domingo, 4 de setembro de 2016

Brasil x Colômbia

Rivalidade à flor da pele em duelo com ar de decisão pelas Eliminatórias Sul-americanas 

Duelo ganhou mudança de ares após o encontro na Copa do Mundo de 2014. Neymar é o personagem principal dos pontos que transformaram o duelo sul-americano


Neymar e Zúñiga: o início da rivalidade acirrada entre Brasil e Colômbia (Foto: AFP )
A Colômbia, historicamente, nunca teve o grau de rivalidade para o Brasil como Argentina e Uruguai. Contudo, bastou um jogo pela Copa do Mundo que tudo mudou. Nos últimos dois anos, ou três jogos, os encontros entre os dois países pegou fogo. Nesta terça-feira, em Manaus, tudo indica que este duelo terá mais um capítulo repleto de emoção, agora pelas Eliminatórias para a Copa-2018. 
A mudança de patamar pode ser simbolizada na figura de Neymar. Afinal de contas, o camisa 10 do Brasil foi personagem central em todos os fatos que fizeram da Colômbia um rival com sua própria particularidade (veja ao lado). 
A própria evolução da seleção colombiana fez com que o duelo ganhasse mais cartaz. Prova disso é que o último jogo, ocorrido no ano passado na Copa América no Chile, foi de triunfo para os Cafeteros. Além disso, os resultados de vitória são sempre apertados e os empates são bem frequentes. 
O próprio equilíbrio na tabela de classificação é uma "pimenta" a mais para o confronto na Arena Amazônia. Afinal de contas, a Colômbia 13 pontos, um a mais que o Brasil. Com esse cenário, o duelo ganha um ar de decisão nesta reta final de primeiro turno das Eliminatórias Sul-Americanas. 
Por outro lado, há um certo clima amistoso por trás do confronto. Alguns jogadores convocados por Tite são ou já foram companheiros de colombianos em clubes. Um exemplo é o volante Casemiro, que atua ao lado de James Rodríguez no Real Madrid, da Espanha. 
- Claro que conversamos sobre o jogo de terça. James é um grande jogador, tenho um carinho imenso por ele - afirmou o volante. 
Quando a bola rolar, contudo, as amizades ficarão de lado. E a rivalidade falará mais alto outra vez.
A RIVALIDADE 
COPA-2014 
O Brasil eliminou a Colômbia, mas a entrada de Zúñiga em Neymar, que tirou o atacante do Mundial, foi o pontapé para o início da rivalidade. 
AMISTOSO 
Neymar marcou, de falta, o gol da vitória no duelo ocorrido em Miami. Foi o primeiro do jogador após a lesão sofrida no Brasil. 
COPA AMÉRICA 
A Colômbia deu o troco em 2015. Neymar se envolveu em confusão e pegou quatro jogos de gancho. 
JOGOS OLÍMPICOS 
Neymar, sempre ele, abriu o caminho para a classificação brasileira na Rio-2016 com um belo gol de falta na Arena Corinthians.

Lance

Nenhum comentário:

Postar um comentário