sexta-feira, 29 de julho de 2016

Menina é dada pelos pais como "oferenda religiosa"

Clérigo afegão de 60 anos é preso por casar com menina de 6 anos; família diz que ela foi sequestrada

estupro de vunerável
Um clérigo afegão foi preso depois de se casar com uma menina de seis anos, num novo caso envolvendo casamentos de crianças no país.
Mohammad Karim, que diz ter 60 anos, foi preso na província de Ghor (centro) e alegou que os pais da menina a deram a ele como “oferenda religiosa”.
Mas a família da menina afirma que ela foi sequestrada na província de Herat (oeste), na fronteira com o Irã.
“A menina não fala, só fica repetindo uma única coisa: ‘Tenho medo desse homem'”, conta Masoom Anwari, chefe da secretaria das Mulheres em Ghor.
A criança se encontra atualmente em um abrigo de Ghor e seus pais estão a caminho de recuperá-la, afirmou o gabinete do governo local.
“Karim foi preso e nossa investigação prossegue”, afirmou Abdul Hai Khatibi, porta-voz do governo.
A prisão acontece alguns dias depois que uma menina de 14 anos grávida foi queimada viva em Ghor, um caso que chocou o país.
A família da menina, Zahra, disse que ela foi torturada e imolada pela família do marido, que se defendeu dizendo que foi a adolescente que se suicidou.
Incidentes do tipo acontecem com frequência no Afeganistão.
“Em algumas regiões, por causa da insegurança e da pobreza, as famílias dão suas filhas em idade muito nova para se livrar delas”, explica Sima Samar, chefe da Comissão Independente de Direitos Humanos.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário