quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Custódia foi palco de disputa entre juruenses

JURUENSES PARTICIPAM DE DISPUTA DE PAINTBALL EM CUSTÓDIA, SERTÃO DE PERNAMBUCO
Foto de Fillipe Sousa.
Apesar da ideia de se trazer o paintbaal  para o Brasil ter surgido no final de 1987, confesso que jamais eu tinha ouvido falar nesse jogo que surgiu e cresceu nos Estados Unidos. Tal modalidade esportiva de combate (do inglês: paint + pintar + ball = bola) é praticada individualmente ou em equipes, usando um marcador de ar comprimido que atira bolas com tinta colorida. 
O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal e cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil a origem do tiro. A partir daí podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate. Assim como jogos de FPS é uma brincadeira também.
O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos, e, por suas características, permite que não apenas homens joguem, mas também mulheres com qualquer idade. Os jogadores podem estar com qualquer condicionamento físico mas, óbvio, isso vai influenciar significativamente na experiência de jogo. O esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes.
A minha curiosidade para pesquisar sobre o paintbaal somente surgiu após receber mensagem e fotos enviadas pelo veterinário Vinícius Pessoa solicitando a publicação em Juru em Destaque de uma disputa realizada no mês passado, na cidade de Custódia - PE, pelos seguintes competidores juruenses:
Vinícius, Harley, Helinho, Estefânio, Silas, Lucas, Newmar, Adriano, Matias, Mateus, Filipe e o médico cubano Lázaro Garcia.
Segundo Vinícius Pessoa, em breve essa modalidade esportiva será praticada também aqui em Juru, logo que seja aprontado o local adequado para a realização de competições.
Eis, abaixo, fotos das equipes vencedora e perdedora no combate realizado em Custódia - PE.
Foto de Vinicius Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário