terça-feira, 30 de junho de 2015

Argentina na final

Messi dá show, Argentina atropela Paraguai e vai à final da Copa América

Vice-campeões do mundo enfiaram 6 a 1 no Paraguai e estão na final da Copa América.

Se a Argentina devia ao público uma atuação de gala, essa conta está paga. Com um show de Lionel Messi, que teve em Pastore e Di Maria seus coadjuvantes de luxo, os vice-campeões do mundo enfiaram 6 a 1 no Paraguai e estão na final da Copa América, a uma vitória do fim de um jejum de 22 anos sem títulos.
A vaga na final premia uma equipe que foi correta ao longo da competição, mas soube brilhar na hora certa. Depois de uma primeira fase quase burocrática e uma disputa sofrida contra a Colômbia, a Argentina brilhou com Messi de garçom e terá o Chile como rival na decisão do próximo sábado.
É mais uma chance de título para uma geração brilhante que nunca venceu. Apesar de contar com o talento de Messi, Di Maria, Mascherano e outros, a Argentina não é campeã de nada no futebol profissional desde a Copa América de 1993. Desde então, parou no Brasil em duas finais de Copa América (2004 e 2007) e em uma Copa das Confederações (2005). No ano passado, perdeu a Copa do Mundo na prorrogação para a Alemanha.
E agora, ao contrário do que aconteceu no Brasil em 2014, a Argentina avança com Messi inspirado. Nesta terça, o camisa 10 armou o jogo, abriu espaços, deu caneta e participou de quatro dos seis gols de seu time, marcados por Rojo, Pastore, Di Maria (duas vezes), Aguero e Higuain – Barrios descontou. Só faltou o gol. Mas quem se importa?
Fases do jogo:
Como fez contra o Brasil, o Paraguai começou marcando em cima, organizado e perigoso no contra-ataque. Como fez contra o Brasil, saiu atrás do marcador, desta vez em uma bola cruzada por Messi que Rojo mandou para as redes aos 15 minutos. Como fez contra o Brasil, desorganizou-se nos minutos seguintes.
Só que a Argentina não foi o Brasil. Quando teve a chance, ampliou a vantagem, com Pastore completando boa jogada de Messi aos 26 minutos. Levou um gol paraguaio, é verdade, quando Barrios aproveitou uma desatenção de Aguero e diminuiu.
O início do segundo tempo, no entanto, mostrou que a Argentina não repetiria o Brasil e nem ela mesma, quando sofreu o empate por 2 a 2 na primeira fase. Di Maria, aos 2 e aos 7 minutos, abriu uma vantagem que por pouco não virou uma goleada histórica. Dá para dizer, ao menos, que virou show, com um festival de dribles, calcanhares e jogo bonito de Messi e companhia.
Aguero, o ponto mais baixo do estrelado setor ofensivo, ainda ampliaria a goleada aos 36 minutos, completando de cabeça um cruzamento de Di Maria. Higuain, em mais uma jogada de Messi, fechou o caixão paraguaio aos 37 minutos.
Melhor: Messi. O camisa 10 participou de três dos quatro gols da Argentina e ainda serviu os companheiros em outras oportunidades. Foi decisivo sem marcar e aproximou a Argentina de um título que não vem há mais de 20 anos.
Pior: Miolo de zaga paraguaio. Se o time todo demonstrou gana, organização e disposição, pesou ao conjunto a falta de velocidade e qualidade de Paulo da Silva e Aguilar, que simplesmente não conseguiram acompanhar os ataques rápidos da Argentina.
Chave do jogo: Qualidade argentina. O Paraguai começou o jogo organizado, soube reagir na adversidade, mas não resistiu a uma noite inspirada dos rivais, muito superiores tecnicamente.
Toque dos técnicos: Ramon Diaz ordenou uma marcação na saída de bola da Argentina e ataques nas costas dos laterais rivais. Quase obteve êxito. Foi assim que levou perigo no início do jogo e foi assim que conseguiu reagir com o gol de Barrios. Não foi, porém, o suficiente para vencer o talento de Messi e companhia.
Detalhes:
Olho no juiz: Em uma Copa América recheada de polêmicas de arbitragem, Sandro Meira Ricci foi um dos personagens do jogo. Depois de uma atuação muito criticada no duelo entre Chile e Uruguai, o brasileiro poderia tirar Messi, Mascherano e Aguero da final com um amarelo, já que o trio estava pendurado. Todos escaparam ilesos, porém.
Alento: O palmeirense que estava assistindo ao jogo deve ter se animado. Lucas Barrios, reforço do clube após a Copa América, teve boa atuação saindo do banco. Marcou o gol mostrando repertório para bater com a perna esquerda e ainda levou perigo nas investidas ofensivas do Paraguai.
Em casa: A Argentina, aparentemente, gosta de jogar a Copa América no Chile. Esta é a sétima edição do torneio no país andino, e pela sétima vez o país de Maradona e Messi vai à final.
UOL Esporte

Sem perdão

Ronda não aceita desculpas de Bethe: "Nunca quis bater tanto em alguém"

Campeã do peso-galo feminino do UFC não acredita que desafiante brasileira não sabia da morte de seu pai quando fez comentário sobre suicídio em entrevista.

A campeã dos pesos-galos femininos do UFC, Ronda Rousey, não engoliu o pedido de desculpas da brasileira Bethe Correia pelos comentários sobre suicídio em maio passado. Nesta terça-feira (30), a lutadora americana foi um dos destaques do anúncio dos novos uniformes do Ultimate, em Nova York e, nos bastidores, afirmou que fará a lutadora paraibana, sua adversária no UFC Rio 7, no dia 1º de agosto, pagar pelas palavras.
- Não acredito nem um pouco. Acho que não tem como ela saber essas coisas mais obscuras da minha vida e não saber de um dos eventos mais importantes que já aconteceram na minha vida. Não sei se me sinto mais ofendida pelo que ela disse ou pela sua falsa desculpa para manter a dignidade, que não foi nem uma desculpa de verdade. Ela só se elogiou, se dizendo humilde e pedindo por perdão. Isso não é uma desculpa. Esta luta se tornou extremamente pessoal para mim e nunca quis tanto bater em alguém na minha vida. Com certeza não vou acabar com ela rapidamente, vou garantir que ela lembre cada segundo daquele dia - exclamou Rousey, em entrevista ao site "MMA Fighting".
Em maio, em entrevista ao Combate.com, Bethe Correia provocou o envolvimento de Ronda com drogas no passado, a chamou de "fraca" e disse que esperava que a adversária "não se suicidasse" com uma potencial derrota para ela no UFC Rio 7. O comentário gerou enorme mau estar e polêmica, principalmente pelo fato de o pai da americana ter cometido suicídio quando ela era criança. Após a repercussão negativa da declaração, a brasileira enviou um pedido de desculpas através das redes sociais, no qual dizia: "Não sabia do que aconteceu com seu pai. Sou humilde o suficiente para pedir desculpas. Família é uma coisa abençoada para mim. Te vejo no UFC 190".
Combate/Globo.com

Polêmica

Zico rebate Dunga e insinua que CBF seja 'balcão de negócios'

Galinho dispara contra lista da Seleção Brasileira para a Copa América, e diz que presença de ex-empresário Gilmar Rinaldi como coordenador de seleções é suspeita

A alfinetada de Dunga aos jogadores que estiveram nas Copas de 1978, 1982 e 1986, não passou batida por Zico. Em entrevista ao blog "Extracampo", da colunista Marluci Martins, publicada nesta segunda-feira do "Extra", o Galinho rebateu à designação de 'burros com azar" feita pelo treinador com uma aos padrões de convocação para a Seleção Brasileira:
- Não faço comparação, justamente porque cada época é uma época. Perdi Copas, mas com jogadores que mereciam estar na seleção brasileira. Para estar numa seleção, é preciso ter títulos, números significativos, prêmios individuais, nem que seja de melhor jogador do bairro. Hoje é muito fácil ir para a seleção. Qualquer um vai. O cara faz três bons jogos, se torna conhecido, é vendido a peso de ouro. Temos que estar atentos a isso.
Em seguida, o ex-jogador direcionou uma forte suspeita sobre a Seleção Brasileira e a conduta do coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi:
- Seleção não é um balcão de negócios. Mas temos lá um empresário do futebol (Gilmar) comandando... Ou ele já não é mais empresário? Quando saiu do Flamengo, ele levou os três melhores: Adriano, Juan e Reinaldo. Então, vamos ver se quando sair da seleção, ele vai voltar a ser empresário? - alfinetou Zico, referindo-se ao ex-goleiro Gilmar, que marcou época no Rubro-negro.
Aos olhos de Zico, a farpa de Dunga seria uma forma de desviar a atenção da eliminação da Copa América:
- Ficar falando de passado não dá. Tem que ver o que fazer para melhorar. Não adianta ficar atacando os outros. Se bem que não me sinto atacado porque sou vitorioso na minha carreira. Antes da Copa América, estavam falando que o Brasil ganhou não sei quantos amistosos. Amistoso não serve para nada. Tentaram recuperar a credibilidade em cima de números de amistosos, quando nos últimos seis jogos oficiais a seleção perdeu três, venceu dois e empatou um. Isso é que vale.
GILMAR RINALDI NEGA ACUSAÇÕES
Em entrevista à jornalista, o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, mostrou-se surpreso com as declarações de Zico:
- Não vou falar nada. Vou pensar um pouco. Não sei... Não entendi. Ele falou isso mesmo? Não consigo acreditar... No dia em que entrei na CBF, eu me descadastrei na Fifa. Claro que não volto mais (à atividade de empresário). Não sei o que dizer. Vou ler de novo a matéria - afirmou.
Zico não enxerga nenhum avanço na seleção brasileira após os 7 a 1 diante da Alemanha na Copa do Mundo.
- Continua a mesma coisa - encerrou. 
LanceNet

Impasse

Gugu exige domingo de volta para renovar contrato com a Record

Gugu exige domingo de volta para renovar contrato com a Record
Para renovar seu contrato e continuar na Record em 2016, Gugu Liberato está exigindo o domingo de volta. O apresentador quer retornar ao ar no ano que vem com um programa dominical porque nesse dia o faturamento com merchandising é maior. O Notícias da TV apurou que Gugu está praticamente pagando para se manter no ar durante a semana. Além disso, sua audiência está em queda. Em junho, perdeu a vice-liderança para o SBT. Seu atual contrato vence em setembro, quando seu programa sairá do ar e será substituído por A Fazenda.
A exigência de Gugu Liberato gerou um impasse com a direção da emissora. O problema é que o horário que ele deixou em 2013, quando rescindiu com a emissora, foi ocupado com sucesso por Rodrigo Faro. O vice-presidente artístico da Record, Marcelo Silva, já mandou avisar que para o horário de Faro ninguém mexe.
Além de estar com boa audiência, vencendo a maioria das disputas com Eliana, do SBT, Faro gera à emissora uma receita mensal de R$ 6 milhões somente com merchandising. Ele faz dez ações de merchandising aos domingos, enquanto Gugu tem só uma durante a semana.
Se quiser mesmo voltar aos domingos, Gugu terá que tentar puxar o tapete de outro apresentador, Geraldo Luís, que ocupa a faixa das 11h às 15h30. Seu trunfo é o temor da Record de perdê-lo para SBT e Band, que já manifestaram interesse em seu passe.
O contrato de Gugu com a Record é por temporada e em regime de sociedade. Como coprodutor do programa, Gugu divide despesas e receitas. O horário tardio, que não é favorável para donas de casa, e o conteúdo policial têm afastado anunciantes. Segundo uma alta fonte na emissora, o lucro do programa é muito pequeno.
No ar às terças, quartas e quintas, Gugu tem rendido boas audiências para a Record, principalmente entrevistando presos famosos. Mas seu ibope está em queda. Em abril, ele teve 9,6 pontos de média na Grande São Paulo, contra 7,5 do SBT. Em maio, caiu meio ponto (9,1), mas ainda se manteve um ponto à frente do SBT (8,1). Neste mês, até a última quinta (25), tinha 8,2, contra 8,3 do SBT.
Procurados, Gugu e Record não se pronunciaram até a conclusão deste texto.
noticiasdatv.uol

Queda de avião

Avião militar cai em área residencial na Indonésia e mata ao menos 49

avião
Pelo menos 49 pessoas morreram nesta terça-feira (30) depois que um avião de transporte, do tipo Hércules, do Exército da Indonésia, caiu em uma área residencial da cidade de Medan, na ilha de Sumatra, cerca de dois minutos após a decolagem, segundo a Reuters.
As equipes de emergência retiraram os corpos dos destroços do avião e da área de queda, onde o acidente provocou um incêndio, informou o chefe de polícia de Medan, Mardiaz Dwihananto.
Segundo o Exército local, o avião transportava 113 pessoas, incluindo 12 tripulantes.
O número de mortos também é incerto e ainda não é definitivo.
“Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava”, relatou à AFP Januar, morador da região.
O avião havia decolado às 12h08 (2h08 de Brasília) de uma base militar e caiu na cidade doisminutos depois, a apenas cinco quilômetros de distância da base, segundo o porta-voz do exército, Fuad Basya.
Uma hélice do avião militar indonésio C-130 é vista sobre o telhado de um prédio após queda do avião em Medan, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Uma hélice do avião militar indonésio C-130 é vista sobre o telhado de um prédio após queda do avião em Medan, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Ainda não se conhece o número de pessoas atingidas em solo.
A imprensa local informa que o Hércules caiu sobre um hotel e várias casas.
Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida.
A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.
Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.
G1

Janaina Santucci

Capa da Playboy fala que ficou mais de um ano sem sexo

Capa da Playboy
Janaina Santucci, a capa da “Playboy” de junho que ficou famosa como sósia de Aryane Steinkopf e namorou o ex dela, Well Jr., contou que ficou um ano sem sexo com ele. “Wellington dava desculpas para não ter relações sexuais”, contou ela.  “Mesmo eu tendo ficado um ano sem sexo não pensei em traí-lo. Traição não faz parte dos meus princípios. Pelo menos agora eu estou recuperando o tempo perdido junto com o Leo (Leonardo Mendes, namorado dela há três meses) não só no sexo, mas na felicidade”, disse.
Em entrevista recente, a DJ, contou também como mantém a boa forma: ‘’Eu treino todos os dias da semana, menos sábados e domingos. Faço acompanhamento com personal trainer e nutricionista. Minha alimentação é baseada em frango com batata doce, mas aos finais de semana como coisas fora da dieta. Gosto de comer chocolate e não abro mão de churrasco, massa e um vinhozinho.”
EGO

Crime passional

Adolescente é executada após trocar namorado por menina

Menina
Um adolescente de 18 anos é suspeito de executar sua ex-namorada, de 15 anos, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, no último domingo (28). O motivo do crime teria sido o fato de o jovem não aceitar o fim do relacionamento com a vítima, que estava namorando uma garota de 12 anos
Thaisa Giovana Passos Vieira estava com a namorada na porta de casa quando foi surpreendida pelo ex, Israel Ricardo Paixão dos Santos, que chegou atirando.
De acordo com a polícia, Thaisa e a namorada correram para dentro da casa, mas o suspeito conseguiu alcançá-la no quarto
Dentro do cômodo, o jovem deu mais três tiros contra Thaisa – que ainda pulou a janela e caiu no quintal da casa.
Santos e a vítima tiveram um relacionamento de cinco meses, até que a jovem terminou e iniciou o novo romance.
A mãe da namorada de Thaisa afirmou em entrevista à Rede Record, que não aprovava o namoro das duas.
R7

Seios censurados

Mulher de John Legend ousa e vê foto com seios à mostra ser excluída

das
Chrissy Teigen é super confortável em relação ao seu corpo. Prova disso é que a mulher de John Lengend compartilhou uma foto de um ensaio em que aparece topless e deixando pouco para a imaginação dos internautas.
Não demorou uma hora para que a imagem fosse deletada do Instagram, que tem a política de excluir fotos que possam parecer ofensiva ao seu público. No Twitter, a modelo comentou: “Os mamilos foram silenciados, mas vão voltar. Sim! Vão voltar”, prometeu.
G1

Turismo

João Pessoa está entre os destinos de férias mais procurados no país

lagoa
As férias de julho têm início nesta quarta-feira (1º) e os roteiros feitos pelos turistas já estão escolhidos. Três capitais do Nordeste lideram as preferências, entre elas João Pessoa. A procura pela Capital paraibana apresentou crescimento de 40% nas buscas, segundo levantamento do Skyscanner, líder em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros.
A capital paraibana fica atrás apenas do Recife (78%) e Natal (52%), mas à frente de destinos como Belo Horizonte (39%), Porto Alegre (37%), Fortaleza (25%), São Paulo (22%) e Salvador (18%). O levantamento analisou e comparou as buscas feitas no Skyscanner para viagens em julho de 2014 e 2015.
O crescimento no número de buscas pelo ‘Destino Paraíba’ reflete diretamente no movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa. A partir desta quarta-feira, o aeroporto começa a receber 25 voos extras no período de julho: 23 da Azul Linhas Inteligentes e dois da TAM Linhas Aéreas, vindos de Campinas (SP) e Brasília (DF), respectivamente.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, comemora o crescimento do número de turistas na Paraíba e enfatiza que o destino deve receber muito mais visitantes até o final do ano. A executiva participou de sábado até esta terça-feira (30) do 5º Workshop da Operadora Visual, uma das mais conceituadas do mercado brasileiro, em Itaparica, Bahia. Nesses quatro dias, ela apresentou os principais roteiros paraibanos e a infraestrutura da Capital para mais de 250 agentes de viagens de todo o Brasil.
Skyscanner – Recentemente no Brasil, o site ajuda, atualmente, 35 milhões de visitantes únicos por mês a encontrarem as melhores promoções por meio de uma tecnologia especialmente desenvolvida para web e smartphones. O Skyscanner possibilita buscas em mais de 30 idiomas e tem mais de 600 colaboradores de mais de 50 nacionalidades diferentes, a empresa possui nove escritórios globais.
Os aplicativos de voos, hotéis e aluguel de carros do Skyscanner estão disponíveis gratuitamente para download em iPhone, iPad e Android e já foram baixados mais de 35 milhões de vezes.
MaisPB

Estupradores presos

Polícia prende acusados de sequestro com estupro e morte

estupro de mulher
Dois jovens foram presos, nesta terça-feira (30), acusados de sequestrar duas mulheres e um bebê no bairro dos Bancários, em João Pessoa. As mulheres foram violentadas sexualmente e uma delas morreu após às vítimas serem atropeladas pelo próprio carro em Goiana (PE).
Um dos acusados foi preso em uma comunidade conhecida como Iraque, em Mangabeira, em João Pessoa; Já o segundo em Igarassu (PE).
Os acusados já estão na Central de Polícia em João Pessoa onde serão apresentados no final da tarde de hoje. Uma  equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba colheu material genético dos suspeitos para confrontar com o das vítimas.
O jovem preso em Mangabeira teria relatado todo o fato aos policiais. Os detentos na Central de  Polícia chegaram a se revoltar com a chegada dos acusados na Central de Polícia.
Na Paraíba, as investigações foram comandadas pelos delegados Walter Brandão e Roberta Neiva, designados em caráter especial pelo superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Marcos Paulo.
MaisPB

Arrependimento tardio

Acusado da Barbárie nos Bancários tenta se matar

Acusado de bárbarie contra mulheres nos Bancários tenta suicídio
Preso na Central de Polícia em João Pessoa, um acusado de participação no crime de roubo seguido de sequestro, estupro e morte no bairro dos Bancários, Zona Sul da Capital, cortou os pulsos na tarde desta terça-feira (30).
De acordo com a equipe do Samu que atendeu o homem, ele arrancou azulejos da parede para efetuar o corte. O preso foi atendido na carceragem e será apresentado a imprensa no final da tarde.
Consciente, o preso apresenta um comportamento apreensivo e passa bem.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba confirmou a prisão de dois homens envolvidos nos crimes de sequestro, estupro, homicídio e tentativa de homicídio, que tiveram como vítimas duas mulheres e um bebê de nove meses. A ação aconteceu em por meio de trabalho integrado entre as equipes da 2ª Delegacia Seccional e Delegacia de Crimes de Roubos e Furtos de João Pessoa.
MaisPB

Chocante

Polícia apresenta acusados da Bárbarie dos Bancários; relato choca delegada

Entrevista coletiva na Central de Polícia em João Pessoa
Entrevista coletiva na Central de Polícia em João Pessoa

A Polícia da Paraíba apresentou no final da tarde desta terça-feira (30) os dois acusados da Barbárie dos Bancários, durante entrevista coletiva na Central de Polícia, em João Pessoa. Ivan Pedro da Silva, 43 anos, autor do homicídio, e Leonardo José de Sousa, 22 anos, estão sendo responsabilizados pelo seqüestro de duas mulheres no bairro, na Capital, e morte de uma delas no município de Goiana (PE). Uma das mulheres estava com um bebê de nove meses no colo, durante a selvageria.
Agora há pouco, a delegada Roberta Neiva, que atuou no caso, contou detalhes do crime e do drama das vítimas.
Antes de morrer, Glória da Silva rogou ao principal acusado para não atropelar a amiga, que sobreviveu. O bandido não atendeu aos apelos e passou várias vezes por cima da vítima com o automóvel roubado.
“O relato da vítima assusta pela desproporcionalidade da ação”, admitiu a delegada Roberta Neiva.
O crime aconteceu na noite de sábado, dia 20 deste mês, e chocou a população paraibana. Moradores do bairro realizaram um ato público no último sábado à tarde pedindo mais segurança.
MaisPB

Golaço!

Neymar passa a noite com filha de Renato Gaúcho


Resultado de imagem para carol portaluppi SEM TARJA
FOTO INTERNET
Neymar está entre nós. Em sua temporada no Rio, o atacante fez o que mais gosta além de jogar bola: circular com belas mulheres. No último domingo, ele chegou ao hotel Windsor acompanhado da bela modelo Carol Portaluppi.
30_carol_portaluppi
Os dois entraram juntos por volta das 7h15 da manhã, no carro de Neymar, um KIA branco, placa AXX-XX04 (a coluna ocultou os primeiros números da placa por questões de segurança), de São José dos Pinhais. O carro entrou pelos fundos do hotel. Carol saiu do Windsor de táxi, sozinha, por volta das 14h.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Neymar saiu em seguida, em seu possante carrão, rumo à casa de Thiaguinho e Fernanda Souza, onde rolou uma festinha. Mais tarde, o jogador foi fotografado assistindo ao show da Anitta na boate 021 — sem a companhia da filha de Renato Gaúcho, diga-se de passagem. A coluna entrou em contato com Carol Portaluppi através do aplicativo WhatsApp, mas a modelo parou de responder quando explicamos o assunto… http://blogs.odia.ig.com.br

Prefeito morre no Cariri

Morre aos 63 anos, o prefeito de São João do Cariri - PB.



O prefeito de São João do Cariri, Valter Marcone Medeiros (PR),  morreu nesta segunda-feira (29) no Hospital do Câncer em Recife/PE.

Segundo informações ainda não confirmadas, Marcondes Medeiros, 63 anos, não resistiu ao tratamento contra o câncer, sofreu uma infecção generalizada e veio a óbito às 17h00 .

Valter Marcone Medeiros estava em seu terceiro mandato.

A Prefeitura do município ainda não divulgou nenhuma nota oficial sobre o falecimento do prefeito Valter Marcone Medeiros.
ClickPB

Curioso

Preso envia pedido de habeas corpus escrito em papel higiênico para o STJ


O Superior Tribunal de Justiça recebeu na última quinta-feira (25) um pedido de habeas corpus escrito à mão em um pedaço de papel higiênico.

A petição veio de um homem preso na penitenciária de Guarulhos I (SP) e chegou a Brasília por meio dos Correios. Esta é a segunda solicitação do tipo, redigida em papel higiênico, em dois meses.

De acordo com o STJ, o texto tem quase dois metros. O homem pede que seja concedida a progressão ao regime semiaberto, alegando ter cumprido metade da pena sem nenhum registro de falta disciplinar e dizendo que sofre constrangimento ilegal por já ter preenchido todos os requisitos para a concessão do benefício.

O detento foi condenado a quase 12 anos de prisão por furto e estelionato. O artigo 5º da Constituição Federal prevê que, como instrumento de defesa da liberdade de locomoção, o habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, em favor de si mesma ou de outra, não precisando de advogado nem exigindo forma específica.

Depois de digitalizado, o pedido será registrado e distribuído para um dos ministros que compõem as turmas especializadas do STJ em matéria penal. Já o pedaço de papel higiênico será levado para o acervo do museu do tribunal.

Outros casos
No dia 20 de abril, o STJ recebeu outro pedido de liberdade escrito em papel higiênico, também vindo de São Paulo. O chefe da Seção de Protocolo e Petições, Henderson Valluci, disse na ocasião estar surpreso. “Estou aqui há dez anos e é a primeira vez que vejo isso.”

Em maio de 2014, um detento do Ceará enviou uma petição de habeas corpus redigida em um pedaço de lençol.
G1

Nosso domingo foi assim

NO SÍTIO BAIXA GRANDE, ATENDENDO CONVITE DO EMPRESÁRIO MANÉ PATROA 

Foto de Kika Prudente.
Leda, Kika, Maria José, eu, Mané Patroa e Neta,  comendo carne de pato com pitú no Sítio Baixa Grande

A festa ainda não acabou

EM JURU, QUADRILHA JUNINA RENASCER ENCERRA FESTIVIDADES JUNINAS COM RENATO MARINHO

Foto de Angélica Marques.
Renato Marinho encerra festividades juninas, em Juru, no Arraiá da Renascer

Família Estevam

IRMÃOS REALIZAM SONHO DE ENCONTRO NO ANIVERSÁRIO DE NECO

Foto de Veronildo Estevam.
O aniversário era de Neco, mais a felicidade do encontro era pela saúde de Antônio Lulu

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Luz, câmera!

DAVI LUIZ: OLHA O MEU GATINHO AÍ COM A TITIA NETA!

Foto de Socorro Messias.
Ele é pequenininho mais já tem jeito de gente grande!

Coisas Nossas

BELA IMAGEM NORDESTINA: UM PÉ DE MANDACARU CARREGADO DE FRUTOS E UM PEQUENO PÁSSARO SE ALIMENTANDO

A beleza única e rara que só existe no sertão Nordestino. A natureza é bela, são coisas de Deus só ele pode nos dar tantas belezas. 
Blog do Casusa

Maluco Beleza


Raul Seixas
Se ainda estivesse vivo, o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989) estaria completando neste 28 de junho 70 anos de idade e entrando assim numa etapa da vida em que já se encontram – ou estão em vias de ingressar – vários contemporâneos seus, igualmente ídolos da música popular brasileira.
Como nos versos de um de seus primeiros sucessos, poderia continuar sendo “uma metamorfose ambulante”, sem ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”. Ou então, contradizendo o que pregava para si mesmo na letra de outra canção, Ouro de Tolo, estar sentado “no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”.
Morto prematuramente há quase 26 anos, Raul Seixas é um mito que permanece vivo e que a cada dia conquista novos fãs. É um ícone do rock brasileiro, que sucessivas gerações cultuam de forma espontânea, sem nenhuma estratégia de marketing neste sentido, como é comum nas últimas décadas com diversos ídolos do cenário pop mundial.
“Eu não tenho medo de morrer. Tenho medo de que me esqueçam”, disse Raul em uma das inúmeras fitas que deixou em seu famoso baú. Como acontece com muitos artistas, Raul Seixas tinha medo de ser esquecido e preocupado com a posteridade cultivava o curioso hábito de se autoentrevistar, gravando essas entrevistas em fitas de rolo ou cassete.
Hoje os escritos e depoimentos gravados do “maluco beleza” percorrem o Brasil na voz do ator Roberto Bontempo, que há 15 anos encena o espetáculo Raul fora da lei – a história de Raul Seixas. A peça é um musical diferente, em que não há o texto de um autor para contar a história do artista.
“Tudo o que eu falo na peça são escritos do próprio Raul. E acho que é por isso que o público se identifica demais com o espetáculo, o que explica a longevidade dele”, comenta Bontempo, que nos últimos dias 19 e 20 apresentou mais uma vez no Rio, no Teatro Rival, o musical, que tem direção de Luiz Arthur Nunes e José Joffily.
Fã de Raul desde jovem, o ator conta que a ideia de montar o espetáculo surgiu quando leu O Baú do Raul, livro que reúne os escritos dos diários do cantor. Organizado pela penúltima mulher de Raúl, Kika Seixas e pelo crítico musical Tárik de Souza, o livro foi lançado em 1992 e desde então já teve sucessivas edições.
“Resolvi fazer o espetáculo para botar o pensamento do Raul no palco. E aí entrei em contato com a família dele, com a filha, com a Kika Seixas, com a mãe do Raul, ainda viva na época. Fui me aproximando das pessoas que conviveram com o Raul. E a partir daí fiz o roteiro do espetáculo, juntamente com os diretores,” conta Bontempo.
Para o ator, Raul Seixas foi uma pessoa muito à frente de seu tempo e isso assegura a atualidade de seus escritos, de suas ideias – como a da Sociedade Alternativa – e de suas músicas. “É uma obra atemporal. O Raul falava do universo, do mundo, de uma forma muito ampla, abrangente, metafórica e isso acaba não envelhecendo. Pelo contrário, se torna eterno”, avalia.
Nascido em Salvador, no dia 28 de junho de 1945, Raul Seixas era um adolescente quando o rock surgiu no cenário musical dos anos 50 e chegou ao Brasil. Uma febre que contagiou jovens nordestinos em plena época em que o baião e seu criador, Luiz Gonzaga, predominavam nas rádios e nos bailes da região.
Fascinado pelo rock e pelo gestual de Elvis Presley, o adolescente Raul assistia a todas as sessões de um filme do cantor, Balada Sangrenta (1958), em cartaz na capital baiana naquela época. Em outro estado do Nordeste, um adolescente paraibano, dois anos mais novo que Raul, via o mesmo filme com idêntica fascinação.
Admirador de Raul, embora nunca tenha sido exatamente um fã dele, o cineasta Walter Carvalho – o adolescente paraibano que também curtia Elvis – veio a se tornar o diretor do documentário Raul, o início, o fim e o meio, filme biográfico sobre a obra do cantor e compositor, lançado em 2012. Convidado pela distribuidora Paramount, Carvalho, documentarista e diretor de fotografia consagrado, aceitou dirigir o filme.
“Eu não escolhi o Raul. O Raul me escolheu”, diz o cineasta, que para fazer o filme gravou mais de 250 horas de entrevistas e reuniu outras 200  imagens de arquivo. “Eu entrevistei 93 pessoas e coloquei 54 no filme. Na montagem, alternei entrevistas que falavam da vida privada de Raul com outras sobre a trajetória artística dele,” conta.
Assistido por 171 mil espectadores, algo difícil de alcançar no gênero, o filme é recordista de bilheteria entre os documentários nacionais. “O filme saiu de cartaz na chamada curva ascendente, quando estava sendo exibido em 1,4 mil salas do país. Saiu para dar lugar a filmes da própria Paramount, que estavam na fila para serem exibidos”, destaca o diretor.
Com 17 discos lançados em 26 anos de uma carreira iniciada em 1968, quando ele ainda integrava a banda Os Panteras, Raul Seixas é reconhecido pela crítica musical como um dos pais do rock brasileiro. Seu estilo musical, na verdade, tem muito de rock e outro tanto de baião, gêneros que ele conseguiu unir em músicas como Let Me Sing, Let Me Sing.
“Na verdade, ele é o cruzamento do Elvis Presley com o Luiz Gonzaga e o Jackson do Pandeiro”, opina Walter Carvalho, que deixou isso claro na abertura do documentário. “Não é à toa que eu decidi começar o filme com Easy Rider, um filme emblemático da contracultura, passando para o Elvis e caindo no sertão com o Luiz Gonzaga,” ressalta.

