sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cartaxo atrai para si uma unidade plural

A ‘grande aliança’ e o mérito de Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa

cartaxopensando
Sem imposição e com paciência santoagostiniana, Cartaxo inaugura nova estilo de liderança política
Por Heron Cid
Inteligentemente, a estratégia socialista tentou empanar nas últimas horas o impacto da formação do blocão de alianças em torno da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. Ricardo Coutinho e seu grupo se esforçaram para rebaixar conceitualmente as forças que se uniram no seu campo adversário.
Esforços à parte, Luciano Cartaxo não entrou no debate puxado por Ricardo com o senador Cássio Cunha Lima, uma queda de braço que interessa, por óbvio, apenas ao socialista para, por tabela, diminuir o prefeito e estabelecer um confronto entre o projeto do PSB e o do PSDB, mesmo este não sendo protagonista e nem gestor da cidade.
Cartaxo, ao que ficou claro, não vai entrar nessa. E age acertadamente. Pra ele é muito mais apropriado surfar na onda e colher os frutos da construção política que pessoalmente liderou, com pé no chão e silêncio, nos últimos dias.
E de fato foi uma grande aliança, operada com imorredoura paciência, esgotamento de diálogo e notada capacidade de aglutinação. Só os grandes líderes estaduais conseguiram unir tantas forças diferentes e com suas singularidades no mesmo palanque.
Cartaxo estabeleceu, ao seu modo particular, um novo modelo de atrair para si uma unidade tão plural. Demonstrou estilo próprio, diferente de José Maranhão e Cássio, que agem como comandantes máximos de suas respectivas legendas.
Luciano liderou muitas e demoradas conversas com caciques políticos, sem nenhuma imposição, sem a necessidade de aparecer nelas como o líder principal e nem muito menos de ser o centro das atenções.
No final, contabilizou um feito inédito: juntou forças muito diferentes no mesmo arco, se reuniu e pactuou com políticos e legendas de reconhecida força política, sem ofuscar o brilho alheio. Mas, na prática, é dele a liderança e o protagonismo de todo o processo. Criou um novo estilo que terá desdobramentos e efeitos. Pro presente e futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário