sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A jararaca sem cabeça

Enganou-se quem pensou que Lula vem perdendo só popularidade; perdeu também o bom senso

lula-chora
Por Heron Cid
O maior líder de massas nesse Brasil vai se perdendo a cada dia. Para dizer o que disse, seria melhor Lula da Silva ter silenciado diante das acusações impostas por procuradores federais na Operação Lava Jato.
Seria mais eficiente e pelo menos para uma parte da população a presunção de inocência ou a dúvida poderia permanecer no imaginário coletivo. Poderia e deveria ter respondido as acusações. Uma a uma. De forma direta.
Mas Lula preferiu, como jararaca que se autodenomina, partir para a contraofensiva messiânica, como de costume. Dessa vez, frágil e pouco inteligente, diga-se de passagem.
Falando para seus fiéis seguidores, o ex-presidente deslizou e abusou da sua capacidade de se safar das situações mais desconfortáveis envolvendo a si mesmo, a parentes e ao PT.
Proferiu um festival de bobagens que nem de longe lembram a figura de um estadista da altura de quem um dia pareceu ser. Emparedado, desdenhou dos papéis da instituição de uma República que um dia governou com louros e admiração.
Lula vai perdendo, sem perceber, o que resta de admiração de boa parte da população pela sua brilhante trajetória de retirante nordestino.
Quem tanto cativou pela retórica fácil e próxima das pessoas, agora, ironicamente, se perde pela boca. Pelas infantilidades, absurdos e disparates que proferiu ontem, seus algozes nem precisam mais acertar na parte mortal da jararaca. Ela já perdeu a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário