segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Troca de partido

Deputados e vereadores ainda têm 20 dias para mudar de partido sem perder cargo

Emenda Constitucional 91 promulgada pelo Congresso fixou um período de 30 dias em que os detentores de mandato eletivo podem trocar de partido, sem prejuízo ao mandato
Por 
Os detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) ainda têm 20 dias para deixarem o partido pelo qual foram eleitos, sem correr o risco de perder o cargo por infidelidade partidária. A desfiliação nesse período foi autorizada pela Emenda Constitucional nº 91, promulgada pelo Congresso este ano, abrindo uma “janela” para troca de partido. O prazo total fixado pela EC foi de 30 dias a contar da publicação no Diário Oficial da União, que aconteceu no dia 19 de fevereiro. 
A EC 19 foi promulgada pelo Congresso no dia 18 de fevereiro deste ano. Ela foi considerada casuística, uma vez que só vale por 30 dias e especificamente para as eleições de outubro deste ano. Pela legislação existente até então, os parlamentares só poderiam mudar de legenda, sem correr risco de perder o mandato, se fossem para um partido recém-criado. O entendimento é de que o mandato pertence ao partido que elegeu o candidato. Senadores, prefeitos e governadores, no entanto, não estão sujeitos a essa regra, pois são titulares de cargos majoritários. Os benefícios da emenda alcançam, especialmente, vereadores e deputados. 
A coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Vanessa do Egipto, destacou que a regra só vale para as eleições deste ano, uma vez que estabelece a possibilidade de desfiliação excepcional e em período determinado. 
A argumentação do Congresso para aprovar a emenda foi a de que os atuais deputados federais e estaduais ganharão condições de viabilizar suas candidaturas ao cargo de prefeito por meio de legendas mais estruturadas ou que estejam mais afinadas com suas ideias. 
Os políticos que aproveitarem a janela trazida pela emenda para mudar de partido não vão ter nenhum problema para concorrer a cargos eletivos em outubro, pois estarão dentro do prazo legal. Para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.(Art. 9º da lei 13.165/2015).
Os candidatos às eleições deste ano têm até 2 de abril para estar filiados a um partido para poder concorrer nas eleições de outubro deste ano.
Fundo Partidário - A troca partidária, porém, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Esse cálculo é proporcional ao número de deputados federais de cada legenda. 
Na prática, portanto, os partidos contemplados agora com filiações de novos deputados federais não vão se beneficiar com mais recursos nem adicional de tempo de rádio e televisão nos dois próximos pleitos — as eleições de outubro próximo (prefeitos e vereadores) e o pleito geral de 2018 (presidente, governadores, deputados federais e estaduais).
A coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Vanessa do Egipto, confirmou que a regra só vale para as eleições deste ano.
O que diz a emenda:
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 91, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016
Altera a Constituição Federal para estabelecer a possibilidade, excepcional e em período determinado, de desfiliação partidária, sem prejuízo do mandato.
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º É facultado ao detentor de mandato eletivo desligar-se do partido pelo qual foi eleito nos trinta dias seguintes à promulgação desta Emenda Constitucional, sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.
Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, em 18 de fevereiro de 2016.

Entrevista

'Pela Seleção Brasileira eu viajaria até de jegue', diz o atacante paraibano Hulk

O atacante afirma sonhar com 2ª chance em 2018 e reitera o desejo de jogar pelo Palmeiras


Créditos: Reuters

A cena se repete sempre que Hulk chega em casa: Thor pula em seu pescoço, como se quisesse esganá-lo, enquanto o Homem de Ferro o segura pelas pernas. O grandalhão não se sente ameaçado pelo ataque — tampouco fica verde de raiva. Ele abre um largo sorriso antes de erguer a dupla pelos braços, sem fazer esforço algum.
Thor e Homem de Ferro são os apelidos que Ian e Thiago, de 7 e 5 anos respectivamente, escolheram para brincar com o pai. Hulk é Givanildo Vieira de Souza, atacante do Zenit-RUS e da seleção brasileira.
Aproveitar a convivência com os filhos está entre os passatempos preferidos do jogador em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, com quase 5 milhões de habitantes. O paraibano se mudou para a antiga Leningrado em setembro de 2012, após ser vendido pelo Porto por R$ 153 milhões — é a mais cara contratação da história do futebol russo.
A mudança para o país-sede da próxima Copa do Mundo foi penosa. Nem tanto pelas baixas temperaturas, mas porque um boicote liderado pelo meia Denisov, então capitão da equipe, o deixou em situação desconfortável no vestiário. Por inveja do salário de Hulk, parte do elenco se recusava a conversar com o recém-contratado, que pensou em ir embora.
“O primeiro ano foi complicado”, relembra, nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO. “Encontrei um ambiente difícil, com jogadores de mentalidade pequena. Mas graças a Deus, essas pessoas não estão mais no nosso grupo. Hoje, o clima é bom e os russos se dão bem com os estrangeiros. Minha família está adaptada à cidade. Posso dizer que estou muito feliz no Zenit.”
A paz no trabalho não é a única razão da alegria do atacante, que completará 30 anos em julho. O recente retorno à seleção lhe trouxe alívio. Em agosto, ele voltou a ser chamado por Dunga após mais de um ano de ausência entre os convocados.
Hulk foi vítima do rancor do técnico da seleção, que resolveu cortá-lo dos amistosos contra Colômbia e Equador, em setembro de 2014. O Zenit enviou à CBF um pedido de dispensa, após exames constatarem uma lesão muscular na coxa do atacante. Inicialmente, o prazo de recuperação era de quatro a seis semanas, mas o atacante voltou a jogar antes do previsto. No dia 13, enfrentou o Dínamo Moscou, pela Liga Russa, fato que acabou aborrecendo o capitão do tetra.
“Quem me conhece sabe que eu jamais deixaria de servir a seleção se tivesse condições de jogar. Se tiver de viajar de jegue para jogar na seleção, eu viajo”, diz o atacante, autor de 11 gols e cinco assistências em 45 partidas com a camisa do Brasil.
A seguir, leia a entrevista de Hulk ao DIÁRIO.
DIÁRIO_ Após três anos na Rússia, você se sente adaptado ao país? Como é sua rotina?
HULK_ Meu dia a dia é tranquilo. A gente treina uma vez por dia, por mais ou menos duas horas. São trabalhos puxados, bem intensos, mas você consegue ter um tempo bom para aproveitar a família. Meus filhos estudam em uma escola internacional e eu vou buscá-los quase todo dia. Sempre que dá, levo as crianças ao cinema, ao shopping. O Ian e o Thiago têm aulas de caratê, capoeira e tênis. A Alice (de 2 anos) vai entrar no balé.
Ainda estranha o frio?
Rapaz, estou acostumado, mas, de vez em quando, é complicado. Hoje, por exemplo, foi o dia com mais neve desde que cheguei aqui. É difícil treinar assim porque a bola fica escorregadia, fica até difícil de enxergá-la. A gente teve de usar aquele modelo laranja. A temperatura estava em -6 graus. Está até bom. Quando a gente viajou para fazer a intertemporada no Catar, no mês passado, fez - 27 em São Petersburgo.
Já se vira no idioma russo?
Não dá (risos). É muito complicado. Falo o básico, que é “bom-dia”, “boa-tarde”, “tudo bem?”. No treino, a gente conversa sempre em inglês. O técnico do Zenit é português (André Villas-Boas), o que também ajuda bastante. Em casa, temos uma intérprete que o clube contratou quando cheguei. Ela já é quase da família. Ajuda muito no nosso dia a dia.
A estabilidade na Rússia contribuiu para você seguir no país, apesar do assédio da China?
Realmente, tive algumas propostas, mas o meu contrato com o Zenit é longo, até o meio de 2019. Na minha vida, coloco tudo nas mãos de Deus. Se eu tiver de ir embora na próxima janela, que seja o melhor para mim e para o Zenit.
As propostas chinesas eram para ganhar mais do que já recebe na Rússia?
Eu posso dizer que o nível da proposta foi muito alto. Dá para falar que era, sim, irrecusável. Todo jogador que recebe uma oferta assim quer sair na hora. Mas eu renovei o meu contrato com o Zenit não faz muito tempo e o clube não achou ser este o momento certo de me vender. Respeito muito o Zenit e os seus dirigentes.
Você tem despertado o interesse de clubes da Europa e da Ásia. Ainda vê possibilidade de voltar ao Brasil?
Tenho essa vontade, sim. Quero jogar um Campeonato Brasileiro antes de me aposentar. Saí muito cedo para jogar no Japão, então, ficou esse desejo.
Toparia reduzir o salário para retornar ao país?
Dinheiro não é tudo na vida. Sou uma pessoa realizada, tenho uma família maravilhosa e uma condição financeira boa. Como já disse, coloco tudo na mão de Deus. Não sei se volto ao Brasil daqui a um ano ou daqui a três. Mas vou voltar.
Nos últimos anos, teve propostas de times brasileiros?
Vários clubes já tentaram me contratar, procuraram o meu empresário. Mas a consulta é sempre por empréstimo. É complicado um clube como o Zenit me emprestar, sabendo que tem a possibilidade de me vender por um preço bom. A vontade de voltar ao Brasil não é algo para já. Quero viver mais um tempo fora, com os meus filhos e a minha esposa. Não é o momento ainda.
Gostaria de retornar para o Palmeiras, clube pelo qual torcia na infância?
Claro que, se eu puder jogar no Palmeiras um dia, vai ser muito bacana. Tem esse lance de eu ser torcedor do time, mas sou profissional. O futebol é minha profissão. Não teria problema em jogar por outra equipe.
O Palmeiras já o procurou para negociar alguma vez?
Eu não posso falar o nome dos clubes que me procuraram. Tento não me envolver, deixo para o meu empresário cuidar dessa parte. Mas as conversas nunca chegaram a avançar.
Assistiu à final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Santos? Ficou feliz com o título?
Não cheguei a ver porque estava concentrado. Claro que fiquei feliz com a vitória, com a conquista. Quando pequeno, era muito fanático pelo Palmeiras. Sou o único palmeirense em uma casa lotada de corintianos. Até o meu pai é corintiano. Mas quando você começa a jogar, passa a encarar essa coisa de torcer com mais distância. Você se desliga um pouco, deixa de ser fanático. Mas, claro, sempre terei um carinho enorme pelo Palmeiras.
Para qual time os seus filhos torcem?
Como eles nunca moraram no Brasil, não têm essa ligação com os times daí. Então, os dois meninos torcem mesmo pelo Porto e pelo Zenit.
Você já foi vítima de manifestações racistas na Rússia.
O problema persiste?
Deu uma diminuída grande, até por causa do meu comportamento. Quando eu cheguei, ficava revoltado com as ofensas, xingava de volta. É uma coisa triste, inadmissível, mas comecei a entender, com o tempo, que não adianta muito ficar bravo. Então, comecei a ser irônico. Agora eu mando beijos para quem está me xingando. Os caras ficam loucos da vida... Mas, graças a Deus, eu nem me lembro da última vez em que me xingaram.
Já foi vítima de racismo nas ruas de São Petersburgo?
Pelo contrário, sempre que vou a algum lugar com a minha família, sou bem tratado. As pessoas pedem foto, querem autógrafo, agradecem pelos bons jogos que tenho feito, falam para eu não ir embora.
Como está na preparação no país para a Copa de 2018?
Muitos estádios já estão prontos e sendo utilizados. A gente vê uma evolução muito rápida nas obras. Tive a oportunidade de jogar no campo do Spartak Moscou, que será uma das sedes. O estádio está muito bom, parecido com os que foram feitos no Brasil. A arena de São Petersburgo também vai ficar excelente, será uma das mais modernas da Copa do Mundo. Sempre que posso, dou uma espiadinha. Os russos estão se preparando para organizar uma grande competição.
Quais lembranças restaram da eliminação do Brasil na Copa de 2014?
É difícil até de falar. Tudo aconteceu muito rápido... (refere-se ao 7 a 1). Eu me lembro de que teve uma hora em que parei, olhei para cima e achei que estivesse tendo um sonho ruim. Tudo deu certo para os caras e tudo deu errado para a gente.
Conseguiu ver o VT do jogo em algum momento?
Já tive vontade de ver, mas não tive coragem. É um negócio que deixa a gente muito pra baixo. Espero que a gente possa ter uma segunda chance. Claro que todos os 200 milhões de brasileiros sofreram com o que aconteceu, mas nós, os jogadores que estávamos em campo, sofremos mais ainda.
Acha que o 7 a 1 pode ajudar no amadurecimento dos jogadores que estiveram em 2014 e estarão também em 2018?
Eu vejo o grupo mais forte psicologicamente. A gente sempre aprende com os erros, servem de aprendizado. É quase inacreditável aquilo que aconteceu. Até hoje, tento entender, mas não consigo.
Como foi voltar à seleção brasileira após mais de um ano sem ser convocado?
Foi muito bom. Estava com vontade de voltar. Nunca desanimei com a ausência. Sempre procurei fazer o meu trabalho bem feito para que a oportunidade aparecesse e, felizmente, ela veio. Fui bem, fiz gol e espero continuar sendo lembrado pelo professor Dunga.
Você deixou de ser chamado após a Copa de 2014 por causa de um pedido de dispensa encaminhado pelo Zenit à CBF. Você e o Dunga já conversaram a respeito para esclarecer o mal-entendido?
Não chegamos a conversar e também não vejo necessidade. Acredito que não vinha sendo chamado porque outros jogadores estavam em um momento melhor do que o meu. A concorrência na seleção é muito grande. Quem me conhece sabe que eu jamais deixaria de servir a seleção tendo condições de jogar. Se tiver de viajar de jegue para jogar na seleção, eu viajo. A seleção é o meu sonho e ser campeão na Copa da Rússia, o meu maior objetivo.
O Zenit perdeu do Benfica (1 a 0) no jogo de ida das oitavas da Liga dos Campeões. Está confiante na classificação?
O primeiro jogo foi difícil. Fazia dois meses que a gente não jogava, porque o Campeonato Russo para no fim do ano. Mas a derrota foi pelo placar mínimo. Dá para reverter na nossa casa. A nossa torcida é fanática, empurra muito. Você está naquele frio e, quando olha para a arquibancada, vê uns caras sem camisa gritando. Eles são guerreiros. Você tem obrigação de correr a 130 km/h. 
WSCOM Online com Diário SP

Um morto e oito feridos em festa

Tiroteio deixa um morto e oito feridos em casa durante festa em Juazeiro do Norte

Jovem de 18 anos foi baleada e morreu no local.


Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas após serem baleadas na madrugada deste domingo (28) em uma casa de Juazeiro do Norte, a 493 quilômetros de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Civil, três suspeitos armados entraram no local por volta de 2h e dispararam vários tiros.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima, identificada como Taís Pereira da Silva, de 18 anos, morreu no local. Outras oito pessoas ficaram feridas no tiroteio e foram socorridas para o Hospital Regional do Cariri. Imagens feitas após a confusão mostram mesas reviradas e marcas de sangue no chão da casa, que fica na Rua Alexandrino Cordeiro e Silva, 427, no Bairro José Geraldo da Cruz.
A polícia informou também que o local onde ocorreu o crime era uma casa alugada para uma festa supostamente organizada por um homem suspeito de tráfico de drogas e assaltos e chefe de um grupo criminoso da região. Os suspeitos do crime seriam pessoas de um grupo rival, que fugiram após o crime e até a manhã deste domingo não foram capturados.
G1

Patos está de luto

Morre, nesta tarde, ex-deputado patoense Múcio Sátyro; velório será na ALPB

O ex-deputado lutava contra o mal de Parkison há alguns anos


Créditos: Divulgação
Morreu na tarde desta segunda-feira, 29, o ex deputado estadual patoense, Múcio Sátyro. O político estava internado no Hospital da Unimed, após ter se sentido mal há alguns dias. Seu quadro clínico piorou, ele não resistiu e foi a óbito. De acordo com Múcio Sátyro Filho, o sepultamento deve acontecer nesta quarta-feira, 02, na cidade de Patos, no cemitério São Miguel, no bairro Belo Horizonte. O corpo será velado na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
Ele tinha passado mal e teve que ser internado no Hospital da Unimed de João Pessoa no último feriado de carnaval. Sétyro lutava contra o Mal de Parkison há alguns anos, e teve o quadro agravado após sofrer uma isquemia (falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo) no mês de novembro de 2014. Ele também foi hospitalizado em janeiro do ano passado, onde permaneceu internado.
O político chegou a ser um dos mais importantes aqui no Sertão nas décadas de 70 e 80, exercendo vários mandatos de deputado estadual, sendo sempre um dos mais votados da região. Ao lado do tio, Ernane Sátyro, fundou a Rádio Panati de Patos, por muitos anos uma das mais ouvida do Sertão. Recentemente a família vendeu a emissora para o grupo do empresário João Gregório.
Múcio deixou viúva, Maria Elizabeth Vieira Sátyro, e os filhos, Múcio Filho (Mucinho), Maria Olívia e Juliana.
WSCOM Online com Patos Online

Clima de muita tensão na UFPB

Estudantes descartam negociação, invadem Gabinete e deixam reitora em cárcere

Reunião programada para resolver a greve de fome inexistiu com invasão da Reitoria


Clima de muita tensão na Reitoria da Universidade Federal da Paraiba. A programada reunião entre dirigentes da instituição, mais representantes do Ministério Público Federal, Advogacia Geral da União, etc, para buscar encontrar uma solução visando por fim à greve de fome de estudantes acabou com a invasão do gabinete da reitora Margareth Menezes. Às 18h36, não se sabia ainda como seria retomada a fase de negociação e desocupação do prédio.
- O clima é de muita tensão porque estamos aqui como que num cárcere privado – revelou o presidente do Instituto de Desenvolvimento, professor João Marcelo de dentro do gabinete da reitora.
Mais informações em instantes.
WSCOM

Tragédia


Acidente entre ônibus e trem deixa três mortos e dez feridos em Santa Rita

Acidente entre trem e ônibus deixa vários mortos em Santa Rita


Trem bateu no ônibus e ocasionou uma tragédia em Santa Rita - PB.
Um acidente entre um Trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e um ônibus no bairro de Várzea Nova em Santa Rita, na Grande João Pessoa, deixou pelo menos três pessoas mortas e dez gravemente feridos, na tarde desta segunda-feira, 29. O número de mortes foi confirmado pela Polícia Militar, que ainda procurava, até as 16h46, por mais feridos ou mortos embaixo da locomotiva. Só no Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa, oito feridos foram atendidos, todos em estado grave e cinco com risco de morte.
Segundo as informações do delegado Antônio Farias, da 6ª Delegacia Distrital em Santa Rita, uma falha do ônibus teria feito com que o veículo ficasse parado na linha férrea. De acordo com Farias, o motorista poderá ser indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, por não ter aberto as portas do ônibus para que os passageiros descessem antes da colisão.
Oito pessoas deram entrada no Hospital de Trauma de João Pessoa, cinco em situação gravíssima e com risco de morte. As outras três pessoas foram diagnosticadas com fraturas em diversos membros do corpo. Mais vítimas feridas teriam sido atendias pelo Corpo de Bombeiros e levadas para outras unidades de saúde da Região Metropolitana.
Em Nota, a CBTU lamentou o acidente e as mortes e informou também que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. A Companhia confirmou que testemunhas informaram que o maquinista acionou, diversas vezes, o apito do trem, mas o ônibus não saiu da linha e a colisão não pôde ser evitada.
A Prefeitura de Santa Rita também divulgou uma Nota prestando condolências às famílias das vítimas e colocando a Secretaria de Assistência Social e Saúde a disposição para colaborar na assistência as vítimas e as famílias, bem como decretou cinco dias de luto oficial na cidade.
Nota
A Prefeitura de Santa Rita vem através desse comunicado, prestar suas condolências às famílias das vítimas da tragédia ocorrida agora há pouco no bairro de Várzea Nova, em um acidente envolvendo um trem e um ônibus.
A gestão municipal também coloca toda a estrutura da Secretaria de Assistência Social à disposição das famílias dos mortos e feridos.
Os celulares dos Secretários, Sebastião Freire (Bastinho), da Assistência Social, e do secretário de Saúde, Jacinto Carlos, estão ligados e disponíveis para qualquer assistência através dos números (83) 9 9698-7268; (83) 9 8881-4017; (83) 9 9600-7151. (83) 9 8887-0777
O mais importante nesse momento é manter a união para que, juntos, superemos mais um momento difícil enfrentado pela nossa cidade.
Várias viaturas do Samu e Bombeiros foram para o local

Algumas vítimas tiveram parte do corpo decepada

Muita gente e várias viaturas estão no local

Troca de ministros no Planalto

Planalto confirma Cardozo na AGU e aliado de Jaques Wagner na Justiça

No início do ano passado, ele assumiu o papel de negociador com os empreiteiros envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras.

Por: Blog do Gordinho

José-Eduardo-Cardozo
O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira a troca do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em seu lugar, assume o ex-procurador-geral da Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva, aliado do atual chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. Cardozo assumirá a Advocacia-Geral da União (AGU) em meio ao recrudescimento das denúncias da Operação Lava Jato e do risco real de as suspeitas de corrupção se instalarem de vez no Palácio do Planalto. Como AGU, ele terá a função de defender o governo no Poder Judiciário.
Como ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo era o superior hierárquico da Polícia Federal e no governo sabia como poucos os detalhes das investigações da Operação Lava Jato e do maior escândalo de corrupção da história do país. Embora o argumento propagado pelo ministro era o de que o Partido dos Trabalhadores o pressionava para frear a atuação da PF no petrolão, Cardozo atuou ele próprio, conforme revelou VEJA, como um dos negociadores para barrar desdobramentos da Lava Jato.
No início do ano passado, ele assumiu o papel de negociador com os empreiteiros envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras. O então ministro da Justiça recebeu em seu gabinete, em Brasília, o advogado Sérgio Renault, defensor da UTC. Em uma conversa absolutamente imprópria, disse que a operação da Polícia Federal mudaria de rumo radicalmente depois do Carnaval. Cardozo ainda orientou a empreiteira a não aceitar acordo de delação premiada. No entanto, o empreiteiro Ricardo Pessoa, amigo próximo do ex-presidente Lula, acabou fechando acordo de delação e listando um rol de políticos que, diz ele, receberam propina de contratos fraudados na Petrobras.
Na época da reportagem de VEJA, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, defendeu que os “brasileiros honestos” cobrassem a demissão imediata de Cardozo. Também o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, se manifestou afirmando que a reunião de Cardozo com os advogados era uma evidência de que os empreiteiros presos na Lava Jato desde novembro tentam a todo custo interferir nas investigações. Eles já haviam tentado coagir testemunhas e apresentaram documentos falsos às autoridades.
A saída de José Eduardo Cardozo havia sido cobrada por diversas vezes pelo ex-presidente Lula, seu adversário dentro do PT. A troca de pasta marca ainda o fim do trio responsável pela primeira vitória eleitoral da presidente Dilma, em 2010. Os chamados Três Porquinhos eram formados pelo agora ex-ministro da Justiça, pelo ex-chefe da Casa Civil e ex-Fazenda Antonio Palocci e pelo ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, morto no ano passado.
Como chefe da Advocacia-geral da União, José Eduardo Cardozo atuará na defesa do governo na tribuna do STF e discutirá estratégias jurídicas para a defesa do governo também em cortes como o Tribunal de Contas da União (TCU). Ao contrário de Luís Inácio Adams, que deixa a AGU e deve se dedicar à advocacia privada, Cardozo conhece os bastidores da Lava Jato e deve usar esses conhecimentos para, ao contrário da reunião secreta revelada por VEJA, defender abertamente o governo e tentar descolar o Planalto do escândalo do petrolão.
Também na dança de cadeiras anunciada nesta segunda, além de Wellington César Lima e Silva como ministro da Justiça, Luiz Navarro de Brito assume o cargo de ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), pasta que estava sendo ocupada interinamente desde o final de 2015 por Carlos Higino desde a saída de Valdir Simão para o Ministério do Planejamento.
Veja

O perigo está no ar

Nasa admite chance de asteroide atingir a Terra no dia 18 de setembro

Por: Blog do Gordinho
asteroide
A Nasa mudou dramaticamente de ideia a respeito do risco que o asteroide 2013 TX68 oferece à Terra. A rocha de 30 metros de comprimento pode, de fato, atingir o planeta no futuro.
A agência espacial norte-americana disse que há a chance de o asteroide atingir o planeta no próximo dia 28 de setembro de 2017. Felizmente, a probabilidade do choque ocorrer é somente 1 em 250 milhões.
Caso não caia em cheio na Terra, o asteroide, entretanto, pode explodir na atmosfera. Tal explosão liberaria o dobro de energia de uma bomba nuclear, varrendo tudo o que estiver abaixo dela.
“A chance de uma colisão em alguma das três datas previstas pela Nasa são muito pequenas para realmente se tornarem uma preocupação”, explicou Paul Chodas, um dos diretores da Nasa. 
Segundo os especialistas, a órbita do asteroide é incerta. Ele pode passar a 11 mil milhas da Terra ou então a 1,3 milhões de milhas. “Será difícil prever, pelo menos por enquanto, a que distância ele passará de nós”, completou.
Yahoo

O cerco a Lula se fecha

Investigado pela PF e MP Lula terá sigilos bancário, telefônico e fiscal quebrados

Informação foi dada pelo ex-presidente durante festa do PT
naom_56d2bf7b31cec
Investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, o ex-presidente Lula afirmou na noite de ontem (27), durante festa de aniversário pelos 36 anos do PT, que foi informado que terá os sigilos bancário, telefônico e fiscal quebrados. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, ele não revelou, porém, o motivo que deu origem à ordem.
“Se esse for o preço que a gente tem que pagar para provar a inocência, eu faço. Só quero que depois me deem um atestado de idoneidade”, disse.
Em um momento mais inflamado de seu discurso, o líder petista enfatizou aos militantes presentes que eles não devem baixar a cabeça “toda vez que falarem merda da gente”.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/

Eleições 2018


Rejeição ao ex-presidente Lula cresce, mas oposição patina, diz pesquisa


A 32 meses da eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ostenta rejeição de metade do eleitorado, mas o petista não é carta fora do baralho da sucessão de Dilma Rousseff.
Nomes conhecidos da oposição –os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin e Marina Silva (Rede)– estão estagnados ou encolheram, segundo o Datafolha.
Hoje, 49% dos eleitores afirmam não votar de jeito nenhum em Lula. É uma tendência crescente: em novembro, eram 47%, em dezembro, 48%. Aécio é o segundo em rejeição, com 23%.
“Pode ser um copo meio cheio ou meio vazio, dependendo do ponto de vista do observador”, diz Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha.
A má notícia para o ex-presidente é que a rejeição é superior à dos meses seguintes à revelação do mensalão, em 2005, quando seu governo mais correu risco.
O copo meio cheio é a rejeição ter subido dentro da margem de erro (dois pontos), mesmo após pessoas próximas do ex-presidente –o pecuarista José Carlos Bumlai e o marqueteiro João Santana–terem sido presas por ordem do juiz Sergio Moro.
A relação de Lula com empreiteiras alvos da Lava Jato, que bancaram reformas em imóveis ligados a ele, é apurada em São Paulo e no Paraná.
Segundo Janoni, três variáveis determinarão a viabilidade de Lula como candidato: o tempo que falta até 2018, o estado da economia sob o governo Dilma Rousseff e a Operação Lava Jato.
“O mensalão foi um exemplo da capacidade de recuperação. A taxa de rejeição dele é alta hoje, mas ainda há um contingente grande (37%) que o considera o melhor presidente que o país já teve e uma percepção do eleitor de que haverá melhoras na economia”, afirma Janoni.
OPOSIÇÃO
A crescente rejeição de Lula ainda não rendeu dividendos para a oposição, segundo quatro cenários eleitorais pesquisados pelo Datafolha.
Em um deles, Aécio Neves ainda lidera, mas escorregou três pontos percentuais (de 27% para 24%) desde dezembro. Lula e Marina seguem-no, estáveis, em situação de empate técnico –20% e 19%, respectivamente.
Num cenário com Geraldo Alckmin como o postulante do PSDB, Marina está na dianteira com 23%, Lula aparece com 20% enquanto o governador de São Paulo fica na terceira posição (12%).
Nos dois cenários, o quarto colocado é o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).
O Datafolha indica que a “crise de representação”, nas palavras de Janoni– é um fenômeno em crescimento.
De dezembro para cá, os únicos a avançar no limite da margem de erro foram o ainda nanico Bolsonaro (chegou a 7%) e a vontade de não votar em ninguém. A opção do voto nulo ou branco chega a 19%.
Polêmica Paraíba

Impeachment à vista!

Instituição vê a presidente Dilma Housseff "isolada" e risco maior de impeachment

Instituição vê Dilma "isolada" e risco maior de impeachment
O isolamento da presidente Dilma Rousseff, do PT, reflete a diminuição de sua base de apoio e determina o aumento do risco de impeachment da petista, segundo relatório do Barclays assinado pelo economista Bruno Rovai.
De acordo com a instituição financeira, durante a semana passada, três diferentes setores de apoio de Dilma foram abalados a partir da prisão de João Santana, marqueteiro responsável pelas campanhas presidenciais da petista, das fortes críticas de seu partido sobre as políticas econômicas do governo e dos primeiros sinais de que os movimentos sociais estão se distanciando de Dilma.
As acusações contra Santana podem ser utilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em uma eventual cassação de sua candidatura de 2014. Rovai diz acreditar que este processo será demorado, mas sinaliza que as denúncias enfraquecem sua imagem ainda mais, o que dificulta a estratégia de Dilma de conseguir apoio no Congresso contra o impeachment.
A agenda econômica do governo, que estaria colocando o PT contra a presidente, desestabiliza seu apoio no Congresso.
Os movimentos sociais também reprovam a agenda do governo e acabam contribuindo para que a petista lidere entre os presidentes mais impopulares da história recente.
De acordo com o Barclays, esse conjunto de informações aumenta as chances de que a presidente perca o mandato ainda em 2016. O banco aponta que um presidente isolado se torna mais suscetível a um processo de impeachment e pontua que o grande teste de resistência de Dilma será nos protestos contra seu governo previstos para 13 de março.
O Financista
Foto: Lula Marques/Agência PT/Fotos Públicas

Pico da Neblina

Montanha mais alta do Brasil ‘cresce’ 1,52 metro após revisão de medida

parna_pico_da_neblina
A montanha mais alta do Brasil, o Pico da Neblina, amanheceu hoje um metro e meio mais alto depois do o IBGE aplicar uma nova metodologia para mapear o relevo do país.
Localizado na serra do Imeri, no Amazonas, o cume da montanha, que antes havia sido apontada com 2.993,78 metros de altitude acima do níve do mar, agora tem 2.995,30 metros.
A mudança ocorreu após o projeto MAPGEO2015 ter usado um método chamado “modelo de ondulação geoidal” para recalcular as altitudes dos sete picos mais altos do país.
As altitudes eram antes determinadas por GPS de precisão, que usa um modelo aproximado do nível do mar para calcular elevação. O novo método usa uma determinação mais precisa da atual média do nível do mar, que não é uniforme ao longo do globo.
O pico 31 de Março, segunda montanha mais alta do país, também na serra do Imeri, também ganhou 1,52 metro a mais após a correção.
O IBGE divulgou hoje correções para os sete maiores pontos de elevação do país, mas as montanhas que vão da 3ª à 7ª posição “encolheram” de 33 cm a 71 cm, em vez de crescer.
Apesar das alterações, a ordem em que os picos aparecem no ranking não mudou. Veja abaixo as novas altitudes:
– Pico da Neblina (Sera do Imeri – AM) – 2.995,30 metros
– Pico 31 de março (Serra do Imeri – AM) – 2.974,18 metros
– Pico da Bandeira (Serra do Caparaó, entre ES e MG) – 2.891,32 metros
– Pico Pedra da Mina (Serra da Mantiqueira, entre SP e MG) – 2.798,06 metros
– Pico das Agulhas Negras (Serra da Mantiqueira) – 2.790,94 metros
– Pico do Cristal (Serra do Caparaó, MG) – 2.769,05 metros
– Monte Roraima (Serra de Pacaraima – RR) – 2.734,05 metros
G1

Crime brutal

Babá decapita criança, toca fogo em apartamento e ameaça se explodir em Moscou

Babá
Segundo o portal russo LifeNews , a uzbeque era babá da menina, identificada como Nastya M, e cometeu o crime assim que os pais e o irmão mais velho da criança deixaram a residência.
Bobokulova ainda ateou fogo no apartamento da família, onde os bombeiros encontraram o corpo da menina sem a cabeça após apagarem o fogo.
O site conta que a reconstituição apontou que a criança foi morta enquanto estava dormindo e a cabeça decepada foi colocada em um saco plástico. Após atear fogo, ela saiu transtornada pelas ruas da capital e, em frente à estação Oktiabriskoie Pole, ameaçou ativar explosivos enquanto “louvava” Alá. A área foi interditada pelas autoridades e a mulher foi presa carregando a cabeça da menina nas mãos.
Exames apontaram a presença de material explosivo nas mãos e braços de Bobokulova, mas os investigadores ressaltam que pode ser apenas “a mistura combustível” que ela utilizou para colocar fogo no apartamento.
Ainda de acordo com o LifeNews , os pais da criança estão em estado de choque porque disseram que a babá era uma pessoa “profissional” e “confiável”. Porém, ela estaria com problemas de relacionamento com seu marido, do qual estava se separando, e aparentava estar “nervosa” nos últimos tempos. Não há ligações terroristas aparentes no caso.
Terra

"Striptease" no Tom Jazz

Cantora Luiza Possi tira blusa em pleno palco e exibe barriga sarada só de top

show_da_cantora_luiza_possi-2644
mostrou que está com o corpo bem sequinho ao protagonizar um pequeno “striptease” durante o show que fez no Tom Jazz, em São Paulo, neste domingo, 28. A cantora tirou a blusa que estava usando e ficou apenas de top, exibindo o abdômen sarado. Arrasa!
Luiza Possi (Foto: Manuela Scarpa/Brazil News)"
Luiza, que está solteira desde fevereiro, quando terminou um namoro, já mostrou estar com a autoestima lá em cima. Ela tem postado várias fotos do corpo – inclusive de biquíni – nas redes sociais e mostra que pega pesado na academia para continuar com tudo em cima.
ego.globo.com

Greve de fome na UFPB

Aluno em greve de fome é levado ao HU; protesto pode fechar UFPB hoje à tarde

Estudante é socorrido para o HU
Estudante é socorrido para o HU
Um dos quatro estudantes que fazem greve de fome na entrada da Reitoria da UFPB, em João Pessoa, passou mal e teve de ser socorrido, no final da manhã desta segunda-feira, para o Hospital Universitário. Ele sofreu convulsões após reunião com a reitora Margareth Diniz Formiga.
Agora à tarde, os alunos querem nova reunião com a reitora. Caso o novo encontro não aconteça, eles ameaçam quebrar tapumes de uma obra ao lado da Reitoria e interditar as entradas de veículos do campus da UFPB. O comando do protesto disse que aguardará até 16h.
O protesto já está em seu sexto dia. Os estudantes reclamam da falta de vagas em residências universitárias e também da exclusão de alunos do restaurante universitário. Além de Daniel, estão em greve de fome Marcos (graduação em Serviço Social), Mateus e John Wayne (ambos da graduação em Ciências Sociais).
Aluno internado no HU
O estado de saúde do estudante chamado Daniel – da graduação em Psicologia – é regular. Conforme colegas, ele passou mal durante reunião com a reitora. “Ele disse que a reitora estava mentindo. E a reitora riu dele. Debochou. Ele começou a chorar muito e teve espasmos”, contou o estudante Daniel, que – acorrentado – também está fazendo greve de fome.
Estudantes em protesto disseram que, após Daniel passar mal, uma ambulância do HU foi solicitada, mas demorou tanto que decidiram levar o aluno em um carro da UFPB, que se disponibilizou. “Quando a ambulância chegou, Daniel já estava no HU há muito tempo. Aplaudimos a equipe médica, que subiu a rampa da Reitoria com um sorrisinho”, disse John Wayne em tom de ironia.
Mais informações sobre a greve de fome de estudantes na UFPB, em João Pessoa, em instantes.


Jãmarrí Nogueira-MaisPB

Barriguinha chapada

Patrícia Poeta mostra silhueta fininha de biquíni em praia no Rio de Janeiro

29_02_2016_a_apresentadora_patricia_poeta_vai_a_praia_com_sua_familia_na_praia_do_leblon_no_rio_de_janeiroexclusivo_m_14
Patrícia Poeta resolveu aproveitar o verão carioca para ir à praia neste domingo, 28, com a família. A apresentadora – que emagreceu dez quilos desde que passou a fazer parte do programa “É de casa” – exibiu sua silhueta fininha no Leblon, na Zona Sul do Rio.
Para espantar o forte calor, Patrícia resolveu dar um mergulho no mar e mostrou a todos a sua barriguinha chapada. O biquíni escolhido foi um tomara que caia estampado. A apresentadora também exibiu a sua boa forma ao sair toda chique do Copacabana Palace. Ela também ostentou uma bolsa que não saiu por menos de R$ 12 mil. Ana Furtado também estava saindo do hotel, e usava uma bolsa mais cara que a de Patrícia.
Confira as fotos:
29_02_2016_a_apresentadora_patricia_poeta_vai_a_praia_com_sua_familia_na_praia_do_leblon_no_rio_de_janeiroexclusivo_m_5 29_02_2016_a_apresentadora_patricia_poeta_vai_a_praia_com_sua_familia_na_praia_do_leblon_no_rio_de_janeiroexclusivo_m_2 29_02_2016_a_apresentadora_patricia_poeta_vai_a_praia_com_sua_familia_na_praia_do_leblon_no_rio_de_janeiroexclusivo_m_11
G1

Exigência tucana

PSDB fecha questão; aliança em João Pessoa só com a vaga de vice-prefeito

psdb
Após a decisão do ex-deputado e presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, de desistir da pré-candidatura a prefeito de João Pessoa nas eleições de outubro, a Executiva municipal se reuniu, na manhã desta segunda-feira (29), com os vereadores do partido e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para discutir os rumos do partido na Capital e definiu que aliança só com a vaga de vice.
“O PSDB vai atrás da vice e de boas coligações para a chapa de vereadores. Mas, estas negociações passam pelo programa do partido e serão delegadas pelas Executivas Estadual e Municipal e com aval do senador Cássio Cunha Lima”, revelou Luis Flávio.
Já Ruy Carneiro disse que a aliança não se limitará apenas a vice, mas sim a um projeto político a longo prazo, passando por 2018.
Ruy também abriu as portas para alianças com o PTB, PMDB e PSD, que estão com suas pré-candidaturas mantidas.
“Temos um leque bom de opções. Vamos discutir com os partidos da oposição e ver qual é o melhor caminho para o partido”, afirmou.
Cristiano Teixeira – MaisPB

O candidato a prefeito que foi sem nunca ter sido

Ruy Carneiro anuncia desistência de pré-candidatura a prefeito de João Pessoa

Ruy Carneiro, presidente do PSDB

O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, comunicou, através de nota encaminhada à imprensa, a sua desistência da disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano.
O nome do tucano vinha aparecendo nas pesquisas como o 2º melhor colocado entre os prováveis postulantes.
Na nota, Ruy disse que abre mão de sua pré-candidatura para possibilitar a discussão de um projeto único, capaz de unir esforços com outros partidos e marchar numa mesma direção. Segundo ele, “não é hora para individualismo”.
Ruy Carneiro disse também que sua decisão foi motivada por uma causa maior: “o fortalecimento de uma candidatura que possa representar as propostas que tenho para João Pessoa”.
Confira, na íntegra, a nota:
A hora é de união
Entrei na política não para continuar uma história familiar, que começou com o senador Ruy Carneiro, meu tio-avô. Entrei por fé e dever. Como ele, creio que “Forte é o povo!” e que todos os cidadãos têm a obrigação de contribuir para uma sociedade que ofereça paz e prosperidade. No exercício dos mandatos de vereador, deputado estadual, secretário de estado e de município, deputado federal e dirigente partidário, não tive problemas para manter o foco no único propósito aceitável para um mandatário: o bem estar do seu povo.
Por opção, não disputei a reeleição em 2014, o que seria politicamente mais fácil. Lutei pelo sonho do meu partido, e do líder e amigo Cássio Cunha Lima, apoiado por outros 13 partidos, de implantar na Paraíba um projeto que contemplava não apenas soluções para problemas imediatos, mas a construção de um futuro com as marcas da superação e da ousadia.
O estelionato eleitoral marcou 2014 no Brasil e na Paraíba. O “paraíso” retratado nos guias eleitorais da presidente Dilma Rousseff e de seu aliado, Ricardo Coutinho revelou-se “pesadelo”. Fizeram tudo o que garantiram não fazer: mexeram em direitos dos trabalhadores, aumentaram contas de água, luz, gasolina e gás de cozinha, elevaram impostos, comprometeram obras, mas não demitiram a quantidade dos apadrinhados políticos nas gestões.
Nesse momento em que o País atravessa uma grave crise política, ética e econômica,  impõe-se ao político compromissado privilegiar projetos coletivos ao invés dos individuais, para tentar devolver aos eleitores a confiança e obter deles a credibilidade necessária para mostrar que é possível fazer diferente. É possível governar voltado para o interesse público.
As pesquisas eleitorais divulgadas pela imprensa têm me apontado em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, mesmo sem que eu tenha me apresentado como pré-candidato. Fico honrado e agradeço àqueles que me apontaram, mas penso que não é hora para individualismo. Por isso, nesta segunda-feira quando o PSDB se reunir para definir os rumos que o partido tomará nas eleições deste ano, estarei abrindo mão da minha pré-candidatura a prefeito de João Pessoa, para que possamos discutir um projeto único, capaz de unir esforços com outros partidos e marchar numa mesma direção.
Não abrirei mão de ser candidato para aderir à candidatura A ou B, mas terei o desprendimento necessário para abrir mão por uma causa maior: o fortalecimento de uma candidatura que possa representar as propostas que tenho para João Pessoa, e, sobretudo, que façam parte de um projeto maior, um projeto que passa pelo resgate da Paraíba, sofrida, maltratada por uma gestão tirana que buscar controlar também os rumos da Capital.
É um gesto que acredito, será acompanhado por todos os tucanos de João Pessoa, tenham ou não mandatos. Precisamos dar uma oportunidade ao diálogo e evançar nas boas práticas. Nossos adversários são aqueles que acham que podem controlar o povo com um populismo que está sendo desmascarado em todo o País. Os que querem trabalhar pelo povo podem conversar e planejar o futuro. Como presidente do PSDB, essa será minha posição e contribuição para abrir a porta do diálogo. Esse será o primeiro passo. Muitos outros virão até que possamos convergir para um consenso dentro da perspectiva de buscar o melhor para João Pessoa e o melhor para a Paraíba.
Juntos seremos capazes de fazer mais e melhor.
Ruy Carneiro
Presidente do PSDB (PB)
Alexandre Freire – MaisPB

Oposicionistas afinam discurso

Em reunião com o senador Cássio Cunha Lima , oposição afina discurso

oposição
Os deputados da oposição se reuniram, na manhã desta segunda-feira (29), com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), no escritório do tucano, na avenida Duarte da Silveira, centro de João Pessoa (PB), para discutir os rumos da bancada na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta legislatura.
“O propósito do encontro foi tentar interagir a bancada que acompanhou Cássio nas últimas eleições estaduais e afinar discurso para o início de legislatura, além de ouvir nosso comandante maior Cássio, que foi nosso candidato a governador. Cássio venceu o primeiro turno das eleições e todos nós que estamos na Assembleia devemos um pouco a ele”, afirmou.
“Discutimos os assuntos da Paraíba João Pessoa e do Brasil como todo, para que tenhamos um discurso uníssono, de Brasília até o lugar mais distante da Paraíba”, acrescentou.
Renato disse também que a postura da bancada fará oposição com responsabilidade, mas afirmou que o estado está sem prumo. “Perdeu a nau, a vela. Fica circulando e não sabe aonde vai”, criticou.
MaisPB

Licenciamento de veículos

Termina hoje pagamento do IPVA com desconto para veículos com placas 3 e 4 no final 

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 3 e 4 terão de efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até a próxima segunda-feira (29) para garantir o desconto de 10% na opção em cota única.Os contribuintes têm ainda a opção do parcelamento em três vezes, mas sem a redução. O pagamento da primeira parcela da divisão também precisa ser efetuado até segunda-feira.
Caso o boleto do IPVA ainda não tenha chegado à residência, o proprietário poderá imprimir pessoalmente via internet no portal do Detran-PB. Basta informar os números completos da placa do veículo e do Renavam no link  http://www.detran.pb.gov.br/index.php/ipva.html.O contribuinte pode também solicitar a impressão do seu boleto do IPVA nas unidades do Detran-PB do Estado.
Parcelamento – Já os proprietários das placas terminadas em 1 e 2, que optaram pelo parcelamento em três vezes, deverão efetuar o pagamento da segunda parcela também até o dia 29 de fevereiro.
Segundo a Receita Estadual, os veículos com ano de fabricação abaixo de 2000 ficarão isentos de pagamento do IPVA em 2016. A legislação em vigor assegura isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos do ano de fabricação. Contudo, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.
MaisPB

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Solução para infertilidade masculina

Cientistas chineses criam espermatozóides de laboratório

Publicado por:
Os gametas masculinos de ratos a partir de células-tronco embrionárias abrem caminho para a criação de tratamentos para a infertilidade masculina

espermaA infertilidade afeta até 15% dos casais em todo o mundo. Desse percentual, em cerca de um terço dos casos, a impossibilidade de ter filhos está relacionada a problemas que atingem o homem, como a qualidade e o número baixos de espermatozoides. Ontem, cientistas chineses anunciaram um feito que poderá, no futuro, transformar completamente a maneira de enfrentar essa questão.
Os pesquisadores conseguiram criar espermatozoides de ratos a partir de células-tronco embrionárias dos animais. Pela primeira vez, o grupo de especialistas comprovou que as estruturas iniciais passaram, no laboratório, pelas mesmas fases de transformação que acontecem naturalmente até a geração dos gametas (células sexuais maduras) masculinos. Além disso, foi possível comprovar a funcionalidade dos espermatozoides ao usá-los para fertilizar ratas, que deram à luz filhotes que se mostraram saudáveis e férteis. Os resultados foram publicados na revista Cell Stem Cell.
Os autores do estudo explicam que uma das causas principais da inabilidade de reprodução masculina é a incapacidade de células germinais passarem por um tipo de divisão celular chamado meiose, processo pelo qual os espermatozoides são gerados. Por causa dessa dificuldade, os cientistas têm voltado a atenção para essa falha, buscando recriá-la em laboratório. “Reproduzir o desenvolvimento de células germinativas in vitro tem sido um dos objetivos centrais na biologia e na medicina reprodutivas”, afirma, em um comunicado à imprensa, Jiahao Sha, coautor do estudo e pesquisador da Universidade Médica de Nanjing, na China.
Segundo os responsáveis pelo trabalho, o maior desafio para criar gametas em laboratório era repetir os processos essenciais da meiose, justamente o que eles conseguiram com o novo método. O primeiro passo foi expor as células-tronco a um coquetel químico para transformá-las em estruturas precursoras de espermatozoides. Na etapa seguinte, essas células germinais foram inseridas em um meio que imitava o ambiente do tecido natural onde os gametas se desenvolvem, repleto de células testiculares e hormônios sexuais, como a testosterona. A estratégia se mostrou eficiente para disparar o processo da meiose, que foi completo, dando origem a espermatozoides com DNA e conteúdo cromossômico corretos.
O desafio final era comprovar que as estruturas criadas eram funcionais. Os cientistas, então, as usaram para fertilizar óvulos e, depois, transferiram os embriões para ratas. Eles se desenvolveram normalmente, e filhotes saudáveis e férteis nasceram da experiência.
Promessa
“Nosso método cumpre completamente os padrões recentemente propostos consensualmente por um painel de biólogos reprodutivos. Por isso, acreditamos que ele representa uma tremenda promessa para o tratamento da infertilidade masculina”, afirma Jiahao. O que o cientista e equipe imaginam que possa ser possível um dia é o uso de células-troncos de um homem que não produz espermatozoides para criá-los em, preservando o mesmo código genético.
Para Frederico Correa, ginecologista especializado em reprodução do Hospital Santa Luzia (Brasília), o trabalho traz esperanças de um tratamento para homens que não podem ter filhos, podendo ajudar também as mulheres inférteis, caso a metodologia se mostre eficaz também para a produção de óvulos. “Hoje, na reprodução, uma das maiores dificuldades é a questão do gameta, tanto para o homem quanto para a mulher, que, com a chegada da idade, por volta dos 40, não consegue produzir óvulos. Essa técnica também poderia ser uma saída para esse problema. O processo de reprodução da meiose é algo difícil, mas que, se for decifrado, pode trazer esses ganhos para a área”, avalia o especialista, que não participou do estudo.
Até que o método passe a beneficiar humanos, contudo, muitos estudos deverão ser feitos. Antes de testes com pessoas, o grupo precisará replicar a técnica em animais maiores, como primatas, avaliando também sua segurança. Outra preocupação dos pesquisadores chineses diz respeito a questões éticas relacionadas à manipulação das células-tronco.

Fonte: Correio braziliense