Toca Raul!

Ninguém sabe como começou, quem foi o primeiro. No meio de um show de rock, alguém gritou e isso virou um bordão, sempre repetido em shows pelo Brasil afora. De tão repetido, o Toca Raul! acabou virando em 2007 tema de uma música do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.
“Mal eu subo no palco
Um mala um maluco já grita de lá
-Toca Raul!
A vontade que me dá é de mandar
O cara tomar naquele lugar
Mas aí eu paro penso e reflito
como é poderoso esse Raulzito
Puxa vida esse cara é mesmo um mito”.
Desde 2011, o bordão dá nome a um bloco do carnaval de rua carioca, criado por um grupo de amigos para reverenciar Raul Seixas. A cada ano, o bloco Toca Rauuul! leva cerca de 20 mil pessoas ao seu desfile na Praça Tiradentes, com um repertório que atravessa todas as fases da trajetória do “maluco beleza”, em ritmos diversos.
Fenômeno de comunicação de massa, o culto a Raul tem outros rituais. Um deles é a passeata que todos os anos acontece no dia 20 de agosto – data da morte dele – em São Paulo, com os fãs saindo do Teatro Municipal em direção à Praça da Sé. “Ninguém organiza isto, é uma manifestação espontânea, as pessoas vão chegando e se juntando, já virou uma tradição”, diz Walter Carvalho, que registrou o fato em seu filme.
Em agosto do ano passado, por ocasião dos 25 anos da morte de Raul, uma exposição no Teatro Sesi, no centro do Rio, apresentou fotos inéditas do artista, datadas de 1973, ano em que ele lançou o álbum Krig-ha, bandolo! e alcançou notoriedade nacional. De autoria do falecido fotógrafo Cláudio Fortuna, as fotos mostravam o gestual marcante do cantor, no show de lançamento do álbum, em 16 de outubro daquele ano, no então Teatro Tereza Rachel, em Copacabana.
A exposição foi a execução de um sonho para sua curadora, Kika Seixas. Fortuna foi o responsável por levar naquele dia a então jovem ao show do artista do qual se tornaria fã e com quem viria a se casar anos depois.
“O show me impressionou muito. Assisti 11 vezes. Ainda naquele ano, fui morar fora do Brasil e voltei em 1977, para trabalhar na gravadora Warner, da qual Raul era contratado. Em 1979, dei uma carona pra ele e foi amor à primeira vista. A gente ficou junto durante cinco anos, até 1985, quando nos separamos”, conta Kika, guardião do Baú do Raul e a única das cinco mulheres do cantor a manter uma ligaçao direta com a obra do artista.
O depoimento de Paulo Coelho, parceiro de Raul Seixas entre 1973 e 1978, numa relação conflitante – “éramos amigos e inimigos íntimos”, disse o escritor numa entrevista em 2007 – é um dos momentos mais marcantes do filme de Walter Carvalho. O cineasta considera a mosca que apareceu de repente durante o depoimento o equivalente, para um documentarista, à sorte que um goleiro tem ao agarrar um pênalti.
“Foi difícil a entrevista. O Paulo, que mora em Genebra, na Suíça, tem muitos compromissos na agenda e já considerei um tento ele concordar em fazer a entrevista. No meio, aparece uma mosca [coisa rara em Genebra] e o Paulo diz: ‘É o Raul… Essa eu não vou matar’. Mas ele acaba matando a mosca, e isso para mim revela a relação de conflito entre os dois”.
O reencontro de Paulo Coelho com Raul Seixas se deu numa das últimas apresentações do roqueiro, quatro meses antes de sua morte, em um show no Canecão, no Rio de Janeiro. O escritor, que estava na plateia, subiu ao palco e cantou com Raul o refrão "Viva, viva, a Sociedade Alternativa".
No depoimento para o filme, Paulo Coelho diz que não há como explicar o mito em torno do cantor: “O Raul é uma lenda, e lenda não se explica”.
Para Walter Carvalho, se ainda vivesse Raul Seixas continuaria sendo a metamorfose ambulante, a mosca na sopa. “Eu comparo ele com outro baiano, Glauber Rocha, que se não tivesse morrido cedo também continuaria com o seu espírito provocador. Os dois faziam parte de um mesmo tipo: o artista da contestação que mesmo envelhecendo mantêm a irreverência em relação à questão política e à questão mercadológica”.
EBC

'Melou' outra vez


Zeca Camargo tenta se desculpar, mas se atrapalha e vira chacota na internet

Em um programa na televisão, Zeca Camargo quis se desculpar, mas acabou se atrapalhando. “Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração pelo ‘Cristiano Ronaldo’, que não está mais com a gente”
Reprodução/ Instagram
Zeca Camargo
Zeca Camargo
Zeca Camargo tentou se desculpar depois de ter feito críticas ao cantor Cristiano Araújo, mas cometeu uma gafe e continuou sendo atacado nas redes sociais, nesta segunda-feira (29). Em vez de falar Cristiano Araújo, ele disse Cristiano Ronaldo. No Instagram, ele 'se desculpou pelas desculpas'. Assista aqui.

Em um programa na televisão, Zeca Camargo quis se desculpar, mas acabou se atrapalhando. “Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração pelo ‘Cristiano Ronaldo’, que não está mais com a gente”.

Mais uma vez, ele foi alvo de piadas e ataques na internet, principalmente no Twitter, onde permaneceu por quase todo o dia como o assunto mais comentado.

Veja a declaração:


A mesma gafe foi cometida pela apresentadora Fátima Bernardes, um dia depois da morte do cantor sertanejo. Enquanto se despedia do programa matinal que tem na televisão, ela disse trocou o nome do cantor e o chamou de Cristiano Ronaldo.

Calado estaria melhor

Zeca Camargo critica comoção pela morte de Cristiano Araújo e irrita famosos

Músicos e amigos de Cristiano Araújo postaram fotos "tapando os ouvidos" para a opinião do global

Zeca Camargo
Zeca Camargo

Uma declaração de Zeca Camargo tem deixado cantores brasileiros bastante chateados. Em crônica que foi ao ar no Jornal das Dez (Globo News) deste domingo (28), o jornalista criticou a comoção pela morte do sertanejo Cristiano Araújo.
"Como fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?", questionou o jornalista, ao comparar a morte do músico com a perda de Cazuza, Kurt Cobain, princesa Diana e Mamonas Assassinas.
Nas redes sociais, fãs e amigos de Cristiano Araújo detonaram o comentário de Zeca Camargo. Um internauta chegou a questionar quem era o jornalista. “Gente, foi-se o tempo que o Zeca Camargo falava coisa que preste, fala sério meu”, criticou outra. Músicos e amigos de Cristiano Araújo, por sua vez, postaram fotos "tapando os ouvidos" para a opinião do global. 
Sertanejos
Foto: Sertanejos "taparam os ouvidos" para críticas de Zeca Camargo

Créditos: Reprodução

Não aprendeu a lição

Aula de direção para namorada termina com parede de casa destruída em João Pessoa

Acidente assustou moradores da rua, mas trouxe somente prejuízos materiais, uma vez que o casal terá que ressarcir o proprietário da residência

Por RedaçãoReprodução/Instagram/Emerson Machado
Carro invadiu a casa em Jaguaribe
Carro invadiu a casa em Jaguaribe


Uma aula de direção dada por um rapaz à namorada dele acabou com a parede de uma residência destruída no bairro de Jaguaribe, na Zona Oeste de João Pessoa, na tarde desta segunda-feira (29).

Apesar do susto, o acidente não registrou vítimas. Os danos foram apenas materiais, já que o dono do veículo que terá que ressarcir o proprietário da casa.

Após o acidente, o casal, que não quis ser identificado, resolveu acatar a sugestão dada por amigos e a moça deve procurar uma autoescola para conseguir obter a tão sonhada carteira de habilitação do Detran.

Dica de saúde

Caju e castanha de caju são aliados dos diabéticos e do coração

Pseudofruto também melhora o trânsito intestinal, a imunidade e é bom para o cérebro.

O caju é fonte de energia, carboidrato, fonte de energia para o corpo, proteínas, importante para a formação dos músculos, e gorduras. As fibras alimentares, que contribuem para o trânsito intestinal, vitaminas do complexo B, aliadas do sistema neurológico, vitamina C, que melhora a imunidade e vitamina K, importante para a coagulação sanguínea.
O caju ainda possui cálcio, bom para os ossos e dentes, zinco, essencial para diabéticos e para a imunidade, manganês e magnésio, que ajudam na formação de tecido e células e também reduzem a pressão arterial.
Ferro, que ajuda na prevenção da anemia, fósforo, essencial para os ossos, cobre, importante para a respiração, potássio, necessário para a contração muscular, e inúmeros outros nutrientes e substâncias químicas também estão presentes no pseudofruto ou na castanha.
O caju é indicado no tratamento de anemia, previne problemas de visão como a catarata, ajuda no fortalecimento dos ossos, na prevenção de células cancerígenas e fortalece os ossos. A presença de compostos fenólicos ajuda a prevenir doenças do coração e devido às fibras, o pseudofruto contribui para o trânsito intestinal, diminuindo a prisão de ventre.
O caju ajuda a prevenir o câncer de pulmão, mama, próstata e de boca, pois é rico em licopeno e beta caroteno, que constituem uma excelente fonte de flavonoides, que por sua vez são um dos melhores combatentes do câncer. Ele contém um flavonoide chamado proantocianidinas, que inibe o desenvolvimento do tumor e previne o crescimento de células cancerosas.
Já a castanha do caju possui gorduras monoinsaturadas na forma de ácido oleico, que reduzem o nível elevado de triglicérides, diminuindo a pressão sanguínea e melhorando a circulação. Também é uma fonte de ômega-3, ácidos graxos, que é conhecido por combater problemas cardíacos e impedir arritmia cardíaca.
Para os diabéticos, é importante saber que o caju possui baixa quantidade de açúcares, não aumentando a quantidade de açúcar no sangue rapidamente e também ajuda no combate de diabetes tipo 2.
Outros benefícios são: o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção contra cálculos biliares, prevenção contra radicais livres ajudando no rejuvenescimento da pele, aumento da flexibilidade de músculos e articulações, e também melhoram a cicatrização de ferimentos.
É recomendado que seja consumida de 3-5 castanhas por dia, por ter um valor calórico elevado. Do caju, uma unidade é o suficiente por dia. A melhor maneira de consumir o caju é em sucos, ou o próprio pseudofruto. Também pode ser consumido em doces, compotas, geleias e até tortas salgadas.

Minha Vida

'Descoroada'

Após coroação, Miss Mundo Brasil 2015 perde título por ser casada

Após coroação, Miss Mundo Brasil 2015 perde título por ser casada
Um dia após ser coroada Miss Mundo Brasil 2015, a representante de Sergipe, Ana Luísa Castro, foi obrigada a renunciar o posto. A modelo, de 23 anos, perdeu a coroa por não se encaixar em um regulamento interno do concurso, que só permite que candidatas solteiras participem da competição. Ana Luisa é casada com o modelo e ator belga Tanguy Backer, e afirmou, por meio de um comunicado oficial, que a coordenação do concurso estava ciente disso. “Anteriormente à minha candidatura ao concurso Miss Mundo Brasil, informei ao coordenador estadual, Fabiano Araújo, sobre a união com Tanguy De Backer, celebrada na Bélgica. Com a orientação e informação dada pelo coordenador estadual, de que a organização do concurso nacional estava ciente e de acordo com a minha candidatura, segui em frente com toda a minha dedicação e esperança como representante de Sergipe no Miss Mundo Brasil.

Infelizmente, não era o caso. Só após a coroação isso me foi revelado”, defendeu-se a modelo, no texto publicado em sua página no Facebook.

Na rede social, Ana Luísa explicou que a homologação do casamento ainda está em processo, tanto no Brasil quanto na Bélgica, e isso poderia causar problemas para ela e para o concurso.

A modelo se viu sem alternativas, senão devolver a coroa e a faixa. “Por isso, por meio dessa nota, entrego a coroa e o título à vice Miss Mundo Brasil. Tomo essa decisão com grande tristeza no coração. E asseguro que em nenhum momento agi de má fé. Espero manter o contato e amizade com os organizadores do Miss Mundo Brasil e desejo que a segunda colocada possa assumir e honrar este título com a mesma intensidade que o fiz nesse curto período de tempo”.

A versão de Ana Luísa, de que os organizadores do concurso estavam cientes do seu estado civil, foi negada por Henrique Fontes, organizador do concurso. "Não tínhamos conhecimento de nada. Não fomos informados de forma alguma que ela era casada. Foi um choque quando descobrimos. Ficamos sabemos dos rumores e fomos averiguar. Me faltou chão na hora que descobrimos. Se a gente soubesse, ela não teria participado", disse.

Já o coordenador estadual de Sergipe do Miss Mundo Brasil, Fabiano Araújo, confirmou por meio do Facebook que Ana Luísa havia informado sobre sua união. Ele explicou que acreditava que a modelo poderia cancelar seu casamento "caso vencesse". Fabiano afirmou ainda que sempre agiu com lisura e que isenta a organização nacional do concurso do problema. "Existiu um erro que deveria ter sido corrigido logo, mas não aconteceu", postou.
Extra

Em Patos

TV volta do conserto ‘recheada’ com celulares em presídio da Paraíba

tv com celulares
Uma cena, no mínimo curiosa, foi flagrada nesse domingo por agentes penitenciários do presídio Romero Nóbrega, na cidade de Patos, no Sertão Paraibano. É que, após uma averiguação de rotina, foi detectado que um aparelho de televisão, que voltava do conserto, estava ‘recheado’ com 23 aparelhos celulares, baterias e carregadores.
De acordo com informações, o aparelho de televisão teria sido levado com autorização da direção do presídio para o conserto. O televisor pertencia a Laércio do Nascimento Bezerra, que assumiu a autoria do plano para entrar com os telefones na unidade prisional.
A direção do presídio informou que o aparelho foi deixado por uma mulher, que é cunhada de um dos presos.
O preso que receberia os aparelhos permanecerá na cela do isolamento por dez dias e a mulher ficará impedida de realizar visitas no presídio por um ano. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o caso.
Todo material apreendido deverá ser incinerado.
MaisPB

CORRUPÇÃO

FOLHA: Vital do Rêgo teria recebido propina para ‘enterrar’ CPI da Petrobras


vital-comissaoA divulgação da delação premiada do dono da construtora UTC trouxe a tona o nome de novos políticos envolvidos com esquema de propina na Petrobras. Um deles é o ex senador e ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho. Conforme notícia publicada na Folha de São Paulo, hoje, Vital teria participado de esquema enquanto esteve à frente da CPI da estatal no Senado.

Através do vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, o senador Gim Argello (PTB-DF), Vital teria recebido recursos para encerrar as investigações.

Confira matéria da Folha de São Paulo:

Delator afirma que doação acertada com senador enterrou CPI

O dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, disse em sua delação premiada, de acordo com reportagem da revista “Veja”, que negociou o pagamento de R$ 5 milhões ao então senador Gim Argello (PTB-DF) para enterrar a CPI mista da Petrobras no ano passado.

Argello foi vice-presidente da CPI e, segundo o relato da revista, foi o porta-voz da negociação porque exercia influência sobre o presidente da CPI, então senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator, deputado Marco Maia (PT-RS). De acordo com a revista, os recursos foram distribuídos entre eles por meio de doações oficiais.

Essa CPI terminou com poucos resultados, sem ter convocado empreiteiros nem pedido o indiciamento deles.

Gim Argello não retornou aos contatos da reportagem na manhã deste sábado (27/06). Na noite de sexta (26/06), ele havia afirmado que as doações recebidas da UTC foram legais. Vital do Rêgo e Marco Maia também não foram localizados.

Até o momento, nenhum deles havia sido alvo de investigação na Operação Lava Jato.

O ex-diretor Paulo Roberto Costa, também delator da Lava Jato, já havia dito que cuidou do pagamento de propina ao falecido senador Sérgio Guerra (PSDB-CE) para enterrar uma CPI sobre a Petrobras.

Outro senador denunciado por Pessoa em sua delação foi o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL). Segundo a “Veja”, Collor usou sua influência na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, para pedir propina ao dono da UTC.

Por meio da influência sobre um diretor indicado por Collor, José Zonis, o ex-presidente ofereceu contratos à UTC em troca de propina. Pessoa relatou ter pago R$ 20 milhões ao senador, por intermédio do seu ex-ministro Pedro Paulo Leoni Ramos. Eles já são investigados em inquérito no Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato. A assessoria de Collor não atendeu aos contatos da reportagem.

PRESSÃO AO PT
Em sua delação, Pessoa citou doações provenientes de propina à campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014 e implicou o envolvimento do atual ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, segundo a “Veja”.

No caso de Mercadante, o relato da delação de Pessoa diz que ele fez repasses ilegais à campanha do petista ao governo de São Paulo em 2010. De acordo com a prestação de contas apresentada pelo PT à Justiça Eleitoral em 2010, a UTC doou R$ 250 mil para a campanha de Mercadante.

Por meio de sua assessoria, Mercadante afirmou que todas as contribuições para sua campanha em 2010 foram feitas de acordo com a legislação eleitoral e estão registradas na prestação de contas entregue ao TSE. 
Fonte: Folha de São Paulo