segunda-feira, 25 de julho de 2016

Três planetas visíveis ao mesmo tempo

Três planetas podem ser observados no céu de João Pessoa a partir deste domingo

Marte (planeta vermelho), Saturno (planeta dos anéis) e Júpiter (maior planeta do sistema solar) podem ser observados por meio de lunetas e telescópio nos jardins da Estação Cabo Branco

Marte, Saturno e Júpiter estão visíveis a partir de hoje (Foto: Divulgação)

A partir deste domingo (24), três planetas estarão visíveis ao mesmo tempo no céu de João Pessoa. Marte (planeta vermelho), Saturno (planeta dos anéis) e Júpiter (maior planeta do sistema solar) podem ser observados por meio de lunetas e telescópio nos jardins da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes a partir das 18h. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades. 
Esse fenômeno dos três planetas visíveis ao mesmo tempo, segundo o professor de astronomia Marcos Jerônimo, poderá ser observado a partir deste domingo até o mês de agosto, quando Vênus, outro planeta, surgirá também no céu, na segunda quinzena do mês. O professor Marcos Jerônimo lembra ao público que a visualização dos planetas só será possível se o céu estiver com boas condições, ou seja, sem nuvens de chuva. Caso esteja, a observação será transferida para o próximo domingo.
“Durante os próximos meses, gradativamente os planetas um a um irão deixando de serem visíveis no céu devido à aproximação do Sol na região ou constelação que ele se encontra inserido. O primeiro planeta a deixar de ser visualizado será Júpiter, que só estará visível até a primeira quinzena de agosto; na sequência temos o planeta Saturno, que só será visível até a primeira quinzena de novembro; já os planetas Marte e Vênus permanecerão visíveis durante todo o ano na Estação”, explicou o astrônomo Marcos Jerônimo.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário