do Instituto de Economia Agrícola.
Pode parecer que 6% é pouco, mas a alta é preocupante para um elemento essencial da cesta básica, pondera Martins.
“Às vezes há uma confusão em destacar quedas expressivas de produtos de pouca relevância. Qual a importância da pera no prato do brasileiro? Em contrapartida, o peso do feijão e do arroz têm grande peso na inflação.”
O encarecimento do arroz, no entanto, não deve ser tão dramático como o do feijão. Isso porque há variedades da leguminosa, a exemplo do carioca, que são principalmente produzidos no Brasil, dificultando a importação.
A medida (a importação do feijão) foi anunciada pelo presidente Michel Temer na semana passada para segurar os preços mas, segundo os entrevistados, não deve ser muito eficaz.
“Importar feijão? Da onde? Até tem um pouco no Paraguai, na Argentina, mas (a quantidade) é marginal. O feijão carioca que a gente gosta só nós produzimos. Além disso, o feijão não tem substituto, não dá para fazer lentilha no lugar”, diz o professor do núcleo de estudos de agronegócios da FGV Felippe Serigati.
O mesmo não acontece com o arroz, consumido e vendido por diversos países.
De acordo com Serigati, como o ciclo de produção do feijão é mais curto e não há impeditivos para que ele volte ao normal, os valores devem diminuir até o fim do ano.
Leite e milho
Se as altas da dupla arroz e feijão podem ser passageiras, há outras consideradas mais duradouras pelos especialistas.
As do milho e do leite, por exemplo, são vistas como estruturais e, portanto, mais preocupantes.
O milho é um dos principais componentes da ração das vacas leiteiras e registrou um crescimento expressivo em 2016. Ausente no IPCA-15, um de seus representantes no indicador, o fubá, encareceu 13% até junho. Já o leite subiu 18% no mesmo período e se aproxima de um patamar inédito.
Os entrevistados explicam que a alta do milho se deve à procura no mercado internacional, no qual o Brasil se tornou um vendedor importante. Nos últimos anos, o país acelerou a produção do alimento, conseguiu exportá-lo mais barato e teve grande demanda dos compradores, o que acabou elevando os valores lá fora. O aumento chegou ao mercado interno.
Com o milho caro, a ração aumenta e os produtores de leite têm que desembolsar mais para alimentar suas vacas. A alta é repassada para o consumidor. Além disso, as chuvas fortes no começo do ano prejudicaram as pastagens e as estradas de transporte, dificultando a produção e diminuindo a oferta.
A crise também afetou o setor já que, com menos dinheiro, o brasileiro está cortando derivados. Dados do IPCA-15, a prévia da inflação, mostram que a manteiga, por exemplo, subiu 41,89% neste ano. Com demanda menor, a indústria processadora, por sua vez, compra menos dos produtores.
“Os custos altos e a receita baixa acaba desestimulando o trabalhador da área. Ouvimos relatos de pessoas que estão saindo da atividade, porque não estava mais compensando. Eles migram para a pecuária de corte, cruzam suas vacas com bois reprodutores”, diz o pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, Wagner Yanaguizawa.
Um menor número de produtores significa menos oferta de leite, o que também puxa os preços para cima.
“Esse choque não é temporário, é estrutural. Há risco de valores maiores nas próximas safras”, afirma Serigati.
Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp
Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96492-6379 (não esqueça do “+55”). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.

Fonte: UOL

"Evangelho da mulher de Jesus"

Conheça a bizarra história do suposto ‘evangelho da mulher de Jesus’

Publicado por: Amara Alcântara
 16181395 (1)
O “Evangelho da Mulher de Jesus” – um misterioso fragmento de papiro de 1.300 anos de idade no qual o próprio Cristo afirma ser casado – provavelmente é uma fraude, admitiu a historiadora da Universidade Harvard (EUA) responsável por publicar o texto pela primeira vez.
Revelações sobre o proprietário do papiro, Walter Fritz, um empresário alemão radicado na Flórida, vieram a público num artigo que estará na edição de julho da revista americana “The Atlantic”. A investigação da revista revelou fortes indícios de que Fritz tinha tanto capacidade técnica quanto motivação para forjar o texto.
“Ele basicamente mentiu para mim”, declarou à publicação Karen King, especialista em história do cristianismo primitivo que concordou em analisar o fragmento a pedido do empresário, sob a condição de não revelar o nome dele, e que divulgou seu conteúdo durante uma conferência em Roma, em 2012.
Como era de se esperar, o “Evangelho da Mulher de Jesus” chamou a atenção de milhões de pessoas mundo afora. Em copta, o idioma nativo do Egito na época do Império Romano, o texto (do tamanho de um cartão de crédito) continha frases como “Jesus disse a eles: ‘Minha mulher'” e “Quanto a mim, habito com ela”. Com base em outros textos cristãos antigos, especulou-se que a mulher seria Maria Madalena.
Parecia ser um manuscrito tardio demais para trazer informações relevantes sobre a figura história de Jesus, tendo sido escrito centenas de anos depois de sua morte. Mesmo assim, Karen defendia que a existência do fragmento poderia influenciar o debate sobre sexualidade e celibato nos primeiros séculos do cristianismo.
Para ela, o papiro era um indício de que ao menos algumas correntes cristãs não viam incompatibilidade entre casamento (e sexo) e liderança religiosa.
Logo que imagens do fragmento vieram a público, porém, especialistas questionaram sua autenticidade. Havia esquisitices na caligrafia e no aspecto “limpo” do papiro. E trechos pareciam ter sido simplesmente copiados de outro manuscrito copta famoso, o Evangelho de Tomé, que contém enigmáticos ensinamentos atribuídos a Jesus.
Em 2014, essas dúvidas receberam um golpe quando a Universidade Harvard anunciou o resultado de testes de carbono-14 (método padrão de datar matéria orgânica antiga, o que inclui o papiro) e de análises da tinta. O papiro em si teria sido produzido por volta do ano 750 da Era Cristã, e a tinta era semelhante à encontrada em manuscritos típicos da época entre os anos 400 e 800 d.C.
Isso, porém, não calou os críticos: não seria impossível que um falsificador tivesse comprado um papiro antigo e criasse uma tinta caseira com características semelhantes às usadas entre o fim da Antiguidade e o começo da Idade Média para tentar enganar os especialistas.
COPTA E PORNÔ
Disposto a desfazer o mistério, o repórter Ariel Sabar, da “Atlantic”, passou a rastrear como o papiro teria sido passado de mão em mão ao longo das décadas, e o resultado foi uma trama bizarra envolvendo egiptologia, misticismo e pornografia caseira que parece ter saído do best-seller “O Código da Vinci”.
Walter Fritz dissera ter comprado o papiro de seu conterrâneo Hans-Ulrich Laukamp, dono de uma pequena fábrica de peças automotivas que também se mudara para os EUA. Laukamp, por sua vez, teria mostrado o fragmento, nos anos 1980, a dois egiptologistas da Universidade Livre de Berlim, que assinaram cartas dizendo ter identificado trechos de antigos textos cristãos no papiro.
Acontece que Fritz não guardou os originais de nenhum desses documentos – só cópias ou fotografias. Além disso, ele declarou à historiadora que era só um colecionador curioso e que não tinha ligações com a comunidade acadêmica.
Não era verdade, descobriu o repórter do “Atlantic” após viagens para a Alemanha e para a Flórida. Fritz fizera mestrado em egiptologia na Universidade Livre de Berlim (poderia, portanto, forjar o texto).
Laukamp, suposto dono original, era um sujeito simples que nunca se interessou por antiguidades ou cristianismo primitivo, segundo seus parentes –mas foi sócio de Fritz, que poderia ter forjado a assinatura do ex-sócio no contrato de venda.
Como se não bastasse, a mulher de Fritz é autora de um livro de “escrita automática” no qual afirma receber revelações místicas de anjos, e os dois mantiveram durante anos um site pornô caseiro no qual o alemão exibia filmes dela fazendo sexo com outros homens (cerimônias com sexo grupal teriam sido parte das tradições de antigos grupos cristãos não ortodoxos, segundo seus detratores).
Em entrevista à “Atlantic”, Fritz alegou ter sido abusado sexualmente por um padre na infância e defendeu que os Evangelhos gnósticos –que costumam dar papel de destaque a Maria Madalena– seriam historicamente mais confiáveis do que os da Bíblia, opinião que quase nenhum especialista adota hoje. Fritz ainda convidou o repórter da revista a escrever um romance no estilo de “O Código da Vinci” em parceria com ele.
Tudo isso levou Karen King a admitir que “a balança agora pende a favor da ideia de falsificação”, já que Fritz omitiu todas as informações relevantes sobre si mesmo. “Nunca mais concordarei em fazer esse tipo de estudo com base num doador anônimo. Aprendi minha lição”, declarou ao jornal “Boston Globe”.
Para o frei Jacir de Freitas, franciscano que é um dos principais especialistas do Brasil em textos cristãos apócrifos –que não foram incluídos na Bíblia–, o aparecimento de falsificações desse tipo é natural, considerando o imenso interesse do público sobre o que teria realmente acontecido durante a vida de Jesus.
Por outro lado, isso não altera o fato de que a participação das mulheres na Igreja primitiva provavelmente foi muito intensa, lembra. “Certamente havia mulheres com papel de liderança ativa, e Maria Madalena se tornou uma espécie de símbolo para elas”, afirma.

Fonte: FOLHA 

Renúncia à vista

Se pintar acordão com governo Temer e PSDB, Cunha renuncia, diz jornal

Publicado por: Ivyna Souto
cunha
É o que diz uma matéria da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (30). As condições? Basta o governo Michel Temer unir-se ao PSDB e o DEM para apoiar um candidato à presidência da Câmara que seja apoiado por Cunha. As informações são da repórter Daniela Lima.
Diz a reportagem, que Michel Temer – que esteve reunido com Cunha no último domingo (26) – pretende cumprir o trato. Segue o trecho da matéria:
Após a conversa, Temer se mobilizou pessoalmente para fazer valer a demanda de Cunha e destacou alguns de seus principais ministros para a tarefa de convencer o bloco liderado pelos tucanos a não se opor a um acordo com os aliados do deputado.
Com essa movimentação, líderes do PSDB passaram os últimos dias reunidos com siglas aliadas, como o DEM, o PSB e o PPS, na tentativa de fechar uma posição única.
A ideia do acordão proposto por Cunha ainda não está sedimentada entre a bancada tucana, segundo a Folha. De acordo com a reportagem, integrantes do PSDB “têm dito que, se o partido de fato decidir não lançar um nome para se contrapor ao indicado pelos aliados de Cunha agora, irão expor a divergência”.
O motivo seria o “desgaste de qualquer vinculação com Cunha, nem mesmo em nome de um aceno a Temer ou da próxima disputa pelo comando da Casa, em 2017”.

Fonte: Brasil Post

Desaparecimento

Filha do ator Tony Tornado está desaparecida desde o último domingo

Filha de Tony Tornado está desaparecida
Aretha Pearl, filha de Tony Tornado, está desaparecida desde domingo, 26. A informação foi confirmada pela mãe da chef de cozinha de 39 anos na tarde desta quinta-feira, 30. Maritza Cavalcante, de 68 anos, afirmou ao EGO que o caso já está sendo investigado por policiais de São Paulo. "Estou nervosa e desesperada. Minha filha sofre de depressão e é bipolar. Ela estava cheia de planos para começar a trabalhar. Conversamos na noite de domingo (26) pelo telefone. Ela estava feliz e me contou que tinha conhecido um rapaz chamado Gustavo, que estava feliz e que ia encontrar com ele. De madrugada, por volta das 3h da manhã, ela voltou a me ligar e perguntou se eu estava bem e pediu para eu ficar bem. Depois disso, nunca mais falei com ela. É muito triste. Os policiais já estão investigando o caso e uma amiga minha que é advogada descobriu que ela me ligou de um orelhão na Chácara Santo Antônio (zona Sul de São Paulo)", explicou a mãe de Aretha, que mora com a filha em Campo Belo, na Cidade de São Paulo.
Mensagem enigmática em rede social
No último dia 2 de junho, Aretha compartilhou mensagem enigmática em rede social: "Amigos, novamente me retiro da sociedade para um maior entendimento espiritual e para que seres superiores cuidem de mim. Até breve! Às vezes é preciso morrer um pouco por dentro. Para que então possamos renascer... e crescer mais fortes e sábios numa nova versão de nós mesmos.", escreveu ela, que recebeu mensagem de apoio de amigos e parentes. Ao EGO, o ator Tony Tornado desconversou sobre o assunto. "No momento não quero falar sobre isso. Estou tentando saber o que aconteceu", resumiu ele.
Internação de 20 dias
A mãe de Aretha esclareceu publicação da filha em rede social. "Ela não usa drogas e não é viciada. Há 20 dias, na época que ela compartilhou o recado na internet, Aretha pediu para ser internada porque estava muito deprimida. Ela ficou cerca de 20 dias internada na Clínica Vera Cruz, em São Paulo. Saiu de lá ótima, com energia e bem feliz. Ela não deixava de tomar os remédios. Moramos juntas e conheço minha filha. Ela estava em uma fase boa”, afirmou a mãe.
'Figura super doce', diz amigo
O jornalista Felipeh Campos foi o primeiro a divulgar o sumiço de Aretha no Instagram na tarde desta quinta-feira, 30. Ele ressaltou que a jovem é muito querida pelos colegas.
"Aretha é uma figura super doce, mas recentemente passou por um momento difícil. Em 2014 ela ficou internada por mais de um mês. Logo depois saiu e continuou fazendo tratamento com medicação", contou ele.
Ego

Ex-prefeito de São João do Rio do Peixe é preso

Além de prefeito de Marizópoles, Justiça manda prender irmão de deputado José Aldemir

Publicado por: Carlos Rocha
Dep.-José-Aldemir-2-1
A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, tomada ontem, por maioria, atendendo a pedidos de execução provisória formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva, também atinge o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Aldeir Meireles de Almeida, irmão do deputado estadual José Aldemir Meireles (PP). A sentença também pega Francisco Sales Marques de Sousa, todos condenados, em 2012, no Tribunal, por desvio de verbas públicas.
Essa foi a primeira execução provisória penal julgada pelo TRF5, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido pela possibilidade de execução de acórdão penal condenatório, ainda sujeito a recurso especial ou extraordinário.
“De acordo com essa linha de pensamento, não viola o princípio constitucional da presunção de inocência a execução penal sem o trânsito em julgado da decisão condenatória do Tribunal, porque, pelo contrário, este se desfaz no momento em que a matéria de fato já está resolvida, com o juízo de incriminação formado, só restando discussões de direito. Sendo assim, nada obstaria a produção de efeitos do acórdão condenatório”, afirmou o vice-presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado.

Créditos: Polêmica Paraíba

Luxo e suntuosidade

Associação libera imagens do sanitário de R$5 mil e da janela de R$20 mil do gabinete do presidente do Tribunal de Justiça

Publicado por: Amara Alcântara

BLOG DO HELDER MOURA

'Guerra das torcidas'

Após TRF-5 afastar prefeito, adversários políticos se pegam no tapa em Marizópolis

Adversários
Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (30) mostra adversários políticos se enfrentando no braço na cidade de Marizópolis, no Sertão paraibano.
A confusão aconteceu após o Tribunal Regional Federal da 5ª Regial (TRF-5) mandar afastar do cargo e determinar a prisão do prefeito da cidade, José Vieira.
José Vieira foi condenado em processo que apurou crime de responsabilidade na aplicação de verbas públicas federais em obras de sanitária no município.
Confira o vídeo:


Roberto Targino – MaisPB

Futuro cardiologista foi cortador de cana

'Chorei demais', revela ex-cortador de cana que se formou em Medicina

Médico é o primeiro da família a ter curso superior e se formou na UPE. Filho de pedreiro e ex-cortadora de cana, ele entrou em medicina em 2010.

Um dos sete filhos do pedreiro José Lopes, de 63 anos, e da dona de casa Edileusa Maria, de 59, o agora médico Jonas Lopes trabalhou como cortador de cana até os 15 anos. Nascido em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, Jonas morou até 2006 em Joaquim Nabuco. Hoje com 30 anos, o futuro cardiologista garante ao G1: "o que me move é o conhecimento e ajudar as pessoas".
Ele é o primeiro da família a ter curso superior, mas acredita que no futuro os irmãos irão seguir o mesmo caminho. "Agora eu só quero ajudar meus pais, dar orgulho a eles e aos meus irmãos e continuar exercendo meu amor pela medicina, distribuir esse amor para os meus pacientes. Também quero estudar, estudar e nunca parar", afirmou.
Jonas se tornou médico de fato e direito na quarta-feira (29) - dia da colação de grau. Ele disse que não conseguiu segurar a emoção no momento em que foi homenageado pelos colegas.
"Tivemos uma colação antecipada no dia 17 de junho, que foi para pegar o registro do Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco]. Na solenidade oficial, na hora do discurso da oradora, ela disse: 'Jonas, levante'. Em seguida, falou um breve histórico da minha vida, me parabenizou e todos os meus colegas me aplaudiram. Não aguentei e chorei demais", revelou.
O médico, que desde de criança ajudava a mãe a cortar cana, trabalhou na zona rural de Joaquim Nabuco dos 12 aos 15 anos. Foi também durante a infância que veio o sonho de cursar medicina. Desde pequeno Jonas gostava de ciências. Devido às dificuldades pelas quais a família passava, pensou em ser professor, porque - para ele - seria mais fácil. "Mas eu ficava admirando o trabalho de médico. Sempre tive a medicina no coração", falou.
Entre os anos de 1998 e 1999, o médico parou de estudar. Ao G1, ele disse que esta "parada" nos estudos foi um momento de rebeldia. "Eu recomecei em 2000. Na verdade, eu caí na real. Ver minha mãe trabalhando no engenho, sofrendo… Ela tinha que comprar os meus cadernos e dos meus irmãos ou comida para dentro de casa. Quando eu vi esse sofrimento dela, decidi que jamais iria parar de estudar. O céu não é nem o meu limite. Eu amo estudar", explicou Jonas.
O recém-formado também trabalhou dando aulas de de reforço, em casas de jogos e carregando frete na feira. No ano de 2006 ele fez o vestibular de medicina e passou só na primeira fase.
Em 2007, Jonas começou a se preparar para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), que oferecia vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas. "Eu conheci o sistema de cotas da instituição e vi que tinha como entrar por ele, já que eu sempre estudei por escola pública. Esse sistema de cotas foi minha esperança", lembrou o médico.
Aprovação na UPE
Jonas tentou entrar na universidade por três anos. Em 2006 ele estudou sozinho e não conseguiu a aprovação. No mesmo ano ele juntou o dinheiro do trabalho para ir morar no Recife com a irmã. De 2007 até 2009 - ano no qual foi aprovado - ele cursou pré-vestibular e estudava de dez a 12 horas por dia.
O médico recém-formado conseguiu assistência moradia e alimentação como bolsa da UPE e morou durante seis anos na Casa do Estudante de Pernambuco. "Fui monitor de inglês na casa, ganhei bolsa de iniciação científica e extensão universitária", disse.
Em 2014 Jonas começou a estagiar em uma unidade de saúde de Joaquim Nabuco. Com o estágio ele ajudava na renda dos pais. "Eu ficava atendendo e passava os casos para o médico plantonista, que é como é regulamentado pelo código de ética médica", lembrou.
Veja Vídeo:

G1 - NE10
Créditos: Margarida Azevedo


Mente criminosa

Delegado revela que além de mandar matar irmão, Celeste planejava crimes contra conhecidos e sequestrar filho de empresário


ASSASSINA
O bando preso por suspeita de matar o universitário Marcos Antônio Filho, de 28 anos, planejava outros crimes, inclusive sequestro, de acordo com o delegado Aldrovilli Grisi. A comprovação veio com base em mensagens de texto em poder da principal suspeita, a irmã da vítima, Maria Celeste. Inclusive, no decorrer das investigações, a polícia passou a acreditar que um empresário de 54 anos preso sob suspeita de receptação seria, na verdade, mais uma vítima de Celeste. Ela planejava um roubo contra o empresário e também sequestrar o filho dele.
Conforme Grisi, uma procuração falsa de Marcos foi encontrada na casa do empresário de 54 anos. Marcos teria encontrado esse documento e questionado a irmã e, por isso, teria sido morto. Porém, no decorrer das investigações, a polícia passou a acreditar que o empresário é mais uma vítima de Celeste.
O empresário pode não estar diretamente ligado ao homicídio, ou ter algum interesse no crime, mas foi necessária sua prisão para auxiliar nas investigações. “Tudo indica que ele seja a pessoa que comprava todos os bens que Maria Celeste lapidava da família, do patrimônio familiar. A nossa intenção é buscar se ele tinha interesse ou não no homicídio. Até o presente momento, tudo está se desenhando que ele não tinha intenção de participar desse crime, mas, por uma questão de interesse da investigação, foi necessária a prisão dele nesse momento”, explicou o delegado.
Segundo as investigações, Celeste e os outros presos planejavam cometer crimes contra esse empresário e outros empresários que ela conhecia. “Informações extrainquérito indicam que os demais criminosos estavam planejando um roubo contra ele. E não só um roubo, mas também um sequestro contra o filho dele. Há conversas, diálogos de mensagens de texto da própria Celeste, provendo informações privilegiadas tanto dele como possivelmente de outros empresários, outras pessoas com quem ela mantinha contato”, disse o delegado.
A polícia segue apurando se ele teve participação no homicídio. Por enquanto, ele segue preso para ajudar nas investigações e também por crime ambiental. Com ele, foram apreendidas 47 aves silvestres e ele foi multado em R$ 27 mil.
Relembre
Marcos Antônio Filho foi baleado no dia 4 de junho, durante um suposto assalto à padaria que pertencia à irmã. O jovem, que cursava Medicina Veterinária no Campus da Universidade Federal da Paráiba (UFPB) na cidade de Areia, no Brejo paraibano, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.
“Se a gente soubesse que era irmão, a gente tinha matado ela”, disse o executor de Marcos Antônio, de 28 anos, morto com um tiro na cabeça na padaria da família no dia 4 de junho, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28) na Central de Polícia, no bairro do Geisel, na capital.
Os bens da família eram avaliados em cerca de R$ 1 milhão, e teria sido o motivo pelo qual Maria Celeste, de 26 anos, teria mandado matar o irmão durante um suposto assalto à padaria dela, no bairro Jardim Luna, em João Pessoa, segundo informou o delegado Aldrovilli Grisi.
Segundo o delegado, depois da morte do pai dos irmãos, quem passou a gerir o patrimônio da família, que mora em Bayeux, foi a irmã, uma vez que a vítima estudava e morava em Areia, no Agreste do estado. Durante a ausência do irmão, ela conseguiu vender um imóvel e um carro pertencente à família e ainda segundo Aldrovilli Grisi, teria falsificado a assinatura do irmão para poder vender um imóvel que estava no nome dele.
Uma sétima pessoa foi presa, conforme informações passadas por Grisi a reportagem da TV Cabo Branco por volta das 12h30. O homem era motorista de transporte alternativo e teria ajudado a dupla que realizou a ação criminosa na padaria durante a fuga.
Encomenda do crime e envolvidos
Conforme Aldrovilli Grisi, a morte do estudante foi encomendada pelo valor de R$ 13 mil, que a suspeita pretendia pagar após a execução. O delegado explica que ela não tinha o dinheiro no momento do contrato. “Ela pretendia pagar os executores do irmão com o dinheiro dos bens do próprio irmão”, explica.
Além de Maria Celeste, foram presos Ricardo de Sousa, de 31 anos, autor do disparo; Nielson da Silva, de 38 anos, comparsa do atirador; Severino Fernando, de 37 anos, que serviu de ponte entre a irmã e os criminosos; Wérlida Raynara, de 21 anos, que seria namorada de Celeste; e João Cardoso, de 54 anos, que está preso preventivamente, pois seria comprador de imóveis da família.
As prisões são preventivas e conforme o delegado devem se transformar em temporárias após o aprofundamento das investigações. As cinco pessoas apresentadas na coletiva, o que exclui o comprador das propriedades, devem ser indiciadas por homicídio em concurso com roubo – que é quando o roubo é forjado para ocultar uma execução – e por formação de quadrilha.
Investigações
O caso foi tratado primeiramente como homicídio, por isso investigado pela Delegacia de Homicídios, depois passou para Roubos e Furtos porque havia a suspeita de que fosse um latrocínio – roubo seguido de morte. A mudança de rumo na investigação aconteceu após a polícia conseguir na Justiça a quebra de sigilo telefônico da vítima. Nos registros do celular da vítima, a polícia encontrou várias ligações do irmão para a suspeita onde ele questionava a venda do patrimônio, bem como a forma que ela havia conseguido para vender o imóvel dele. Depois disso, a polícia conseguiu a quebra do sigilo da suspeita e descobriu como se deu a negociação para a morte do jovem.
Grisi explicou que a suspeita não gostava de ser questionada e teve a ideia de executar o irmão para poder vender os imóveis e bens livremente e sustentar um padrão de vida alto que ela levava. A delegada de Roubos e Furtos, Julia Valeska, disse que Celeste fez isso “para viver uma vida de ostentação”.
O delegado relatou na coletiva que a suspeita sustentava duas namoradas, uma delas foi presa, além de gastar muito em festas, viagens e compras em restaurantes e shoppings de João Pessoa e Recife. “Ela levava uma vida luxuosa e queria manter, e a forma que ela encontrou foi vendendo os bens da família”, detalhou Grisi.
Irmã foi mandante
Na segunda-feira (27), foi presa Maria Celeste Medeiros, de 26 anos, a irmã de Marcos Antônio, de 28 anos, morto durante assalto a uma padaria no Jardim Luna, em João Pessoa, no dia 4 de junho. Ela foi presa como a mandante do assassinato do irmão. Ele foi morto com dois tiros na cabeça e, conforme a polícia, possivelmente visando a herança da família.
“Está comprovado que ela foi a mandante”, disse o delegado Aldrovilli Grisi Dantas.
Outros cinco suspeitos também foram presos. De acordo com o delegado, novos detalhes do caso vão ser repassados nesta terça-feira (28), durante uma coletiva de imprensa.
O crime
A vítima, irmão da proprietária do estabelecimento, foi socorrida em estado grave. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens armados entraram na padaria, renderam os funcionários e clientes, roubaram o dinheiro do caixa e a motocicleta da vítima que foi baleada e fugiram.
O rapaz ferido mora em Areia e vinha a João Pessoa nos fins de semana para ajudar no estabelecimento comercial da irmã. Um dos padeiros do estabelecimento, que se identificou apenas como Araújo, relatou que os assaltantes atiraram no homem quando ele estava deitado no chão. “O rapaz estava deitado no chão. Aí ele [o assaltante] disse ‘cadê a chave da moto?’, o rapaz deu. ‘A moto tem alarme ou não?’, o rapaz não chegou nem a responder, ele deu um tiro no chão e outro na cabeça do rapaz, na covardia”, detalhou o padeiro.
Ainda de acordo o funcionário da padaria, ele flagrou a dupla quando seguia para buscar ovos e leite para fazer bolo. Foi neste momento que os assaltantes perceberam a presença dele e também o renderam. “Também me mandaram deitar. Deitei para cima, para esconder uma faca que tava na mesa de trabalho”, explicou.
Conforme informações do cabo Lenildo, da Polícia Militar, o funcionário da padaria foi socorrido por uma equipe do Samu em estado de saúde grave e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. “Estamos mantendo contato com a dona para que as imagens da câmera de segurança sejam usadas na busca pelos suspeitos”, comentou.
“Foi execução”, disse perito
Após os primeiros exames periciais,  uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) concluiu que o tiro não havia sido acidental. Para o perito criminal responsável pela análise, Aldenir Lins, o crime tem características de execução.
“Foram executados dois disparos. O primeiro disparo pegou em um lixeira, esse não foi direcionado para ninguém, foi um tiro direcionado para baixo, para o piso, e acabou atingindo a lixeira. O outro disparo foi exatamente na cabeça da vítima. Esse outro disparo foi muito direcionado para a vítima. Ele não foi naquela coisa de um momento no calor da emoção, não houve reação por parte da vítima. Já deu para perceber que ele chegou, a vítima estava ao solo, estava rendida”, comentou. 
http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/noticia/172247_apos-mandar-matar-o-irmao–celeste-planejava-sequestrar-filho-de-empresario–afirma-delegado
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: André Resende com G1

Fábrica de aviões é inaugurada em Campina Grande

Empresário inaugura fábrica de aviões e tem encomenda de 250 mil dólares

Juan Pinheiro passa a fabricar aviões de 2 e quatro lugares


O empresário da área de TI – Tecnologia da Informação, Juan Pinheiro, inventor de tecnologia para tornolezeira – inaugurou nesta quinta-feira pela manhã, no Aeroclube de Campina Grande, a fábrica de aviões de 2 e quatro lugares, cuja certificação da Agencia Nacional de Aviação está curso inserindo a cidade ainda como ambiente de Oficina para consertos de aeronaves. A primeira encomenda já está em curso com valor de U$ 250 mil dólares para ser entregue até setembro.
Em entrevista Exclusiva ao Portal WSCOM, Juan Pinheiro explicou que há tempo vem se dedicando a estudar o mercado nacional e internacional participando de diversas Feiras, em especial nos Estados Unidos, identificando potencialidade no setor.
- Como usuário e dedicado estudioso no segmento, até motivado por minha esposa, resolvi aprofundar as avaliações e entendimentos visando identificar meios capazes de estabelecer com perspectivas de resultados positivos uma Base industrial em Campina Grande já dialogando com outros estados – observou.
Juan Pinheiro confirmou que está em fase de desenvolvimento final a primeira aeronave na sua indústria, cujo material de estrutura externa de fibra foi adquirida nos Estados Unidos com inserção de peças produzidas em Campina Grande.
- Tivemos a demanda de um médico da cidade que investiu U$ 250 mil para adquirir o primeiro avião produzido na fábrica – explicou.
Ele confirmou ainda que a ANV está agendando nova visita técnica para Certificação da indústria, embora considere – a com todas as condições exigidas pela avião brasileira e internacional. “Estamos rigorosamente dentro do Padrão Internacional de produção de aviões”, finalizou.
WSCOM

A mais 'mais'

Atriz Scarlett Johansson é eleita atriz mais rentável de Hollywood de todos os tempos

Scarlett Johansson é eleita atriz mais rentável de Hollywood
Scarllett Johansson foi eleita a atriz mais rentável de Hollywood de todos os tempos, segundo um levantamento da Box Office Mojo. As informações são do site Motto .
Aos 31 anos, a atriz arrecadou cerca de US$ 3,3 milhões sendo a única mulher entre os 10 primeiros da lista, superando nomes como Helena Bonham Carter, Julia Roberts e Anne Hathaway.
Harisson Ford foi considerado o mais rentável, tendo acumulado US$ 4,9 bilhões, seguido por Samuel L. Jackson (US$ 4,7 bilhões), Morgan Freeman (US$ 4,4 bilhões), Tom Hanks (US$ 4,3 bilhões) Robert Downey Jr. (US$ 3,9 bilhões), Eddie Murphy (US$ 3,6 bilhões) Tom Cruise (US$ 3,6 bilhões), Johnny Deep (US$ 3,3 bilhões) e Michael Cane (US$ 3,3 bilhões).
Entre as mulheres, Cameron Diaz ficou em 19º lugar, seguida por Helena Bonham Carter (26º), Cate Blanchett (29º), Julia Roberts (30º), Elizabeth Banks (31º), Emma Watson (32º) e Anne Hathaway (50º).
Nos últimos anos, Scarlett deu vida a Natasha Romanoff, a Viúva Negra, no universo cinematográfico da Marvel, nos filmes Homem de Ferro 2, Os Vingadores , Capitão América : Solado Infernal , Os Vingadores: A Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil .
Recentemente, a atriz falou sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres em Hollywood. “Há algo nojento sobre eu ter essa conversa. Estou muito feliz, tenho uma boa vida e me orgulho de ser uma atriz que está trabalhando tanto quanto seus colegas do sexo masculino".
Terra

Inauguração do calçamento da 'Rua de Sebosa'

HOJE TEM 'LUIZ DO ACORDEON', EM JURU, NA INAUGURAÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA FRANCISCA PLÁCIDO 

Foto de Maelson Alves Pereira.
Rua Francisca Plácido (Rua de Sebosa), no Bairro São Sebastião, em Juru - PB, no início de sua pavimentação em meio-fio e paralelepípedos
A Prefeitura Municipal de Juru realiza na noite desta quinta-feira (30), a partir das 19h00, a inauguração do calçamento da Rua Francisca Plácido, no Bairro São Sebastião.
O evento contará com a apresentação do grande forrozeiro juruense Luiz do Acordeon.
Foto de Luiz Arranca Toco Prisioneiros Do Forró.
Grande sanfoneiro juruense Luiz do Acordeon

17 maridos

CANTORA GRETCHEN SE CASA PELA 17ª VEZ, COM EMPRESÁRIO PORTUGUÊS

Gretchen se casa mais uma vez em cerimônia bancada por Eliana.

Publicado por: Gutemberg Cardoso

AAhOHMD
Gretchen casou mais uma vez! A cantora oficializou a união com o empresário Carlos Marques, na noite desta quarta-feira (29), em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo. A eterna rainha do bumbum e o português estão juntos desde o início de 2013 e receberam convidados como Eliana, que exibirá a festa em seu programa no SBT no dia 10, Otávio Mesquita, Simony, Adryana Ribeiro, madrinha da cerimônia, e Luciano Nassyn (ex-integrante do grupo Trem da Alegria).
Irmã da cantora, Sula Miranda, também prestigiou a nova união da mãe de Thammy Miranda, e teve a companhia da namorada do sobrinho, Andressa Ferreira. Para o novo casamento, a ex-participante de “A Fazenda” escolheu um vestido longo rosa claro e se emocionou no altar. Ao todo, cerca de 200 pessoas estavam na festa. Em junho de 2013, a artista já havia se casado com Carlos, mas em uma cerimônia realizada em Portugal. Na época, ela disse que aquele era o seu quinto casamento.
Recentemente, Gretchen, que será vivida no cinema por Emanuelle Araújo, e Carlos participaram do reality da TV Record “Power Couple”, vencido pela atriz Laura Keller e Jorge Sousa. No currículo amoroso da intérprete de “Conga Conga Conga” estão o sertanejo Christian, da dupla com Ralf, e Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo nos anos 1980.
Irmã da cantora, Sula Miranda, também prestigiou a nova união da mãe de Thammy Miranda, e teve a companhia da namorada do sobrinho, Andressa Ferreira. Para o novo casamento, a ex-participante de “A Fazenda” escolheu um vestido longo rosa claro e se emocionou no altar. Ao todo, cerca de 200 pessoas estavam na festa. Em junho de 2013, a artista já havia se casado com Carlos, mas em uma cerimônia realizada em Portugal. Na época, ela disse que aquele era o seu quinto casamento.
Recentemente, Gretchen, que será vivida no cinema por Emanuelle Araújo, e Carlos participaram do reality da TV Record “Power Couple”, vencido pela atriz Laura Keller e Jorge Sousa. No currículo amoroso da intérprete de “Conga Conga Conga” estão o sertanejo Christian, da dupla com Ralf, e Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo nos anos 1980.

AAhOjrO
(Por Guilherme Guidorizzi)
Fonte: http://www.msn.com/Créditos: Guilherme Guidorizzi

37 anos de experiência

Fernando Prass será o brasileiro mais velho na história do futebol olímpico

Foto: Cesar Greco / Fotoarena
Foto: Cesar Greco / Fotoarena
Ao lado de Neymar e Douglas Costa, Fernando Prass foi um dos três convocados acima dos 23 anos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Aos 37, o experiente goleiro do Palmeiras vai se tornar o brasileiro mais velho na história a defender a seleção de futebol em uma Olimpíada.
Antes do camisa 1, o jogador mais velho a atuar pelo Brasil no futebol olímpico foi Bebeto. O camisa 7 tinha 32 anos nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.
Nascido em 9 de julho de 1978, Prass completará 38 anos antes dos Jogos do Rio. Com isso, ele terá o dobro da idade de Gabriel Jesus (19), seu companheiro no clube alviverde e também convocado pelo técnico Rogério Micale.
Quando o atacante nasceu, em 1997, Prass tinha 18 anos e ainda estava nas categorias de base do Grêmio. Ele só estreou nos profissionais em 1999.
“Depois de tudo que passei recentemente, batendo pênalti em uma final e sendo chamado para a Seleção olímpica, coisas que nunca imaginei, vou continuar trabalhando e deixar as coisas acontecerem. Se tiver um desempenho que me credencie e o técnico me achar merecedor, vou estar sempre sonhando”, afirmou o goleiro nesta quarta-feira, sobre a chance de defender a equipe principal.
Entre 2000 e 2001, foi emprestado pelo time tricolor ao Francana e Campinense antes de deixar o clube gaúcho. Depois, ainda atuou por Coritiba, União de Leiria-POR e Vasco até chegar ao Palmeiras em 2013.
A convocação para o Rio-2016 foi a primeira da carreira do goleiro. Antes disso, Prass nunca tinha sido chamado para jogar na seleção brasileira, nem mesmo nas categorias de base.
ESPN

Um paraibano na China

Shanghai SIPG anuncia contratação do atacante brasileiro Hulk via rede social

hulk
O Shanghai SIPG anunciou na manhã desta quinta-feira a transferência do brasileiro Hulk por um de suas redes sociais. O jogador chega do Zenit ao clube chinês custando 55 milhões de Euros, cerca de R$ 207 mi, e se tornando a contratação mais cara do futebol do país – o recorde antigo era de Alex Teixeira, que foi do Shakhtar Donetsk ao Jiangsu Suning por 50 milhões de Euros. O tempo de contrato ainda não foi divulgado.
Hulk chega ao Shanghai para ser companheiro de Elkeson, Conca e Asamoah Gyan, em equipe comandada pelo sueco Sven-Göran Eriksson. A equipe ocupa atualmente a quarta colocação no Campeonato Chinês, com 24 pontos, e briga por uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia.
No Zenit desde de 2012, quando o clube russo pagou € 55 milhões (R$ 206 milhões) ao Porto para contratá-lo, Hulk tinha contrato válido até o fim de junho de 2019. O futebol asiático não é novidade para o atacante brasileiro, que no Japão já defendeu Kawasaki Frontale, Hokkaido Consadole Sapporo e Tokyo Verdy.
MaisPB

Porte ilegal de arma leva vereador à prisão

Vereador de Marizópolis, no Sertão da Paraíba, é preso por porte ilegal de arma

Arma vereador
Um vereador foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por porte ilegal de arma de fogo, na noite de quarta-feira (29), no município de Pombal, Sertão paraibano.
O político de Marizópolis, município localizado a 461 quilômetros de João Pessoa, estava dirigindo um VW Golf quando foi abordado na BR 230.
Antes do início da revista os policiais perguntaram ao parlamentar se havia droga ilícita ou arma de fogo no interior do carro, mas, mesmo diante da resposta negativa, os agentes da PRF deram início ao procedimento. Ao perceber que a arma seria encontrada, o vereador declarou que havia uma pistola Taurus de calibre .380, com munições, dentro do veículo.
Os PRFs encontraram a arma e, em seguida, pediram que ele apresentasse o porte. No entanto, ele alegou que não possuía o documento. O homem foi conduzido para a Delegacia da Polícia Civil de Sousa, onde o flagrante foi registrado.
PRF-PB