quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Toxinas que matam em três dias

Tovar Correia Lima alerta que água de 115 açúdes da Paraíba pode está contaminada

Tovar
Preocupado com a proliferação de toxinas em 115 açudes da Paraíba, por conta da redução do índice dos reservatórios, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) fará um alerta as autoridades competentes sobre a proliferação de cianobactérias que, em caso de quebra, liberam toxinas altamente danosas à saúde humana. O parlamentar encaminhará pedido de providências a Cagepa, Sudema, Ministério Público Estadual, Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas – ANA.
“Os paraibanos correm risco de contaminação e é necessário uma providência urgente. Por isso, estamos encaminhando esse alerta e uma solicitação aos órgãos competentes para um acompanhamento permanente das águas de todos os reservatórios do Estado”, disse o deputado.
Matéria recente publicada pelo Correio da Paraíba mostra que os 115 açudes ameaçados integram o sistema de abastecimento da Cagepa nas regiões do Alto Piranhas, Borborema, Brejo,  Espinharas, Litoral e Rio do Peixe.
Conforme a reportagem, no Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, a última análise da água na área de captação flutuante, revelou um valor acima de 10 mil células de cianobactérias por ml. A análise da água que passou pela Estação de Tratamento de Gravatá (município de Queimadas) apontou a existência de 0,1 micrograma por litro de água de cianotoxinas.
A professora Weruska Brasileiro, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, disse que, como o açude só está 8% de sua capacidade, o número de cianobactérias existentes na água pode oscilar de um dia para outro, para mais ou para menos.
“O caso é grave e exige uma atenção maior por parte do Governo do Estado. É preciso a Assembleia Legislativa debater essa questão. Essas toxinas podem provocar a morte de uma pessoa no período de dois a três dias e muitos paraibanos estão correndo esse risco”, alertou o deputado Tovar.
MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário