sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Influência de bandidos nas eleições

Denúncia ao TRE-RJ revela que tráfico proibiu campanha política em favela do Rio


upp
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) recebeu, ontem, a primeira denúncia de influência de bandidos nas eleições deste ano. Segundo o documento, endereçado ao presidente do tribunal, desembargador Antônio Jayme Boente, e obtido pelo EXTRA, alguns candidatos a prefeito do Rio estão proibidos de fazer campanha no Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, por integrantes da facção que domina a venda de drogas na favela — que tem uma UPP desde 2013.
A denúncia sustenta que “determinada coligação política e seu candidato estão ‘comprando’ apoio de traficantes que dominam comunidades da Zona Norte”. De acordo com o relato, no Tuiuti, “a ordem da quadrilha armada que ali age é de não permitir a entrada de outros candidatos senão a dos que pagaram pelo apoio”. Ainda segundo a denúncia, os bandidos também “exigem a imediata retirada de propagandas que não correspondem às dos candidatos pagantes”.
No último dia 22, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que as Forças Armadas, que reforçaram a segurança no Rio durante a Olimpíada, irão permanecer na cidade durante as eleições para garantir a segurança de eleitores em locais dominados pela mílicia e pelo tráfico. A permanência dos militares é pedido do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas eleições de 2014, a Secretaria de Segurança informou ao TRE-RJ que, na ocasião, havia 41 áreas no estado dominadas por tráfico ou milícia em que candidatos enfrentavam problemas para fazer campanha.
Extra Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário