segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Áreas do Terreiro do Forró serão desapropriadas

“Francisca Motta busca desapropriar áreas para criação de Parque de Eventos no Terreiro do Forró”, afirma Procurador do Município

O Procurador Geral do Município, Walber Mota, foi indagado na tarde desta segunda-feira, 8 de agosto, a respeito da intenção da Prefeita Francisca Motta em desapropriar áreas no Terreiro do Forró para a manutenção definitiva do evento em sua localização atual, no centro da cidade.
O Procurador foi enfático ao afirmar que o Município não só defende como vem, desde 2013, buscando soluções para que de fato o São João permaneça na área, uma vez que já se tornou tradição.  
“A sociedade patoense aplaudiu em peso a criação do Terreiro do Forró, pela segurança que o espaço proporciona aos forrozeiros, bem como, pela mobilidade urbana gerada no centro da cidade. O São João de Patos ganhou forma, layout, com a criação do Terreiro, o que permitiu que o evento crescesse e se consolidasse como o quarto maior do mundo”, antecipou o procurador.
Segundo Walber Mota, através do decreto Nº 046/2013, o Município declarou a área de utilidade pública para fins de desapropriação, mas, pelas dificuldades em conseguir na época, os recursos suficientes, o Município passou a vislumbrar outras áreas para a tranferência da festa. Tais áreas foram então consideradas inapropriadas pela próximidade, por exemplo, com as BRs, não sendo bem aceitas pela gestão e pela população.  
“Já preocupado com a realização do São João 2016, o Município se antecipou e em 5 de Maio de 2016 firmou um Termo de Acordo e Indenização junto a Construtora HEMA LTDA, proprietária de uma quadra dos lotes totais, que autorizou oficialmente o uso do solo de sua propriedade para a realização do São João 2016”, explicou o procurador.
Ainda de acordo com Walber Mota, de acordo com o Termo, o Município indenizaria a construtora proprietária referente ao uso dos terrenos pelos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. O Termo de Acordo e Indenização foi assinado no Ministério Público constando nos Autos Nº 864/2016/MPVirtual, Notificação Ministerial Nº 007/2016 – PJPP.
O Termo prevê ainda que em caso de realização do São João 2017, o Município firmaria contrato de locação/arrendamento dos imóveis, com valores idenizatórios a serem definidos após avaliação de mercado.  
Ao ser questionado sobre especulações de que o Município estaria impedindo legalmente a chegada de um novo empreendimento no local, o Procurador afirmou que o Terreiro do Forró tornou-se patrimônio cultural da cidade, tornando-se a primeira identidade do evento e que o Município está disposto a concentrar todos os seus esforços para preservar e ampliar a área, sem que haja prejuízo para nenhuma das partes interessadas, em especial a população.
“É importante que fique claro que nós temos mais de três mil empregos diretos e indiretos criados no São João todos os anos. Se formos falar em geração de emprego e renda, sabemos que anualmente a nossa economia cresce de 30 a 40% com a realização da festa, transferí-la para outro local seria um prejuízo para o evento, para a cidade e para o povo de Patos. Pelo contrário, o que estamos buscando é uma solução justa para todos os lados, para que o Município possa investir com segurança para a construção da Praça de Eventos, no atual local”, completou o procurador.  
Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário