quinta-feira, 21 de julho de 2016

Lava Jato: casal assina termo de confiabilidade

Ex-marqueteiro do PT, João Santana, e sua mulher e sócia farão delação premiada

Ex-marqueteiro do PT fará delação
O ex-marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, a empresária Mônica Moura, estarão nesta quinta-feira pela primeira vez frente a frente com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal da Justiça Federal em Curitiba, às 14h.
Eles serão interrogados na ação penal em que respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em função do recebimento de US$ 4,5 milhões (R$ 14,6 milhões) em 2013 e 2014 do representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels e fornecedor da Petrobras, o engenheiro Zwi Skornick, como contribuição para ajudar a financiar a campanha pela reeleição da presidente afastada, Dilma Rousseff.
O pagamento foi feito diretamente em uma conta do ex-marqueteiro na Suíça, e não declarado à Justiça Federal. Em colaboração assinada com o Ministério Público e ainda não homologada pela Justiça, Zwi Skornick confirmou se tratar de pagamento relacionado aos contratos da empresa no Brasil e a pedido do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
Além de Santana e Mônica, também prestarão depoimento ao juiz Sérgio Moro Skornick e Vaccari. Na manhã desta quinta-feira, os quatro estavam na carceragem da PF em Curitiba.
Conforme antecipou nesta quinta O GLOBO, o casal Santana assinou termo de confidencialidade com a Procuradoria-Geral da República (PGR), documento que marca o início de um processo formal de delação premiada. O acordo ainda está em fase de negociação, tocada entre os advogados da dupla com os procuradores.
Como o interrogatório desta quinta-feira será a respeito de um caso específico, o casal poderá apresentar esclarecimentos a Moro e também pedir para ficar em silêncio se alguma pergunta estiver relacionada a tema do acordo em negociação.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário