domingo, 27 de março de 2016

JOVEM DE JURU MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA EM SÃO PAULO

Um jovem de 23 anos, natural da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, morreu com suspeita de dengue hemorrágica na manhã deste domingo (27/03) em Sorocaba/SP.
Segundo informações, Adolfo Nunes começou a ter sintomas da doença há alguns dias, mas se recusava a procurar atendimento médico. A vítima foi internada às pressas em uma unidade de saúde, onde foi veio a óbito.
O resultado do laudo que vai confirmar se Adolfo morreu de dengue hemorrágica será divulgado em breve. Tudo indicar que o corpo será sepultado no cemitério municipal de Juru.
INAUGURAÇÕES CANCELADAS
Em virtude do falecimento do jovem, o prefeito de Juru, Luiz Galvão, cancelou as inaugurações das Ruas Miguel Cândido e Gigliola Teixeira, previstas para acontecer na tarde deste domingo (27/03).

FONTE: BLOG DO ARYEL AQUINO

terça-feira, 15 de março de 2016

Homem mata ex-companheira e comete suicídio em Solidão

Uma mulher foi brutalmente assassinada na manhã desta terça-feira (15/03) na cidade de Solidão, no Sertão de Pernambuco.
Élida Souza, de 20 anos, foi espancada, esfaqueada e alvejada com um tiro de arma de fogo na altura do tórax pelo ex-companheiro Edson Ramos de Carvalho, de 25 anos, que após tirar a vida da jovem se matou.
O crime aconteceu na Rua da Pedra e informações dão conta de que o casal estava separado há um mês. Edson estava viajando e chegou à cidade nesta manhã, onde ao se encontrar com a ex tiveram uma discussão, resultando na tragédia.
Depois de praticar o crime, o acusado fugiu e se suicidou com a mesma arma na zona rural do município. Os corpos devem ser encaminhados ao IML de Caruaru.

Até breve!

QUE DEUS E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ME ACOMPANHEM E ME ABENÇOEM!

Foto de Izabella Emmanuelly Leite.
"Divino Jesus, Médico dos médicos, eis que estou prestes a passar por uma cirurgia. Eu vos louvo, Senhor, pelo dom da minha vida e me entrego inteiramente em vossas mãos. 
Que Nossa Senhora e os vossos Santos Anjos, conduzidos por São Rafael, o Arcanjo da Cura, entrem, antes de mim, na sala de operação.
Quando eu estiver no leito da cirurgia, que eu esteja em vossos braços, Jesus. Guiai as mãos dos médicos. Abençoai toda a equipe médica. 
Que eu fique liberto de uma vez por todas desta enfermidade. Que todo medo e pensamento negativo se afastem de mim. 
Abençoai minha pressão arterial, batimentos cardíacos, respiração e circulação sanguínea. Que tudo e todos concorram para o meu bem. Permiti que a cirurgia tenha pleno êxito e que logo eu possa estar em casa, com minha família, retomando as minhas atividades. 
Amém".

Aniversariante do Dia

OS PARABÉNS ESPECIAIS DE JURU EM DESTAQUE DESTA QUARTA-FEIRA SÃO PARA ENGENHEIRA CIVIL JANAÍNA LEITE

Foto de Kátia Nicoleto.
Minha sobrinha Janaína Leite, a aniversariante especial de Juru em Destaque desta terça-feira (15), é a mais nova engenheira civil da cidade de Juru!

A resposta necessária

COMENTÁRIO ANÔNIMO NÃO É DIGNO DE RESPOSTA, MAS O MOMENTO EXIGE FAZÊ-LO

Foto de Ruberval Sousa.Diante da necessidade de me ausentar por alguns dias da blogosfera, em virtude de uma intervenção cirúrgica a que terei que me submeter e, portanto, ficar sem atualizar as postagens do site Juru em Destaque, preciso esclarecer o seguinte:
A propósito da matéria "Condenação de Dr. Severiano é mantida", postagem datada de 10 de março de 2016, recebi um covarde e provocativo comentário a respeito do assunto que sequer é digno de resposta - principalmente em se tratando de uma pessoa que se esconde por trás do anonimato -, comentário este que apesar de não ter publicado antes, somente agora resolvi levar a conhecimento dos leitores do blog.
A referida matéria trata de uma postagem tão somente copiada do site ParlamentoPB, amplamente divulgada por outros sites do Estado da Paraíba, cujo teor se refere a rejeição de recurso impetrado pelo excelentíssimo senhor ex-prefeito do município de Tavares, Dr. Severiano Bezerra, tendo ficado mantida a condenação que lhe fora imputada.
Da minha parte nenhum comentário foi acrescido ao copiar a referida matéria, até porque não teria motivos para fazê-lo. Pois, além de ter respeito a pessoa do ex-gestor tavarense, tanto como homem público ou quanto o excelente profissional da medicina que é, eu também já tive contas rejeitadas como administrador da Prefeitura Municipal de Juru, assim como tantos outros prefeitos também estão sujeitos.
Quanto ao comentário feito pela pessoa anônima, embora faça parte de uma insignificante minoria, infelizmente não temos como agradar a todos os quase cinco milhões de leitores que acessam o blog Juru em Destaque desde a sua criação e estamos, pois, sujeitos a elogios e de igual modo às críticas. 
Quero deixar bem claro, no entanto, a minha responsabilidade e isenção como comunicador e também a consciência que jamais tive a intenção de fazer o mal a quem quer que seja, nem tampouco fui babão em algum momento da minha vida, como fui covardemente acusado.
Quanto ao infarto que sofri a poucos dias atrás, graças a Deus resisti e estou aqui firme e forte para continuar a luta, apesar da cirurgia que terei que fazer na próxima quinta-feira (17) . 
Rogo, portanto,  ao Todo Poderoso que abençoe o responsável pelo maldoso comentário para que este não venha a adoecer e, se o for, que seja abençoado por Deus e tenha a mesma sorte que eu tive.   
Leia abaixo na íntegra o teor do comentário:      
"VC É COMO BOLA MESMO, DEIXA DE SER BESTA BLOGUEIRO BABAM, DE TANTO TU FAZER O MAL VIU O QUE ACONTECEU A POUCO DIAS ATRAS, AÍ MORRENDO. VAI REZAR, CARA PÁLIDA. em Condenação de Dr. Severiano é mantida  Anônimo  em 10/03/16''

'Rua da Fogueira' é pavimentada

PAVIMENTAÇÃO DA RUA FRANCISCA PLÁCIDO DA SILVA GOMES, EM JURU: UM SONHO DOS MORADORES REALIZADO

Foto de Maelson Alves Pereira.

A pavimentação em meio fio e paralelepípedos da Rua Francisca Plácido da Silva Gomes é, sem sombra de dúvidas, uma obra de grande alcance social e de fundamental importância para quem reside naquela artéria, em se tratando de uma via pública localizada em terreno muito acentuado e de difícil acesso na forma como antes se encontrava.
Embora não tenha sido contemplada através de convênio firmado com órgãos estaduais ou federais, como foram beneficiadas outras ruas ultimamente, a construção da obra de calçamento da Rua Francisca Plácido da Silva Gomes está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Juru.
Conhecida como 'Rua da Fogueira' ou 'Rua de Sebosa', a artéria recebeu atenção especial do prefeito Luis Galvão que, apesar da crise financeira que no momento aflige todas as prefeituras, assumiu o compromisso de tornar possível o acesso àquela rua antes intransitável.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.

Luis Galvão inspeciona obras de calçamento de ruas

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS TRANSFORMA CIDADE DE JURU EM CANTEIRO DE OBRAS

Foto de Maelson Alves Pereira.
Prefeito Luis Galvão da Silva visita obras de pavimentação da Rua Valeriano Alves, em Juru
Até que enfim, foi solucionado o entrave que impedia a liberação de recursos de convênios destinados à construção de pavimentação em meio fio e paralelepípedos em ruas da cidade de Juru, que vive hoje uma nova realidade.
Prova disso, foi o início do calçamento da Rua Valeriano Alves, localizada na parte alta da cidade, cuja obra já se encontra em fase de conclusão, conforme se pode ver pelas fotos enviadas ao blog Juru em Destaque pelo secretário municipal Maelson Alves.
O contentamento dos moradores da referida via pública foi compartilhado pelo prefeito Luis Galvão da Silva durante visita de inspeção dos serviços já executados da obra. 
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.
Foto de Maelson Alves Pereira.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Aniversariante do Dia

OS PARABÉNS ESPECIAIS DE JURU EM DESTAQUE DESTA SEGUNDA-FEIRA SÃO PARA JOVEM TACIMERE FERREIRA

Foto de Geraldo Luiz.
Taacimere, a aniversariante especial de Juru em Destaque desta segunda-feira, é o anjo da guarda do meu filho Davi

Confusão nos bastidores

Protestos realizados ontem geram guerra no elenco da Rede Globo

Protestos  realizados ontem geram guerra no elenco da Globo
Os protestos realizados ontem (14) pelo país contra o governo de Dilma Roussef (PT), Lula e contra a corrupção causaram uma grande uma confusão nos bastidores da Globo.
Apesar da emissora deixar claro em seu manual de conduta que seus artistas não devem se manifestar publicamente em questões políticas, principalmente os que estão no ar no momento em alguma produção da emissora, boa parte do elenco global resolveu endossar os coro nas ruas contra o governo atual.
Fotos nos protestos, mensagens nas redes sociais e até desabafos no Faustão marcaram o dia. Um time de famosos liderados por Susana Vieira, Márcio Garcia e Marcelo Serrado postaram fotos em vans e nas ruas do Rio participando dos protestos contra a corrupção no país. Usavam a camiseta "morobloco", em homenagem ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato.
Apresentadores como Luciano Huck usaram o Instagram para apoiar as manifestações e mandar seu recado. Luana Piovani gravou um vídeo cantando o Hino Nacional. Viviane Araújo, Juliana Knust, Malvino Salvador, Cristine Fernandes, Ronaldo, Caio Castro e Juliana Paes engrossaram o time global nas ruas.
Convidado do "Domingão de Faustão" de ontem, Juliano Cazarré , o MC Merlô de "A Regra do Jogo", fez seu protesto ao vivo. "Não somos idiotas, não estamos lutando ou protestando por qualquer partido. Chega de corrupção, mas chega também de tanta incompetência no governo", esbravejou o galã global.
Em seguida, o ator continuou o seu discurso contra o governo em rede nacional. "Não é golpe! No Rio de Janeiro, mais de um milhão de pessoas foram às ruas. Aqui em São Paulo foram mais de dois milhões, não foi só capital, vimos protestos em cidades menores, em todos os lugares. O povo não é mais idiota", opinou ele.
Do outro lado estava Mônica Iozzi. A "queridinha" da Globo comprou briga com os colegas de emissora e com o próprio patrão ao criticar a manifestação e a cobertura da imprensa, incluindo a atuação do principal noticiário da Globo, o "Jornal Nacional".
Ela chamou a mídia de tendenciosa: "Somos um povo que se informa apenas por manchetes do JN”. A atriz disse que os brasileiros estão cegos e equivocados com o que acontece no território nacional. Iozzi escreveu que não estava apoiando o governo, mas que também não se via aliada aos partidos de oposição à Rousseff. A apresentadora reclamou ainda do noticiário, dizendo que não se sente muito bem informada com o que é noticiado pela imprensa e que ninguém a representa. "E agora, José?”, questionou ela.
"Não aprovo o governo, não aprovo oposição. Acho a mídia tendenciosa. Não me sinto bem informada, nem representada por ninguém. E agora, José?", escreveu ela.
Ex-companheiro de Iozzi na bancada de "Vídeo Show", Otaviano Costa mostrou não escondeu sua opinião. "Opiniões contrárias são bem vindas, mas por favor, com respeito. Já tentei postar por duas vezes, minha expressão tupiniquim pelo dia de hoje e contrariado, diante dos obtusos que vociferam suas palavras de agressão, preferi retirar do ar, para não me aborrecer. Mas agora não mais retirarei. E excluirei todos que pelo caminho torto, nos comentários, resolverem/insistirem seguir. Sou brasileiro e amo meu país", escreveu ele, defendendo os protestos contra a corrupção.
Nos bastidores há artistas irritados com a posição contrária de Iozzi e outros colegas de emissora. A Globo está preocupada com essa "liberdade" de seus contratos de opinarem sobre as questões políticas no país, criticarem governantes, mídia e outros colegas. Há quem defenda que os "excessos" devem ser contidos com advertências, uma vez que até o jornalismo da casa está sendo criticado publicamente.
O ator José de Abreu, que acabou de sair do ar com a novela 'A Regra do Jogo', na qual vivia o líder de uma facção criminosa, criticou publicamente, em suas redes sociais, as manifestações contra o Governo, ocorridas neste domingo (13), em várias cidades do Brasil e do mundo.
Em uma das postagens, ele compartilhou a polêmica imagem que tem circulado na internet, onde um casal aparece caminhando para o protesto, na praia de Copacabana, e, logo atrás, uma babá empurra o carrinho do filho deles. O ator, que é militante do PT, chamou os manifestantes de "coxinhas" e falou que a manifestação se tratava de uma "marcha de alienados".
R7

Prêmio Global Teacher

Ex-refugiada ganha prêmio de US$ 1 milhão como melhor professora

Ex-refugiada ganha prêmio de US$ 1 milhão como melhor professora
Uma professora palestina que cresceu em um campo de refugiados ganhou o prêmio Global Teacher, considerado o "Nobel da Educação".
O anúncio do vencedor, que receberá US$ 1 milhão, foi feito pelo papa Francisco.
Após a infância em um campo palestino perto de Belém, a professora Hanan Al Hroub hoje dá aulas para refugiados.
Ela trabalha com crianças traumatizadas pela violência, usando jogos e brincadeiras encorajando-as a trabalhar juntos e recompensando atitudes positivas.
"Professores podem mudar o mundo", disse ela após receber a premiação.
"Estou orgulhosa de ser uma professora mulher palestina aqui neste palco."
Ela disse que usará o dinheiro do prêmio ajudando seus alunos.
O papa Francisco enviou um vídeo dizendo que os professores "construíam paz e unidade".
Brasileiro Os vencedores foram anunciados em Dubai; o príncipe William, o duque de Cambridge, também enviou uma mensagem em vídeo. Ele falou sobre a "incrível responsabilidade" dos professores e disse que ele podem "influenciar, inspirar e moldar a vida de uma pessoa para melhor".
Entre os indicados ao prêmio havia um brasileiro, o professor voluntário Marcio Andrade Batista. Ele dá aulas no Mato Grosso com uma metodologia que se baseia na aplicação das ciências à vida cotidiana.
Marcio estava na lista de 50 finalistas divulgada pela ONG Varkey Foundation, que concede o prêmio. Ele foi o primeiro brasileiro selecionado em três anos do prêmio. Mas ele não entrou na lista dos 10 finalistas que subiram ao palco do evento.
Entre os finalistas havia ainda professores da Índia, Quênia, Finlândia, Inglaterra e Estados Unidos.
A Varkey Foundation é o braço de caridade da empresa de educação internacional GEMS. O prêmio é entregue em uma cerimônia estilo "Oscar" com o objetivo de aumentar o status da profissão de professor.
Na plateia em Dubai estavam estrelas de Hollywood como Salma Hayek e Matthew McConaughey e personalidades da política como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Os dez finalistas foram convidados ao palco em um vídeo do físico Stephen Hawking e foram parabenizados, também por vídeo, pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton.
Sunny Varkey, fundador da Varkey Foundation e criador do prêmio, disse esperar que a história de Hanan Al Hroub "inspire aqueles que querem entrar na carreira de professor".
Eis os outros nove finalistas:
Maarit Rossi, Finlândia, que desenvolveu seu próprio método de ensinar matemática. A Finlândia tem alguns dos melhores resultados em matemática do mundo em provas internacionais, mas os alunos dela têm resultados ainda melhores que os padrões finlandeses.
Aqeela Asifi chegou ao Paquistão como refugiada do Afeganistão e dá aulas para crianças refugiadas em uma escola que ela criou Ayub Mohamud, professor de business do Quênia, chegou às finais com um projeto para desencorajar violência extremista e radicalização Robin Chaurasiya de Mumbai, na Índia, fundou uma organização para ensinar e dar apoio a adolescentes em zonas de prostituição Richard Johnson, professor de ciência de Perth, na Austrália, montou um laboratório de ciências para crianças de escola primária.
Michael Soskil, da Pensilvânia, nos EUA, que já tinha ganhado um prêmio pela "excelência em ensinar ciências e matemática", motiva seus alunos ao ligá-los a projetos ao redor do mundo.
Kazuya Takahashi, do Japão, desenvolveu uma iniciativa para ensinar ciências e incentivar a cidadania global Joe Fatheree, de Illinois, dos EUA, foi pioneiro em usar projetos com impressoras 3D, tecnologia de drones e usando games online como Minecraft Colin Hegarty, professor de matemática de Londres que criou um site com aulas online.
Terra

Hugo Motta presidente

Eduardo Cunha prepara Hugo Motta para sucedê-lo na presidência da Câmara

Eduardo Cunha prepara Motta para presidência da Câmara
Candidato do presidente da Câmara dos Deputados para liderar a bancada do PMDB na Casa, o deputado Hugo Motta (PB) agora segundo o portal Diário do Poder na coluna do jornalista Cláudio Humberto desta segunda-feira (14) vem sendo preparado por Cunha para sucedê-lo na presidência da Casa.
Segundo o portal o ex-presidente da CPI da Petrobras e ex-candidato a Líder do PMDB, deputado Hugo Motta (PB) faz agora um intensivão com Eduardo Cunha, que o prepara para as eleições para presidente da Câmara.
Durante a articulação da sua candidatura a liderança do PMDB, deputados peemedebistas aliados de Cunha e opositores ao governo avaliaram que seria um bom nome. Consideraram sua atuação até então e o fato de ser do Nordeste. Jovem, Motta tem apenas 26 anos, já ocupou postos-chave na Casa, como a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Nascido em família tradicional da política - seus avós maternos tiveram diversos mandatos nas Câmaras federal e estadual, enquanto o avô paterno e seu pai ocuparam a prefeitura da cidade de Patos (PB) -, Motta foi o mais jovem deputado eleito, com 21 anos, em 2010, e presidiu o PMDB jovem.
PB Agora

Suspensão de nomeação de ministro é publicada

STF publica ata que suspende nomeação de ministro da Justiça

STF publica ata que suspende nomeação de ministro da Justiça
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou hoje (14) a ata do julgamento sobre o pedido do PPS (Partido Popular Socialista) para suspender a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça. No último dia 9, por 10 votos a 1, a Corte decidiu que o ministro deve deixar o cargo em até 20 dias após a publicação da ata. Agora, o prazo começa a ser contado.
Na sessão, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, e aceitaram o recurso do PPS. Eles entenderam que, por ter cargo vitalício de procurador do Ministério Público (MP) da Bahia, Silva não pode ocupar o ministério.
Ele tomou posse no dia 3 último no lugar de José Eduardo Cardozo, que foi para a Advocacia-Geral da União (AGU). Além de Silva, o prazo de 20 dias determinado pelo STF vale também para outros 22 membros do MP que estão afastados das funções para exercer atividades em secretarias de governo nos estados.
Uma regra do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) autoriza a nomeação de membros do Ministério Público em cargos na administração pública. Apesar de o órgão interno do MP permitir a medida, precedentes do Supremo impedem a prática.
Antes da decisão do STF, o caso do ministro da Justiça já estava sendo debatido na justiça. No dia 4 de março, a juíza Solange Salgado de Vasconcelos, da 1ª Vara Federal de Brasília, atendeu a uma ação do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) e suspendeu a nomeação do ministro.
Após a decisão, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a liminar até que o STF desse a palavra final.
Agência Brasil

Dilma busca diálogo para evitar cassação

Diálogo: presidente Dilma Rousseff quer conter processo de impeachment

Diálogo: Dilma quer conter impeachment
O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), afirmou nesta segunda-feira (14) após se reunir com a presidente Dilma Rousseff e ministros da coordenação política, que a petista pediu que seus auxiliares busquem dialogar com integrantes da base e da oposição no parlamento para tentar conter o processo de impeachment.
Na reunião desta segunda-feira da coordenação política, Dilma avaliou com nove ministros o impacto das manifestações deste domingo (13) no processo de impeachment que ela enfrenta no Congresso.
Os protestos deste fim de semana, que ocorreram em mais de 300 municípios. foram os maiores já registrados contra o governo Dilma. Além da presidente, também foram alvos constantes dos manifestantes o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.
Segundo levantamento do G1, a Polícia Militar contou 3,6 milhões de pessoas nas ruas do país, e os organizadores, 6,8 milhões. O maior número de participantes havia sido registrado no protesto de 15 de março do ano passado: 2,4 milhões, segundo a PM, e 3 milhões pelos dados dos organizadores.
Segundo o líder do governo, Dilma demonstrou em meio à reunião estar “tranquila” em relação aos protestos que levaram milhões de pessoas às ruas do país neste domingo (13).
Ainda de acordo com Pimentel, a presidente destacou no encontro o caráter pacífico das manifestações e, apesar de ser o alvo principal dos protestos, avaliou que a rejeição da população é sobre a classe política, e não especificamente sobre um partido.
“Nós não podemos desconhecer o tamanho da mobilização. Temos de compreender o que ali está sendo apresentado e construir saídas. O que deixou todos nós assustados é que as mobilizações rejeitaram todos os políticos, independentemente de partido”, disse Pimentel.
O líder do governo acrescentou ainda que as saídas discutidas na reunião foram “conversar e ouvir muito”. Perguntado sobre se as conversas que a presidente pediu envolvem integrantes da oposição, ele respondeu: “sim, com todos”.
A assessoria da Presidência informou que participaram da reunião de coordenação política desta segunda-feira os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (Casa Civil), Gilberto Kassab (Cidades), André Figueiredo (Comunicações), Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), Marcelo Castro (Saúde) e Carlos Vieira (interino da Integração Nacional), além dos líderes do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e no Congresso, senador José Pimentel.
G1
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Rumo ao planeta Marte

Missão russo-europeia ExoMars dá início a viagem a Marte nesta segunda-feira

Missão dá início a viagem a Marte
A missão russo-europeia ExoMars 2016 entrou nesta segunda-feira em órbita, iniciando a primeira fase de sua longa viagem a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em direção ao planeta Marte, para buscar possíveis provas de atividade biológica em sua superfície.
A missão, montada apesar das persistentes tensões e das sanções recíprocas adotadas entre a União Europeia e a Rússia, permite que os europeus retornem a Marte, após um primeiro êxito em 2003, e que os russos concretizem seu sonho de explorar um dia o planeta vermelho.
O foguete Proton, que decolou às 09h31 GMT (06h31 de Brasília) das estepes do Cazaquistão, transporta uma sonda capaz de detectar gases em nível de vestígios, chamada de TGO (Trace Gaz Orbiter), que "será como um grande nariz no espaço", explica o argentino Jorge Vago, responsável científico deste programa para a Agência Espacial Europeia (ESA).
Se tudo correr bem, após uma viagem de sete meses - na qual percorrerá 496 milhões de quilômetros - o módulo de aterrissagem se separará da sonda em 16 de outubro para pousar sobre o planeta vermelho três dias depois.
O módulo Schiaparelli pesa 600 quilos e tem dimensões de um carro pequeno. Diante da ausência de painéis solares, sua vida útil será de entre dois e quatro dias. É equipado com uma estação meteorológica básica.
No fim de 2017 começará sua tarefa científica. Equipada com instrumentos europeus e russos, a sonda TGO buscará vestígios de gases na atmosfera do planeta, especialmente aqueles com base em carbono, como o metano.
Este gás interessa particularmente os cientistas porque na Terra aparece em 90% das origens biológicas. Além disso, sua vida tem uma duração limitada. Consequentemente, sua eventual detecção pela TGO pode ser um índice possível da presença atual de uma vida em nível de micro-organismos em Marte.
AFP
Stephanie Corvaja/ESA/Fotos Públicas

Lula relama da investigação do Ministério Público

À Polícia Federal, o ex-presidente Lula diz que é vítima de 'sacanagem'

À PF, Lula diz que é vítima de
Em depoimento à Polícia Federal no dia 4 de março, data em que foi conduzido de forma coercitiva na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou da investigação do Ministério Público de São Paulo que apura o caso tríplex.
Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araujo sustentam que o apartamento 164-A, no Condomínio Solaris, no Guarujá, é de Lula. O ex-presidente foi denunciado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica pelos promotores, que também pediram sua prisão preventiva.
Na parte final do depoimento, o delegado da PF cita o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop). O tríplex que seria de Lula faz parte de uma lista de imóveis da Bancoop, adquiridos pela empreiteira OAS.
"Está ótimo. Eu espero que quando terminar isso aqui alguém peça desculpas. Alguém fale: 'Desculpa, pelo amor de Deus, foi um engano'", afirmou Lula. À Polícia Federal, o ex-presidente reclamou ainda da intimação feita à ex-primeira-dama Marisa Leticia. A mulher do petista foi convocada para prestar depoimento no caso tríplex.
"Porque, é o seguinte, eu tenho uma história de vida, eu tenho uma história de vida, a minha mulher com 11 anos de idade já trabalhava de empregada doméstica e minha mulher prestar um depoimento sobre uma porra de um apartamento que não é nosso?! Manda a mulher do procurador vir prestar depoimento, a mãe dele. Por que que vai minha mulher?", questionou Lula.
Em outro trecho do depoimento, o petista desabafou. "Eu acho que eu estou participando do caso mais complicado da história jurídica do Brasil, porque tenho um apartamento que não é meu, eu não paguei, estou querendo receber o dinheiro que eu paguei, um procurador disse que é meu, a revista Veja diz que é meu, a Folha diz que é meu, a Polícia Federal inventa a história do tríplex que foi uma sacanagem homérica, inventa história de tríplex, inventa a história de uma off­shore do Panamá que veio pra cá, que tinha vendido o prédio, toda uma história pra tentar me ligar à Lava Jato, porque foi essa a história do tríplex.
E continuou: "Ou seja, aí passado alguns dias descobrem que a empresa off­shore não era dona do tríplex, que dizem que é meu, mas era dona do tríplex da Globo, era dono do helicóptero da Globo. Aí desaparece o noticiário da empresa de off­shore. A empresária panamenha é solta rapidamente porque não era dona do Solaris que dizem que é do Lula, ela é dona do Solaris que dizem que é do Roberto Marinho, lá em Paraty. E desapareceu do noticiário".
"E eu fico aqui que nem um babaca respondendo coisas de um procurador, que não deve estar de boa fé, quando pega a revista Veja a pedido de um Deputado do PSDB do Acre e faz uma denúncia. Então eu não posso me conformar. Como cidadão brasileiro, eu não posso me conformar com esse gesto de leviandade", disse o ex-presidente.
Diário de Pernambuco

Moro decidirá sobre pedido de prisão de Lula

Juíza paulista transfere processo contra Lula para o juiz Sérgio Moro

Juíza paulista transfere processo contra Lula para Sérgio Moro
A juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, encaminhou à 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) o processo que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu crime de lavagem de dinheiro. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente é o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.
Na decisão, Maria Priscilla justifica que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal. Com isso, o processo passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.
“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de 'lavagem de dinheiro' é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo Federal da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF [Ministério Público Federal], pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, diz a decisão. A magistrada também retirou o sigilo do processo.
A denúncia
Os promotores do Ministério Público de São Paulo (MP) Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo disseram ter colhido duas dezenas de depoimentos que comprovariam que o apartamento era “destinado” ao ex-presidente e sua família. O MP acusa Lula de lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica.
“Aproximadamente duas dezenas de pessoas nos relataram que, efetivamente, aquele tríplex do Guarujá era destinado ao ex-presidente Lula e sua família. Dentre essas pessoas figuravam funcionários do prédio, o zelador do prédio, a porteira do prédio, moradores do prédio, funcionário da OAS, ex-funcionário da OAS, e o proprietário da empresa que fez a reforma naquele imóvel e, pelos relatos, fez uma reunião para apresentar parte da reforma efetuada, com a presença da ex-primeira dama e de seu filho, além do senhor Léo Pinheiro”, disse o promotor Cassio Roberto Conserino ao apresentar a denúncia à imprensa.
Além de Lula, foram denunciados por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sua esposa, Marisa Letícia, por participação em lavagem de dinheiro; e seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.
Na ocasião, o Instituto Lula voltou a negar que o ex-presidente seja dono do apartamento tríplex, alvo das investigações, e diz que o procurador Cássio Conserino usa a investigação para fins políticos. “Cássio Conserino, que não é o promotor natural deste caso, possui documentos que provam que o ex-presidente Lula não é proprietário nem de tríplex no Guarujá, nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade. Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos."
"Tais documentos foram encaminhados ao promotor. Já era previsível, no entanto, que Conserino encaminhasse a denúncia, já que declarou à revista Veja que considerava o ex-presidente culpado antes mesmo de ouvir a defesa de Lula", acrescentou o instituto. "O ex-presidente Lula já desmentiu essa acusação mais de uma vez, frente às autoridades e em discursos. O ex-presidente Lula não é proprietário nem de tríplex no Guarujá, nem de sítio em Atibaia, e não cometeu nenhuma ilegalidade. Ele apresentou sua defesa em documentos que provam isso às autoridades competentes."
Agência Brasil

Patos também protesta contra Dilma

Manifestação contra corrupção reúne centenas de pessoas na cidade de Patos 

Movimento Brasil Livre
A concentração contra a corrupção, convocada pelo Movimento Brasil Livre, começou pequena na Praça Edivaldo Motta, Centro de Patos, mas foi ganhando força e contou com centenas de pessoas que saíram em caminhada até a Praça Getúlio Vargas, também localizada no centro da cidade. O ato teve início por volta das 15h30 e às 16h30 os presentes começaram a caminhada.
Utilizando carro de som, os organizadores convidavam o povo a se levantar contra a corrupção e dar apoio à justiça, em especial às ações comandadas pelo juiz Sérgio Moro. Bandeiras do Brasil, além de faixas e cartazes que foram usadas para deixar mensagens como “Fora Dilma”, “Ajude a Mudar o Brasil”, “Desculpa o Transtorno Estamos Mudando o Brasil”, dentre outras.
O Juiz Dr. Ramonilson Alves, do Fórum Miguel Sátiro, da cidade Patos, leu uma carta intitulada Brasil Indignado com a Corrupção. A carta, contendo 11 recomendações, se encerra com as seguintes frases: “Quem compra voto é o pior candidato” e “O Brasil é um país rico. Podemos ter bons serviços públicos! Avante Brasil contra a corrupção!”. Antes da leitura da carta, os presentes cantaram o Hino Nacional e teve início a caminhada.
Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) se fizeram presentes, no entanto, a manifestação ocorreu de forma tranquila e ordeira durante todo o trajeto e concentração.
Políticos de diversos partidos se fizeram presentes, porém a grande maioria dos manifestantes era composta por comerciantes, empresários, funcionários públicos, estudantes, profissionais liberais, comerciários e jovens. Destaque entre os políticos para o ex-prefeito da cidade de Patos, Dinaldo Wanderley (PSDB). O empresário Pierre Landolt também se fez presente ao protesto que acontece em outras centenas de cidades do Brasil.
Juiz Dr. Ramonilson Alves
 Jozivan Antero – Patosonline.com

Dois mortos em colisão entre carro e moto

Secretário municipal de Vista Serrana morre em acidente que deixou duas vítimas fatais

Um grave acidente envolvendo um veículo Fiat Uno e uma motocicleta, entre Malta e Vista Serrana, na noite deste domingo (13/03), deixou um saldo negativo de dois mortos.
Veículos do corpo de bombeiros e viaturas da polícia Militar foram ao local para atender a ocorrência.
Segundo as informações uma das vítimas que foi levada para o Hospital Regional de Patos, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Uma das vítimas fatais era o secretário de infra estrutura de Vista Serrana, conhecido como Dário. 
fotosfoto
 Patosonline com informações de Ferreira Silva

Bandido morre em troca de tiro com a polícia

Homem morre após tentativa de assalto e troca de tiros com a polícia em Patos

Mais uma tentativa de assalto foi registrada na cidade de Patos. Desta vez o fato aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, dia 14, na Rua Nezinho Leandro, Bairro do Morro,  nas proximidades da 4ª Ciretran.
Segundo as primeiras informações, um homem identificado apenas como “Boy Doido”, juntamente com um comparsa, praticou uma tentativa de assalto a um estabelecimento PagFácil, porém foram surpreendidos pela ação rápida da polícia, através da ROTAM e Rádio Patrulha.
Ouve troca de tiros, inclusive uma viatura da Polícia Militar foi alvejada por disparos. No revide, Boy Doido foi baleado e levado para o Hospital Regional de Patos, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.
A polícia também capturou o outro acusado, identificado por Francisco da Silva, natural de Agrestina, Pernambuco.  
Na ação a polícia apreendeu uma motocicleta usada pelos acusados que foi levado para sede da polícia civil. Também foram apreendidos em puder dos suspeitos, dois revólveres calibre 38, e uma motocicleta, Honda, modelo Bros, preta e com placa adulterada (NQK 8482), que provavelmente, teria sido roubada na cidade de São Mamede (região metropolitana de Patos).
A polícia acredita que um dos acusados é o mesmo que aparece nas imagens captadas pelo sistema de segurança de um depósito de bebida na cidade de Patos. O estabelecimento foi assaltado há alguns dias como mostra a imagem abaixo.
Fonte e fotos: Patosonline.com 
Acusado captado pelo sistema de segurança assaltando o depósito de bebidas.jpg, há alguns dias, na cidade de Patos

Polícia acredita que um dos acusados (Francisco da Silva) seja o mesmo captado pelo sistema de segurança de um depósito de bebida há alguns dias
Presos acusados da tentativa de assalto registrada na cidade de Patos no início da tarde desta segunda-feira (14)

Crise no Brasil repercute na imprensa mundial

Imprensa internacional repercute protestos contra Dilma, Lula e o PT

wallstreetjournal
Veículos da imprensa internacional noticiam as manifestações que mobilizam milhares de pessoas contra o governo e a corrupção em várias cidades do país neste domingo (13).
O “The Wall Street Journal” destacou que “milhares protestaram contra a presidente Dilma Rousseff e o partido do governo”.
A publicação também comentou que “muitos culpam o governo pelo escândalo de corrupção, que causou colapso da economia local e humilhou o maior país da América Latina”.
Para o jornal, os opositores de Dilma têm a esperança que a participação maciça nos protestos pressione a justiça a acusar a presidente de ter manipulado as contas públicas, algo que ela nega.
BBC protestos (Foto: Reprodução / BBC)
BBC protestos (Foto: Reprodução / BBC)
A rede “BBC” disse que “manifestantes pedem que a presidente Dilma Rousseff renuncie”.
Segundo a publicação, os opositores do governo do Partido dos Trabalhadores acusam a presidente de conduzir a economia de maneira errada.
Além disso, envolvem Dilma em um “escândalo de corrupção”, que também atinge o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
A BBC ressalta que Dilma defendeu Lula, além de dizer que não possui intenção de renunciar.
Bloomberg protestos (Foto: Reprodução / Bloomberg)
Bloomberg protestos (Foto: Reprodução / Bloomberg)
A Bloomberg destacou que que “os brasileiros tomaram as ruas, enquanto o futuro de Rousseff é incerto”.
De acordo com a publicação, os manifestantes foram às ruas de Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
A rede também disse que os legisladores estão analisando a influência dos protestos para dar suporte ao impeachment.
G1

Manifestação na Avenida Paulista

Polícia Militar de São Paulo estima 1,4 mi de pessoas; organização 2,5 milhões

imagem
A Polícia Militar de São Paulo diz que 1,4 milhão de pessoas participaram do ato na Avenida Paulista. E mais 400 mil nos outros municípios do estado.
O movimento Vem pra Rua estimou em 2,5 milhões o número de pessoas na Avenida Paulista.
MaisPB com G1

Narcóticos ilegais

Consumo de drogas mata quase 200 mil pessoas por ano, diz ONU

drogas crack
Quase 200 mil pessoas morrem anualmente devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre sobredoses e outros problemas associados, afirmou hoje, em Viena, o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, sigla inglês), Yuri Fedotov.
Yuri Fedotov discursou na abertura de uma reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas (CEONU), iniciada hoje na capital austríaca, que conta com a presença de ministros e de altos responsáveis de 53 países. Participaram também instituições e organismos internacionais, com vistas a consensualizar posições para a próxima sessão especial sobre drogas da Assembleia Geral da ONU, de 19 a 21 de abril.
Segundo Fedotov, atualmente existem 27 milhões de toxicodependentes com problemas graves de saúde, em que 12 milhões deles utilizam drogas injetáveis, como a heroína.
O diplomata russo sublinhou que o tráfico de drogas e as enormes receitas que gera constituem um “grande problema” em várias regiões do mundo, entre elas a América Central.
“As crescentes ligações entre os grupos do crime organizado e a violência extremista e terrorista se beneficiam do tráfico de drogas”, lembrou Fedotov, que lamentou que os programas de prevenção, tratamento e reabilitação de consumidores “continuem escassos em muitos países”.
Apelando aos vários países para que apliquem medidas baseadas no respeito pelos direitos humanos, com base em programas de prevenção e de reinserção social, Fedotov afikrmou que há alternativas à detenção por delitos menores, como a posse de droga para consumo pessoal.
Com essas medidas, disse, evita-se que os indivíduos vulneráveis na prisão possam ser recrutados por criminosos ou mesmo por terroristas.
Fedotov destacou também que a aplicação da pena de morte por delitos relacionados com drogas “não está nem na letra nem no espírito das convenções internacionais”.
Numerosas organizações não governamentais mostraram-se críticas ao atual enfoque internacional no combate ao tráfico de drogas e têm defendido uma revisão na próxima reunião da Assembleia Geral da ONU, em abril, a primeira em quase duas décadas.
Segundo um relatório recente da ONG Harm Reduction International, com sede em Londres, anualmente, em todo o mundo, são investidos 100 mil milhões de dólares (cerca de 89.670 milhões de euros) no combate repressivo às drogas, quando 83% dos delitos relacionados com estupefacientes são apenas a posse de pequenas quantidades para consumo próprio.
Apesar dos esforços internacionais, o número de consumidores aumentou quase 20%, passando de 206 milhões em 2006 para 246 milhões em 2013, indica a ONG britânica, citando dados das próprias Nações Unidas.
Agência Brasil

Afastamento de Dilma

STF julgará recursos da Câmara para instalar impeachment contra Dilma

Eduardo Cunha
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar na próxima quarta-feira (16) o recurso apresentado pela Câmara contra a decisão da Corte de barrar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que havia sido definido no ano passado pela direção da casa legislativa.
A intenção do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é retomar as discussões sobre a instalação da comissão especial que analisará o caso já no dia seguinte à decisão do STF.
O processo está paralisado na Câmara desde o fim do ano, quando os ministros anularam a eleição de uma chapa alternativa de deputados – não indicada por líderes – para compor a comissão especial que analisará o pedido de afastamento da presidente da República. O grupo anunciado em 2015 era majoritariamente formado por opositores de Dilma.
O Supremo também proibiu o voto secreto na eleição e deu ao Senado o poder de recusar a abertura do processo, mesmo após autorização da Câmara. A Casa recorreu da decisão.
Segundo Cunha, a data exata de quando será retomado o processo de impeachment na Câmara vai depender da conclusão da análise do recurso no Supremo, o que pode ocorrer na quarta ou na quinta-feira (17). Na avaliação do peemedebista, o mais provável é que a retomada do processo aconteça na quinta.
Câmara
Na pauta de votações da Câmara nesta semana, há duas propostas consideradas “pautas-bombas” pelo Palácio do Planalto. Uma delas é o projeto de decreto legislativo 315, de autoria do senador Espiridião Amim (PP-SC), que altera o formato de cobrança dos juros das dívidas dos estados com a União.
O texto susta o uso de juros compostos para a correção das dívidas. Assim, se for aprovado, será necessária uma nova negociação para decidir o indexador.
O objetivo do texto é viabilizar o uso de juros simples na correção dos débitos, o que reduziria o montante devido pelos estados à União.
Pelos cálculos do Ministério da Fazenda, essa troca da fórmula de correção reduziria as dívidas, no total, em R$ 300 bilhões, de R$ 463 bilhões para R$ 163 bilhões.
O outro texto que pode ser analisado nesta semana pelos deputados federais é a PEC 1/2015, que aumenta o percentual mínimo de investimento da União em saúde.
Pelas regras atuais, o governo deve investir neste ano 13,2% da receita corrente líquida, percentual que deve aumentar gradativamente a cada ano para alcançar 15% a partir de 2020. A PEC em tramitação na Câmara aumenta esses percentuais para alcançar um investimento mínimo de 19,4% em 2020.
Senado
Os senadores devem votar na terça-feira (15) o projeto de lei de responsabilidade das estatais, que estabelece regras para a gestão dessas empresas.
Entre outras mudanças, o texto determina que, pelo menos, 20% dos membros dos conselhos administrativos dessas instituições sejam independentes, ou seja, não podem ter tido vínculo com a estatal e nem terem sido empregados, fornecedores ou prestadores de serviço da empresa. Os demais integrantes dos conselhos administrativos não poderão ter cargo de comando na administração pública.
Segundo o texto, também ficará vedada a participação de pessoas filiadas a partidos políticos e a sindicatos nos conselhos administrativos e nas diretorias das empresas estatais.
O objetivo das medidas é evitar que setores do Executivo interfiram na gestão das estatais, o que impediria o aparelhamento das empresas, bem como, o uso das estatais para possíveis desvios de dinheiro público, como os que aconteceram na Petrobras e que são investigados na operação Lava Jato.
A matéria também proíbe o acúmulo de cargos de diretor-presidente da estatal e o de presidente do conselho de administração.
O projeto tem como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e conta com a reprovação de parlamentares da base aliada, que acreditam que o texto enfraquece o governo federal.
G1

Prazo

Ministro da Justiça tem 20 dias para decidir se deixa o Ministério Público

Wellington César Lima e Silva
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (14) a ata do julgamento no qual a Corte decidiu, por maioria, que um integrante do Ministério Público não pode assumir uma função pública, mesmo se licenciado. Com a publicação, começa a contar nesta terça (15) o prazo de 20 dias para que o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, decida se quer continuar no primeiro escalão ou se vai se manter como procurador de Justiça na Bahia. Ele terá de se posicionar definitivamente sobre o assunto até 3 de abril.
O prazo vale também para os 21 integrantes do Ministério Público que, atualmente, ocupam cargos em secretarias de governos estaduais e municipais.
Na última quarta-feira (9), o plenário do Supremo entendeu que, em razão do princípio da independência do Ministério Público, a Constituição veda que promotores ou procuradores tenham cargos em outros poderes. Só é permitido que os integrantes do MP assumam cargos dentro do próprio órgão.
A decisão impede que Lima e Silva, procurador de Justiça da Bahia, continue ministro da Justiça, a menos que ele decida abandonar a carreira no Ministério Público baiano.
No mesmo dia em que a Suprema Corte barrou sua nomeação para o governo, o ministro da Justiça disse, em entrevista à GloboNews, que só decidiria se iria renunciar à carreira do Ministério Público para permanecer no governo após conversar com a presidente Dilma Rousseff.
“O STF deu 20 dias depois da publicação. Então, eu vou conversar com a presidente para depois tomar uma definição. Obviamente, observar rigorosamente a decisão do STF e conversar com ela”, disse o ministro na semana passada.
Silva afirmou ainda que, até conversar com a presidente, iria seguir à frente do Ministério da Justiça.
Em uma entrevista coletiva concedida na última sexta (11) no Palácio do Planalto, Dilma foi indagada sobre se pedirá para Wellington Lima e Silva permanecer no governo. A presidente ressaltou que não cabe a ela fazer nenhum apelo e correr o risco de prejudicá-lo, na medida em que ele já atua há 25 anos Ministério Público.
“Eu vou olhar para ele e dizer: ‘Meu querido, você decida o seu destino de acordo com as suas convicções e com aquilo que lhe é interessante’.
G1