terça-feira, 26 de julho de 2016

Eleições 2016

TRE-PB vai receber 2.913 novas urnas eletrônicas para evitar falhas de 2014

Além das novas urnas, TRE da Paraíba receberá um contingente que servirá de reserva técnica para atender às regiões Norte e Nordeste. As urnas serão entregues em lotes ao longo do mês de agosto

Novas urnas eletrônicas chegarão em agosto (Foto: Divulgação/ TRE-PB)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai receber 2.913 urnas eletrônicas novas para as eleições 2016. A informação é do secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, George Bezerra Cavalcanti Leite, que recebeu o comunicado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (22). O reforço deve evitar o problema ocorrido na última eleição geral, de 2014, em que houve quebra de urnas e formação de longas filas de eleitores em alguns locais de votação em João Pessoa. As urnas serão entregues em lotes ao longo do mês de agosto.
“Este é o resultado de tratativas iniciadas no Tribunal Superior Eleitoral ainda na gestão do desembargador João Alves da Silva, e concluídas na gestão do desembargador José Aurélio da Cruz, que pedia o envio de urnas novas para substituírem as que apresentaram problemas em João Pessoa durante o pleito passado, e que causou enormes filas e transtornos para os eleitores”, disse George Leite. As novas urnas são modelo 2015. Além disso, segundo ele, o TRE recebeu 2 mil baterias novas para substituir as antigas, se necessário.
No ofício, o Tribunal Superior Eleitoral destaca como decisão interessante e estratégica que o TRE-PB atue como reserva técnica da Justiça Eleitoral, destinada às regiões Norte e Nordeste. Conforme George, esse depósito de urnas para reserva técnica fica, normalmente, apenas em Brasília. Mas com a decisão, será enviado um número adicional de urnas à Paraíba para que também possa ser disponibilizado de forma mais ágil aos estados das duas regiões, em caso de demanda emergencial para as eleições 2016. Serão em torno de 1.200 urnas de reserva.
“Esta é uma excelente notícia para a Justiça Eleitoral paraibana, visto que além de conseguirmos evitar a repetição dos problemas ocorridos na eleição passada, fica evidente o reconhecimento por parte do TSE do trabalho que vem sendo executado pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação, nos preparativos técnicos das Eleições Municipais de 2016”, afirmou Fábio Falcão de França, coordenador de Eleições do TRE-PB.
Com as novas urnas, a Paraíba ficará com cerca de 14 mil urnas. A Paraíba terá na eleição de outubro próximo em torno de 9.500 seções eleitorais. Além disso, haverá aproximadamente mil urnas de contingência. “Ou seja, nós vamos utilizar na Paraíba em torno de 10.500 urnas, e vamos ter ainda 3.500 para atender em casos emergenciais”, afirmou George Bezerra Cavalcanti Leite.
O TRE da Paraíba participou na semana passada de um teste regional voltado para as eleições. “Recebemos ao longo da semana passada inteira, de segunda a sexta-feira, representantes do TSE e de regionais do Norte e Nordeste, fazendo testes finais dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições de 2016”. O evento aconteceu simultaneamente nos TREs do Maranhão, do Espírito Santo e da Paraíba. 
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário