terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ex-milionário está falido e condenado a prisão

Ganhador de R$ 15 milhões da raspadinha em loteria está falido e preso 10 anos depois

Hoje, aos 35 anos, o ex-milionário está falido e acaba de ser condenado a dois anos e meio de prisão por tráfico de drogas. O que deu errado?


Há dez anos, o canadense Daniel Carley, então com 25 anos, era um jovem que havia conseguido o que muita gente sonha e pouquíssimos conseguem: ganhar na loteria. Era o ano de 2006 e, ao ganhar cerca de R$ 15 milhões em uma raspadinha do estado de Ontario (Canada), Daniel estava em festa, comemorando a vitória na loteria com a família, amigos e a noiva. Seu prêmio é, até hoje, o maior prêmio instantâneo da história de Ontario.
Hoje, aos 35 anos, o ex-milionário está falido e acaba de ser condenado a dois anos e meio de prisão por tráfico de drogas. O que deu errado?
Grandes planos e um futuro promissor
Inicialmente, o futuro do rapaz parecia promissor: segundo entrevistas dadas na época, Daniel pretendia destinar grande parte da fortuna a um investimento de baixo risco e viver com os rendimentos. Também se preocupou em ajudar algumas obras de caridade, como uma associação de ajuda a pacientes de Esclerose Múltipla.
Utilizou parte do dinheiro para abrir um bar, como já sonhava havia tempos, o Carley’s Pub. E, segundo amigos e familiares do condenado, foi partir daí que as coisas começaram a dar errado.
O início do fim
Pouco tempo após receber o dinheiro, Carley começou a desenvolver um estilo de vida bohêmico, com muitas drogas e bebidas, e em alguns meses já estava viciado em cocaína, relatou sua então advogada, Brenda Sandulak.
“Carley não estava pensando direito naquela época e tomou muitas decisões erradas. Fez alguns investimentos terríveis, e não estava em condições para administrar aquela fortuna”.
De família bastante humilde e sem ter acabado o Ensino Médio, Carley acabou gastando metade de sua fortuna nos primeiros três anos, principalmente em drogas.
A condenação
O ganhador da raspadinha foi condenado, semana passada, a dois anos e meio de prisão por vender crack e cocaína, em associação com uma gangue de motociclistas do Canadá.
A mãe do rapaz, que já está encarcerado em uma prisão federal, desabafa: “Já estou cansada. Estou lutando contra um câncer e não vejo a hora de vencer ambas batalhas e ver meu filho livre de problemas com a lei”.
Daniel Carley não está sozinho
Infelizmente, casos de ganhadores de loterias que acabam perdendo tudo em pouco tempo não são raros e são associados à falta de experiencia em gestão financeira e à impulsividade gerada pela euforia inicial de se ganhar na loteria.
Especialistas aconselham ganhadores de prêmios grandes a contratarem imediatamente um gestor financeiro para ajudar-lhe a gastar o dinheiro de maneira inteligente e duradeira.
“Lidar com quantidades de dinheiro antes impensáveis é um estresse muito grande que requer aprendizado, aconselhamento e, principalmente, muita calma”- aconselha Coleen O’Brian, vice- presidente de uma importante firma de investimentos dos Estados Unidos.
Outro conselho importante é manter o anonimato sempre que possível. No Brasil, diferentemente do Canadá, os ganhadores de loterias têm o direito de permanecer anônimos e, por lei, seu nome não poderá ser divulgado pelo organizador da loteria (Caixa Econômica, no caso). O ganhador deve aproveitar deste fato e ser o mais discreto possível, não “espalhar a notícia” e muito menos expor seu ganho à mídia.
Os gastos estravagantes também devem ser evitados, principalmente nos momentos iniciais. Mudanças repentinas no seu estilo de vida podem suscitar desconfianças e colocar o ganhador em risco. 
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário